Repositorio Dspace/Manakin

Saberes docentes e seus desafios em sala: algumas reflexões acerca da formação de professores.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo construir uma analise sobre a importância da vivencia em sala de aula para formação e as práticas e os saberes dos professores dos cursos de licenciatura, especialmente daqueles que assumem disciplinas e atividades destinadas à formação pedagógica proposta por programas como de Residência pedagógica. Diante das transformações que ocorrem em nossa sociedade e consequentemente na Educação, o professor tem o seu papel resignificado. Deste modo, percebemos que a atuação no meio educacional é ampla e complexa mediante a pluralidade cultural e a diversidade. Evidenciando a existência de uma lacuna muito grande entre a proposta dos cursos de formação inicial e a prática pedagógica do professor muitos docentes se sentem despreparados ao se depara com desafios que a profissão impõe, exibindo a relevância da participação programas que resultem em melhoria na qualidade de profissionais. Em síntese, que trabalhe em conjunto com a unidade teoria prática, articulando de forma adequada formação inicial e continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 11 pt_BR
dc.title Saberes docentes e seus desafios em sala: algumas reflexões acerca da formação de professores. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40471
dc.date.accessioned 2025-02-18T18:37:32Z
dc.date.available 2025-02-18
dc.date.available 2025-02-18T18:37:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Desafios - formação docente pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical residency pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Challenges - teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAROLINO, Joyce Kelly Lima.
dc.creator AGUIAR, Joabe Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching knowledge and its challenges in the classroom: some reflections on teacher training. pt_BR
dc.identifier.citation CAROLINO, Joyce Kelly Lima; AGUIAR, Joabe Barbosa. Saberes docentes e seus desafios em sala: algumas reflexões acerca da formação de professores. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40471 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta