dc.creator.ID |
FERREIRA, K. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7923257417683178 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MORAIS, Ana Lunara da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MORAIS, A. L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6721344993907020 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BELTRAME, Matheus Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
BASTOS, Raquel Leão de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho busca analisar o pacto do governo do Estado da Paraíba com o Terceiro
Setor, organizações empresariais da sociedade civil, para a formulação do Programa
de Educação Integral para o Ensino Médio em um contexto de reforma gerencial,
entre (2015-2021). A pesquisa, ao demonstrar a mobilização do Terceiro Setor no
âmbito da educação desta Unidade Federativa do Brasil, se debruça sobre as
atuações de duas instituições: o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)
e o Instituto Sonho Grande (ISG), representantes do chamado Terceiro Setor,
atuantes na criação do Programa de Educação Integral (2018). A investigação
priorizou a análise do material produzido pela Secretaria de Educação do Estado da
Paraíba (SEE-PB), do ICE e do ISG, disponível em seus sites oficiais. A monografia
conclui que o modelo pedagógico de Escola Cidadã Integral (ECI) e Escola Cidadã
Integral e Técnica (ECIT), orienta a maioria dos projetos de ampliação da jornada
escolar a partir da década de 1990 e resultou de uma intensa atividade produzida por
uma organização do capital financeiro, por meio das parcerias públicas e privadas,
responsáveis por difundir uma concepção voltada para uma gestão empresarial na
educação que direciona uma formação para o mercado de trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-19 |
|
dc.description.abstract |
This work seeks to analyze the pact between the government of the State of Paraíba
and the Third Sector, civil society business organizations, for the formulation of the
Comprehensive Education Program for High School in Paraíba in a context of
management reform, between (2015-2021). The research, by demonstrating the
mobilization of the Third Sector within the scope of education in Paraíba, focuses on
the actions of two institutions: the Institute of Co-responsibility for Education (ICE) and
the Sonho Grande Institute (ISG), representatives of the so-called Third Sector, active
in the creation of the Integral Education Program (2018). The investigation prioritized
the analysis of material produced by the Department of Education of the State of
Paraíba (SEE-PB), ICE and ISG, available on their official websites. The monograph
concludes that the pedagogical model of Escola Cidadã Integral (ECI) and Escola
Cidadã Integral e Técnica (ECIT), guides the majority of projects to expand the school
day in Paraíba from the 1990´s onwards and resulted from an intense activity produced
by an organization with ties to financial capital, through public and private partnerships,
responsible for disseminating a concept focused on business management in
education that directs training to the job market. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40503 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T13:10:00Z |
|
dc.date.available |
2024-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T13:10:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino integral - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Escola cidadã - parceria pública - privada |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto de Corresponsabilidade pela Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação -Paraíba- Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - Programa de Educação Integral - Paraíba - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Full-time education - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Citizen school - public - private partnership |
pt_BR |
dc.subject |
Institute of Co-responsibility for Education |
pt_BR |
dc.subject |
Education -Paraíba- Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
High school - Comprehensive Education Program - Paraíba - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Kaliene Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The education pact with the third sector: the creation of Integral Citizen Schools in the State of Paraíba based on public-proven partnerships with the Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) and the Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Kaliene Batista. O pacto da educação com o terceiro setor: a criação das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba a partir de parcerias público- provadas com o Instituto de Correspondência pela Educação (ICE) e o Instituto Sonho Grande (ISG) (2015-2021). 2024. 73f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |