Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
As Histórias em Quadrinhos podem ser objetos de pesquisas pensados a partir das novas
abordagens historiográficas, e assim, documento histórico, e como ferramenta didática
para o ensino de História. Em face disso, este artigo objetiva apresentar as
possibilidades e a potencialidade didática oferecidas pela HQ Lampião em quadrinhos
(1997), de Wanderley Filho, para aprendizagem do conhecimento histórico, além de
oferecer uma breve análise do Cangaço como fenômeno social. Para tanto,
apresentaremos as abordagens metodológicas das HQs e como essas são inseridas na
narrativa gráfica Lampião em quadrinhos. Para efeito de argumentação, propomos um
diálogo com algumas reflexões desenvolvidas pelo historiador inglês Eric Hobsbawm,
advindas de seu esforço em compreender o fenômeno do Banditismo Social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T18:46:47Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T18:46:47Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Banditismo social |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Lampião - cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Virgulino Ferreira da Silva - Lampião |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa gráfica |
pt_BR |
dc.subject |
Lampião em quadrinhos - cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História em quadrinhos como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Comic book |
pt_BR |
dc.subject |
Social banditry |
pt_BR |
dc.subject |
Lampião - banditry |
pt_BR |
dc.subject |
Graphic narrative |
pt_BR |
dc.subject |
Lampião in comics - banditry |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Comic book as a teaching resource |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VARELA, Cícero Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history, comics and cangaço: uses and possibilities in the classroom of the comic book Lampião em quadrinhos, by Ruben Wanderley Filho. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VARELA, Cícero Soares. Ensino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée