Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objetivo expor os benefícios que o uso da história do
cangaço pode trazer nas aulas do Ensino básico. Para isso foi realizada uma pesquisa
bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de
Ensino no interior da Paraíba, com finalidade de investigar e propor novas metodologias
que facilitem o processo de ensino e aprendizagem através da temática do cangaço. Foi
verificado e exposto os benefícios e dificuldades que os educadores da área têm quando
se trata de contextualizar o tema e relacioná-lo com as demais áreas do conhecimento,
juntamente com as necessidades que os educandos têm de conhecer mais sua
importância histórica. Foi concluso que além de fornecer subsídios para uma boa aula, a
história do cangaço pode também servir de elo para estabelecer o tão complexo
processo de interdisciplinaridade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T18:54:36Z |
|
dc.date.available |
2025-02-18 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T18:54:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História do cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino básico |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History of Cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Basic Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Wagney William Pereira de. |
|
dc.creator |
OTAVIANO, Marcos Antônio Viana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The study of cangaço as a multidisciplinary methodological tool in basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Wagney William Pereira de; OTAVIANO, Marcos Antônio Viana. O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée