dc.description.resumo |
A televisão se constitui num meio de comunicação de massa que, em sala de aula, pode
ser nosso maior aliado no processo de ensino e aprendizagem. Todavia, as produções
midiáticas atendem a um interesse mercadológico que deve ser levado em consideração
quando se aplicado alguns de seus recursos, tais como as novelas, filmes e séries. No
que tange ao ensino de História, a televisão pode-nos auxiliar na compreensão histórica
do tempo presente, bem como na concepção de passado através da construção simbólica
dos personagens, fatos e outros mecanismos visuais dos quais os livros se tornam,
muitas vezes, incapazes de gerar tal imaginário. Desta maneira, este estudo se propõe a
analisar, através de uma pesquisa bibliográfica e imagética, a importância da televisão
no ensino de História, de modo a configurar um diálogo possível entre o docente e o
alunado na construção (memorial e sensorial) do passado. Neste sentido, trabalharemos
com Evangelista, Pinto e Paiva (2013), Gómez (2002) e Jucieude (et.al) (2016) a fim de
compreendermos as relações entre a TV e a escola, bem como Santos e Luz (2013) e
Rodrigues (2008) para compreendermos o papel social da televisão. No campo da
historiografia, abordaremos o conceito de História do Tempo Presente na perspectiva de
François Dosse (2012) e Delgado e Ferreira (2013) e, desta forma compreender melhor
como estas concepções de televisão, ensino e História se imbricam. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Televisão e ensino de história: um diálogo possível. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T18:56:13Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T18:56:13Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História e televisão |
pt_BR |
dc.subject |
Televisão e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção histórica |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching and television |
pt_BR |
dc.subject |
Television and history teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Historical conception |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Television and history teaching: a possible dialogue. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. Televisão e ensino de história: um diálogo possível. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40531 |
pt_BR |