dc.description.resumo |
O presente estudo objetiva analisar o modelo escolástico-tomista de ensino e
sua utilidade para o desenvolvimento da formação universitária em nível de graduação e
pós-graduação. Abordam-se as quatro etapas fundamentais do ensino escolásticotomista (lectio, quaestio, disputatio e determinatio), examinando de forma propedêutica
o perfil de cada qual e realizando as correspectivas conexões para o desenvolvimento da
instrução acadêmica como um todo. Faz-se referência à especial relevância que tal
método de ensino ostenta mesmo na contemporaneidade e sua improvável superação
quando confrontado com outros modelos educativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
A importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T18:48:36Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T18:48:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Método escolástico-tomista de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Formação universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Scholastic-Thomistic teaching method |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NUNES, Claudio Pedrosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of the scholastic-Thomistic teaching method for the development of university education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NUNES, Claudio Pedrosa. A importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527 |
pt_BR |