Repositorio Dspace/Manakin

Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Neste trabalho, discutimos a experiência de ensino aprendizagem através de uma sequência didática sobre a história do Brasil colonial, especialmente a respeito do recorte ameríndio, e suas heranças contemporâneas. Ele se deu a partir do estudo, em sala de aula, de duas canções: O que foi feito devera (de Vera), de Fernando Brandt, Marcio Borges e Milton Nascimento e Um índio, de Caetano Veloso. As canções foram analisadas e interpeladas tanto pelos dados historiográficos recorrentes sobre o conteúdo, quanto pela consulta das informações oficiais sobre a política indigenista atual no site da Funai. Para a operacionalização das suturas entre textos de origens distintas utilizamos o aparato conceitual da análise do discurso produzido por Chartier com os conceitos indissociáveis de práticas de leitura, apropriação e comunidades de leitores. Por fim, discutimos sobre a necessidade de entendermos a história vinculada ao seu presente, às questões políticas e culturais atuais, e, consequentemente, como uma produção perene. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:50:42Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T18:50:42Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Música e ensino de História pt_BR
dc.subject Música como recurso didático - ensino de História pt_BR
dc.subject História e música pt_BR
dc.subject História colonial pt_BR
dc.subject Estratégias didáticas pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Sequência didática - História do Brasil colonial pt_BR
dc.subject Music and teaching History pt_BR
dc.subject Music as a teaching resource - teaching History pt_BR
dc.subject History and music pt_BR
dc.subject Colonial history pt_BR
dc.subject Teaching strategies pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Teaching sequence - History of colonial Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALES, José Maxsuel Lourenço.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between arpeggios and hourglasses: music in the teaching of Brazilian history at IFPB Itaporanga campus. pt_BR
dc.identifier.citation ALES, José Maxsuel Lourenço. Entre arpejos e ampulhetas: a música no ensino de história do Brasil no IFPB campus Itaporanga. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40528 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta