DSpace/Manakin Repository

O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, K. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7923257417683178 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS, Ana Lunara da Silva.
dc.contributor.advisor1ID MORAIS, A. L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6721344993907020 pt_BR
dc.contributor.referee1 BELTRAME, Matheus Maria.
dc.contributor.referee2 BASTOS, Raquel Leão de.
dc.description.resumo Este trabalho busca analisar o pacto do governo do Estado da Paraíba com o Terceiro Setor, organizações empresariais da sociedade civil, para a formulação do Programa de Educação Integral para o Ensino Médio em um contexto de reforma gerencial, entre (2015-2021). A pesquisa, ao demonstrar a mobilização do Terceiro Setor no âmbito da educação desta Unidade Federativa do Brasil, se debruça sobre as atuações de duas instituições: o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG), representantes do chamado Terceiro Setor, atuantes na criação do Programa de Educação Integral (2018). A investigação priorizou a análise do material produzido pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE-PB), do ICE e do ISG, disponível em seus sites oficiais. A monografia conclui que o modelo pedagógico de Escola Cidadã Integral (ECI) e Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT), orienta a maioria dos projetos de ampliação da jornada escolar a partir da década de 1990 e resultou de uma intensa atividade produzida por uma organização do capital financeiro, por meio das parcerias públicas e privadas, responsáveis por difundir uma concepção voltada para uma gestão empresarial na educação que direciona uma formação para o mercado de trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). pt_BR
dc.date.issued 2024-11-19
dc.description.abstract This work seeks to analyze the pact between the government of the State of Paraíba and the Third Sector, civil society business organizations, for the formulation of the Comprehensive Education Program for High School in Paraíba in a context of management reform, between (2015-2021). The research, by demonstrating the mobilization of the Third Sector within the scope of education in Paraíba, focuses on the actions of two institutions: the Institute of Co-responsibility for Education (ICE) and the Sonho Grande Institute (ISG), representatives of the so-called Third Sector, active in the creation of the Integral Education Program (2018). The investigation prioritized the analysis of material produced by the Department of Education of the State of Paraíba (SEE-PB), ICE and ISG, available on their official websites. The monograph concludes that the pedagogical model of Escola Cidadã Integral (ECI) and Escola Cidadã Integral e Técnica (ECIT), guides the majority of projects to expand the school day in Paraíba from the 1990´s onwards and resulted from an intense activity produced by an organization with ties to financial capital, through public and private partnerships, responsible for disseminating a concept focused on business management in education that directs training to the job market. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40503
dc.date.accessioned 2025-02-19T13:10:00Z
dc.date.available 2024-02-19
dc.date.available 2025-02-19T13:10:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino integral - Paraíba pt_BR
dc.subject Escola cidadã - parceria pública - privada pt_BR
dc.subject Instituto de Corresponsabilidade pela Educação pt_BR
dc.subject Educação -Paraíba- Brasil pt_BR
dc.subject Ensino médio - Programa de Educação Integral - Paraíba - Brasil pt_BR
dc.subject Full-time education - Paraíba pt_BR
dc.subject Citizen school - public - private partnership pt_BR
dc.subject Institute of Co-responsibility for Education pt_BR
dc.subject Education -Paraíba- Brazil pt_BR
dc.subject High school - Comprehensive Education Program - Paraíba - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Kaliene Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The education pact with the third sector: the creation of Integral Citizen Schools in the State of Paraíba based on public-proven partnerships with the Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) and the Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Kaliene Batista. O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). 2024. 73f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta