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Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História.

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dc.creator.ID VIANA, J. V. N pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/341204559583770 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID LÔBO, Isamarc Gonçalves pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Suzyanne Valeska Maciel de.
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo, incentivar a integração do uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história, no ensino fundamental II. Implementando o uso de contribuições teóricas e práticas para o aprimoramento de novas possibilidades pedagógicas. Partindo do pressuposto de que os métodos de ensino de história tradicionais geram desinteresse pela disciplina, busca-se explorar o papel e a contribuição dos jogos como recursos educativos na implementação do ensino. A utilização da franquia de jogos eletrônicos Assassin´s Creed como aporte metodológico no uso das intervenções pedagógicas sob a perspectiva do lúdico no ensino de história. Com o intuito de promover uma cultura coletiva entre estudantes e professores, despertando a curiosidade, autonomia e criatividade, contribuindo para a formação significativa do aluno no ambiente escolar. Portanto, este projeto visa o resgate sobre a importância do lúdico no ensino de história, como elemento cultural, fundamental para o desenvolvimento intelectual e formador de saberes históricos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-19
dc.description.abstract The present study aims to promote the integration of active methods into the teaching-learning process in the subject of history in elementary school II. We implement the use of theoretical and practical contributions to improve new pedagogical possibilities. Starting from the assumption that the traditional methods of teaching history generate a lack of interest in the subject, we seek to explore the role and contribution of games as pedagogical resources in the implementation of the lesson. The use of the electronic game series Assassin's Creed as a methodological contribution to the use of pedagogical interventions from a playful perspective in history lessons. The promotion of a collective culture between students and teachers that stimulates curiosity, autonomy and creativity and contributes to the meaningful development of students in the school environment. Therefore, this project aims to highlight the importance of play in history lessons as a cultural element that is fundamental to teaching fundamental for intellectual development and shapes historical knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40496
dc.date.accessioned 2025-02-19T12:28:42Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T12:28:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História – ensino fundamental pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Assassin’s Creed pt_BR
dc.subject History – elementary education pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Electronic games pt_BR
dc.subject Video Game e ensino de História
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIANA, José Vinicius do Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assassin’s Creed and the teaching of History in Elementary Education II: intervention and analysis project in the use of the video game as a learning tool in teaching History. pt_BR
dc.identifier.citation VIANA, José Vinicius do Nascimento. Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024 pt_BR


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