Dépôt DSpace/Manakin

Ensino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo As Histórias em Quadrinhos podem ser objetos de pesquisas pensados a partir das novas abordagens historiográficas, e assim, documento histórico, e como ferramenta didática para o ensino de História. Em face disso, este artigo objetiva apresentar as possibilidades e a potencialidade didática oferecidas pela HQ Lampião em quadrinhos (1997), de Wanderley Filho, para aprendizagem do conhecimento histórico, além de oferecer uma breve análise do Cangaço como fenômeno social. Para tanto, apresentaremos as abordagens metodológicas das HQs e como essas são inseridas na narrativa gráfica Lampião em quadrinhos. Para efeito de argumentação, propomos um diálogo com algumas reflexões desenvolvidas pelo historiador inglês Eric Hobsbawm, advindas de seu esforço em compreender o fenômeno do Banditismo Social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Ensino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:46:47Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T18:46:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Banditismo social pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Lampião - cangaço pt_BR
dc.subject Virgulino Ferreira da Silva - Lampião pt_BR
dc.subject Narrativa gráfica pt_BR
dc.subject Lampião em quadrinhos - cangaço pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História em quadrinhos como recurso didático pt_BR
dc.subject Comic book pt_BR
dc.subject Social banditry pt_BR
dc.subject Lampião - banditry pt_BR
dc.subject Graphic narrative pt_BR
dc.subject Lampião in comics - banditry pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Comic book as a teaching resource pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VARELA, Cícero Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history, comics and cangaço: uses and possibilities in the classroom of the comic book Lampião em quadrinhos, by Ruben Wanderley Filho. pt_BR
dc.identifier.citation VARELA, Cícero Soares. Ensino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte