Dépôt DSpace/Manakin

O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo expor os benefícios que o uso da história do cangaço pode trazer nas aulas do Ensino básico. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de Ensino no interior da Paraíba, com finalidade de investigar e propor novas metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem através da temática do cangaço. Foi verificado e exposto os benefícios e dificuldades que os educadores da área têm quando se trata de contextualizar o tema e relacioná-lo com as demais áreas do conhecimento, juntamente com as necessidades que os educandos têm de conhecer mais sua importância histórica. Foi concluso que além de fornecer subsídios para uma boa aula, a história do cangaço pode também servir de elo para estabelecer o tão complexo processo de interdisciplinaridade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:54:36Z
dc.date.available 2025-02-18
dc.date.available 2025-02-19T18:54:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cangaço pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História do cangaço pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino básico pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject History of Cangaço pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Basic Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Wagney William Pereira de.
dc.creator OTAVIANO, Marcos Antônio Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The study of cangaço as a multidisciplinary methodological tool in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Wagney William Pereira de; OTAVIANO, Marcos Antônio Viana. O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte