dc.creator.ID |
VIANA, J. V. N |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/341204559583770 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LÔBO, Isamarc Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Suzyanne Valeska Maciel de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo, incentivar a integração do uso de
metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de história,
no ensino fundamental II. Implementando o uso de contribuições teóricas e práticas
para o aprimoramento de novas possibilidades pedagógicas. Partindo do
pressuposto de que os métodos de ensino de história tradicionais geram
desinteresse pela disciplina, busca-se explorar o papel e a contribuição dos jogos
como recursos educativos na implementação do ensino. A utilização da franquia de
jogos eletrônicos Assassin´s Creed como aporte metodológico no uso das
intervenções pedagógicas sob a perspectiva do lúdico no ensino de história. Com o
intuito de promover uma cultura coletiva entre estudantes e professores,
despertando a curiosidade, autonomia e criatividade, contribuindo para a formação
significativa do aluno no ambiente escolar. Portanto, este projeto visa o resgate
sobre a importância do lúdico no ensino de história, como elemento cultural,
fundamental para o desenvolvimento intelectual e formador de saberes históricos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-19 |
|
dc.description.abstract |
The present study aims to promote the integration of active methods into the
teaching-learning process in the subject of history in elementary school II. We
implement the use of theoretical and practical contributions to improve new
pedagogical possibilities. Starting from the assumption that the traditional methods of
teaching history generate a lack of interest in the subject, we seek to explore the role
and contribution of games as pedagogical resources in the implementation of the
lesson. The use of the electronic game series Assassin's Creed as a methodological
contribution to the use of pedagogical interventions from a playful perspective in
history lessons. The promotion of a collective culture between students and teachers
that stimulates curiosity, autonomy and creativity and contributes to the meaningful
development of students in the school environment. Therefore, this project aims to
highlight the importance of play in history lessons as a cultural element that is
fundamental to teaching fundamental for intellectual development and shapes
historical knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40496 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T12:28:42Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T12:28:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História – ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Assassin’s Creed |
pt_BR |
dc.subject |
History – elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Active methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic games |
pt_BR |
dc.subject |
Video Game e ensino de História |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIANA, José Vinicius do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assassin’s Creed and the teaching of History in Elementary Education II: intervention and analysis project in the use of the video game as a learning tool in teaching History. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIANA, José Vinicius do Nascimento. Assassin’s Creed e o ensino de História na Educação Fundamental II: projeto de intervenção e análise no uso do vídeo Game como de aprendizagem no ensino de História. 2024. 54f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024 |
pt_BR |