dc.description.resumo |
(PIBIC/UEPB) com o projeto intitulado “Memórias escolares nas narrativas de docentes
negras: práticas educativas na história da educação paraibana” como o contexto escolar
vivenciado por docentes negras contribuiu para atos de preconceito, discriminação racial e de gênero e a interferência destas nas práticas educativas dessas mulheres. Buscamos
no campo de estudo da História cultural, perceber como as práticas educativas
vivenciadas por elas no cotidiano escolar, foi consubstanciado, o lugar da pessoa negra
frente as questões supramencionadas. Nossa abordagem metodológica na perspectiva da
história oral, tendo como aporte as narrativas das informantes sobre as vivências
escolares. Os referenciais teóricos a balizar nossos estudos foram focalizados a partir de
Borges (2015) discutindo a inclusão da História e da cultura afro-brasileira nos currículos
da educação básica e superior, com Gomes (1996) trabalhando com educação, raça e
gênero e Pinto (2010) com seus estudos sobre feminismo, história e poder. Tomamos
ainda a concepção de Julia (2001) para refletir sobre a cultura escolar e a percepção desta
nas falas das professoras. A partir da pesquisa realizada podemos compreender, como o
percurso educativos das docentes negras muito influenciou em suas perspectivas,
representações e ações em relação a seu pertencimento étnico e também as maneiras como
passaram a desenvolver práticas educativas que pudessem versar sobre as questões de
suas sensibilidades, emoções, subjetividades frente à docência e as história de vida em
tempo de escola, os conhecimentos e a incorporação desses comportamentos, desvendam
as sensibilidades das práticas educativas no cotidiano de docentes negras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
11 |
pt_BR |
dc.title |
Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-18T18:32:10Z |
|
dc.date.available |
2025-02-18 |
|
dc.date.available |
2025-02-18T18:32:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Paraibana |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes negras |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School memories |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
History of Education in Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Black teachers |
pt_BR |
dc.subject |
School culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Letícia Costa. |
|
dc.creator |
ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sensitivities immersed in school memories: educational practices in the history of education in Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Letícia Costa; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 06: História, sensibilidades e práticas educativas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469 |
pt_BR |