dc.description.resumo |
A partir das discussões sobre a importância das questões multiculturais e étnicas no
ensino de História, o objetivo deste artigo é provocar reflexões acerca da conjuntura
atual da lei 10.639/2003. A aproximação do estudo da cultura afro-brasileira nas escolas
proporciona a compreensão das diferentes formas de manifestações culturais contidas
no nosso meio social, desmistificando os preconceitos cristalizados pelos discursos e
práticas coloniais, fortalecidos através das políticas higienistas e racistas enraizadas em
nosso cotidiano. Essa abordagem conta com professores da rede básica de ensino do
município de Cajazeiras – PB, na investigação das condições profissionais subsidiadas
pelo poder público, a inserção da discussão no currículo e as resistências postas na
comunidade escolar para o cumprimento da lei. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
“Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T18:06:14Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T18:06:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2023 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico racial |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica e cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10.639/2023 |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic and racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
School curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education and Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Exu in schools”: a conjunctural analysis of law 10.639/2003 through teachers from the public education network in Cajazeiras – PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Exu nas escolas”: uma análise conjuntural da lei 10.639/2003 através de professores da rede pública de ensino de Cajazeiras – PB. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40514 |
pt_BR |