DSpace/Manakin Repository

Televisão e ensino de história: um diálogo possível.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A televisão se constitui num meio de comunicação de massa que, em sala de aula, pode ser nosso maior aliado no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, as produções midiáticas atendem a um interesse mercadológico que deve ser levado em consideração quando se aplicado alguns de seus recursos, tais como as novelas, filmes e séries. No que tange ao ensino de História, a televisão pode-nos auxiliar na compreensão histórica do tempo presente, bem como na concepção de passado através da construção simbólica dos personagens, fatos e outros mecanismos visuais dos quais os livros se tornam, muitas vezes, incapazes de gerar tal imaginário. Desta maneira, este estudo se propõe a analisar, através de uma pesquisa bibliográfica e imagética, a importância da televisão no ensino de História, de modo a configurar um diálogo possível entre o docente e o alunado na construção (memorial e sensorial) do passado. Neste sentido, trabalharemos com Evangelista, Pinto e Paiva (2013), Gómez (2002) e Jucieude (et.al) (2016) a fim de compreendermos as relações entre a TV e a escola, bem como Santos e Luz (2013) e Rodrigues (2008) para compreendermos o papel social da televisão. No campo da historiografia, abordaremos o conceito de História do Tempo Presente na perspectiva de François Dosse (2012) e Delgado e Ferreira (2013) e, desta forma compreender melhor como estas concepções de televisão, ensino e História se imbricam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Televisão e ensino de história: um diálogo possível. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531
dc.date.accessioned 2025-02-19T18:56:13Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T18:56:13Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História e televisão pt_BR
dc.subject Televisão e ensino de História pt_BR
dc.subject Concepção histórica pt_BR
dc.subject History teaching and television pt_BR
dc.subject Television and history teaching pt_BR
dc.subject Historical conception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AQUINO, Jefferson Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Television and history teaching: a possible dialogue. pt_BR
dc.identifier.citation AQUINO, Jefferson Fernandes de. Televisão e ensino de história: um diálogo possível. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta