DSpace Repository

A importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária.

Show simple item record

dc.description.resumo O presente estudo objetiva analisar o modelo escolástico-tomista de ensino e sua utilidade para o desenvolvimento da formação universitária em nível de graduação e pós-graduação. Abordam-se as quatro etapas fundamentais do ensino escolásticotomista (lectio, quaestio, disputatio e determinatio), examinando de forma propedêutica o perfil de cada qual e realizando as correspectivas conexões para o desenvolvimento da instrução acadêmica como um todo. Faz-se referência à especial relevância que tal método de ensino ostenta mesmo na contemporaneidade e sua improvável superação quando confrontado com outros modelos educativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title A importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:48:36Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T18:48:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Método escolástico-tomista de ensino pt_BR
dc.subject Formação universitária pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Scholastic-Thomistic teaching method pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NUNES, Claudio Pedrosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of the scholastic-Thomistic teaching method for the development of university education. pt_BR
dc.identifier.citation NUNES, Claudio Pedrosa. A importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account