Dépôt DSpace/Manakin

Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O ensino de história nas instituições públicas sofre com alterações e inconstâncias nos moldes educacionais acarretando críticas enquanto ao aprendizado dos alunos. Em muitos casos os professores estão adentrando o espaço escolar de forma despreparada, e na graduação não perpassam por experiências que vão enfrentar no cotidiano de regência. O trabalho pretende analisar as experiências que o programa Residência Pedagógica gera na formação acadêmica dos futuros docentes e a sua experiência em regência escolar. Pretendemos analisar qual a colaboração que o programa proporciona para os futuros docentes e para o aprendizado dos alunos. O artigo busca refletir sobre o programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação dos futuros professores e quais experiências os residentes serão capazes de absorver e utilizar quando adentrarem oficialmente no ambiente escolar. Adotamos como fonte de pesquisa em artigos científicos, teóricos e as experiências já vivenciadas por alunos de graduação em História que atuam na EMEF Judith Barbosa de Paula Rêgo em Queimadas-PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467
dc.date.accessioned 2025-02-18T18:26:43Z
dc.date.available 2025-02-18
dc.date.available 2025-02-18T18:26:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Projeto Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Programa de Iniciação à Docência pt_BR
dc.subject Regência escolar pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Professores de História - formação pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Project pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Teaching Initiation Program pt_BR
dc.subject School Management pt_BR
dc.subject Teacher Training - History pt_BR
dc.subject History Teachers - Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do.
dc.creator OLIVEIRA, Jair Barbosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching initiation program: what experiences can the pedagogical residency project promote for future teachers in school management? pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do; OLIVEIRA, Jair Barbosa de. Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte