Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Este artigo busca discutir os desafios e perspectivas na implementação da lei
10.639/2003, em que inclui a obrigatoriedade do ensino da história cultural afrobrasileira
nos parâmetros educacionais brasileiros. O que implica dizer que tanto as
escolas públicas quanto as privadas devem reconhecer e reafirmar as formas culturais
afrodescendentes. Este texto é baseado em uma pesquisa documental. A análise
realizada demonstra que um marco legal não garante a aplicabilidade da lei, embora
esteja privilegiada nos Projetos Políticos Pedagógicos e na estrutura curricular escolar.
A escola ocupa um lugar proeminente na concretude da obrigatoriedade da Lei. O Plano
Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico-Raciais (2013), incluindo a formação inicial e continuada do professor
tornam-se um imperativo ético para a superação de preconceitos e estereótipos
construídos e repassados de geração em geração, na vida cotidiana que impedem o
processo de democratização da sociedade brasileira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T18:09:10Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T18:09:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afrodescendente |
pt_BR |
dc.subject |
Conjuntura escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étinico raciais - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Diretrizes Curriculares Nacionais - Lei 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-descendant culture |
pt_BR |
dc.subject |
School context |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial relations - education |
pt_BR |
dc.subject |
National Curricular Guidelines - Law 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAMPELO, Alex Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History and teaching from the perspective of Afro-Brazilian culture. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAMPELO, Alex Alves. História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée