DSpace/Manakin Repository

Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo (PIBIC/UEPB) com o projeto intitulado “Memórias escolares nas narrativas de docentes negras: práticas educativas na história da educação paraibana” como o contexto escolar vivenciado por docentes negras contribuiu para atos de preconceito, discriminação racial e de gênero e a interferência destas nas práticas educativas dessas mulheres. Buscamos no campo de estudo da História cultural, perceber como as práticas educativas vivenciadas por elas no cotidiano escolar, foi consubstanciado, o lugar da pessoa negra frente as questões supramencionadas. Nossa abordagem metodológica na perspectiva da história oral, tendo como aporte as narrativas das informantes sobre as vivências escolares. Os referenciais teóricos a balizar nossos estudos foram focalizados a partir de Borges (2015) discutindo a inclusão da História e da cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica e superior, com Gomes (1996) trabalhando com educação, raça e gênero e Pinto (2010) com seus estudos sobre feminismo, história e poder. Tomamos ainda a concepção de Julia (2001) para refletir sobre a cultura escolar e a percepção desta nas falas das professoras. A partir da pesquisa realizada podemos compreender, como o percurso educativos das docentes negras muito influenciou em suas perspectivas, representações e ações em relação a seu pertencimento étnico e também as maneiras como passaram a desenvolver práticas educativas que pudessem versar sobre as questões de suas sensibilidades, emoções, subjetividades frente à docência e as história de vida em tempo de escola, os conhecimentos e a incorporação desses comportamentos, desvendam as sensibilidades das práticas educativas no cotidiano de docentes negras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469
dc.date.accessioned 2025-02-18T18:32:10Z
dc.date.available 2025-02-18
dc.date.available 2025-02-18T18:32:10Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Memórias escolares pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject História da Educação Paraibana pt_BR
dc.subject Docentes negras pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject School memories pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject History of Education in Paraíba pt_BR
dc.subject Black teachers pt_BR
dc.subject School culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Letícia Costa.
dc.creator ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sensitivities immersed in school memories: educational practices in the history of education in Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Maria Letícia Costa; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 06: História, sensibilidades e práticas educativas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta