DSpace Repository

“Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB.

Show simple item record

dc.description.resumo A partir das discussões sobre a importância das questões multiculturais e étnicas no ensino de História, o objetivo deste artigo é provocar reflexões acerca da conjuntura atual da lei 10.639/2003. A aproximação do estudo da cultura afro-brasileira nas escolas proporciona a compreensão das diferentes formas de manifestações culturais contidas no nosso meio social, desmistificando os preconceitos cristalizados pelos discursos e práticas coloniais, fortalecidos através das políticas higienistas e racistas enraizadas em nosso cotidiano. Essa abordagem conta com professores da rede básica de ensino do município de Cajazeiras – PB, na investigação das condições profissionais subsidiadas pelo poder público, a inserção da discussão no currículo e as resistências postas na comunidade escolar para o cumprimento da lei. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title “Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:06:14Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T18:06:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2023 pt_BR
dc.subject Educação étnico racial pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação básica e cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Law 10.639/2023 pt_BR
dc.subject Ethnic and racial education pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Basic education and Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Exu in schools”: a conjunctural analysis of law 10.639/2003 through teachers from the public education network in Cajazeiras – PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account