Dépôt DSpace/Manakin

História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Este artigo busca discutir os desafios e perspectivas na implementação da lei 10.639/2003, em que inclui a obrigatoriedade do ensino da história cultural afrobrasileira nos parâmetros educacionais brasileiros. O que implica dizer que tanto as escolas públicas quanto as privadas devem reconhecer e reafirmar as formas culturais afrodescendentes. Este texto é baseado em uma pesquisa documental. A análise realizada demonstra que um marco legal não garante a aplicabilidade da lei, embora esteja privilegiada nos Projetos Políticos Pedagógicos e na estrutura curricular escolar. A escola ocupa um lugar proeminente na concretude da obrigatoriedade da Lei. O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2013), incluindo a formação inicial e continuada do professor tornam-se um imperativo ético para a superação de preconceitos e estereótipos construídos e repassados de geração em geração, na vida cotidiana que impedem o processo de democratização da sociedade brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:09:10Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T18:09:10Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Cultura afrodescendente pt_BR
dc.subject Conjuntura escolar pt_BR
dc.subject Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Educação étnico raciais pt_BR
dc.subject Relações étinico raciais - educação pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares Nacionais - Lei 10.639/2003 pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Afro-descendant culture pt_BR
dc.subject School context pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations - education pt_BR
dc.subject National Curricular Guidelines - Law 10.639/2003 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMPELO, Alex Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History and teaching from the perspective of Afro-Brazilian culture. pt_BR
dc.identifier.citation CAMPELO, Alex Alves. História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte