DSpace Repository

O aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB.

Show simple item record

dc.creator.ID MONTEIRO, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Erivan.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: “Como potencializar a mediação de leitura em voz com apoio de múltiplos estímulos sensoriais com uma turma de PRE I? Pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos”, em que há uma relação interativa entre a leitura e a manipulação de brinquedos. Trabalhar o cordel A Bagunça dos Brinquedos (2014) de Mariane Bígio na educação infantil é uma oportunidade valiosa e poderosa para promover a organização, responsabilidade e valorização cultural. A mediação de leitura em voz alta deste cordel infantil pode se tornar uma ferramenta multifacetada de aprendizado, combinando diversão, cultura e educação prática. O trabalho, portanto, apresenta um relato da experiência de mediação de leitura do cordel juntamente com a sistematização da experiência por meio de uma sequência didática, com intuito de servir de recurso didático de apoio para outros professores da educação infantil. O objetivo geral foi estimular a imaginação mediante a leitura em voz alta associada a estímulos visuais e físicos através de brinquedos, a fim de proporcionar aos alunos uma experiência lúdica e brincante com a leitura. Foi escolhida a turma do Pré I da Escola E.M.E.I José Henrique Neto, situada no município de Zabelê-PB, para realização dessa atividade de intervenção. O uso do cordel A Bagunça dos Brinquedos na educação infantil se mostrou uma ferramenta eficaz para o ensinar brincando. O impacto positivo do cordel se estendeu além da sala de aula, envolvendo toda a comunidade escolar. A participação dos pais nas atividades e o reforço das lições de organização em casa criaram um ambiente de aprendizagem mais integrado e colaborativo. O trabalho tomou como referência autores como Huizinga (1980), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2024) e Parreiras (2012). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-28
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533
dc.date.accessioned 2025-02-19T21:25:15Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T21:25:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Brincadeira e educação infantil pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Prática de leitura criativa pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Play and early childhood education pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Creative reading practice pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MONTEIRO, Rejane Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning through play through the mediation of the cordel “A bagunça dos brinquedos” with students from Pre-I in a municipal school in Zabelê-PB. pt_BR
dc.identifier.citation MONTEIRO, Rejane Souza. O aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo se basa en la siguiente pregunta de investigación: “¿Cómo potenciar la mediación de la lectura en voz con el apoyo de múltiples estímulos sensoriales con una clase PRE I? A través de la mediación del cordel “El lío de los juguetes”, en el que existe una relación interactiva entre la lectura y la manipulación de los juguetes. Trabajar con el cordel A Bagunça dos Brinquedos (2014) de Mariane Bígio en educación infantil es una oportunidad valiosa y poderosa para promover la organización, la responsabilidad y la apreciación cultural. Leer en voz alta este cordel infantil puede convertirse en una herramienta de aprendizaje multifacética, combinando diversión, cultura y educación práctica. El trabajo, por tanto, presenta un relato sobre la experiencia de mediación de la lectura del cordel junto con la sistematización de la experiencia a través de una secuencia didáctica, con el objetivo de servir como recurso didáctico de apoyo para otros docentes de educación infantil. El objetivo general fue estimular la imaginación a través de la lectura en voz alta asociada a estímulos visuales y físicos a través de juguetes, con el fin de brindar a los estudiantes una experiencia lúdica y lúdica con la lectura. La clase Pre I de la Escola E.M.E.I José Henrique Neto, ubicada en el municipio de Zabelê-PB, fue elegida para realizar esta actividad de intervención. El uso del hilo de A Bagunça dos Brinquedos en la educación infantil demostró ser una herramienta eficaz para la enseñanza a través del juego. El impacto positivo del cordel se extendió más allá del aula, involucrando a toda la comunidad escolar. La participación de los padres en las actividades y el refuerzo de las lecciones de organización en el hogar crearon un ambiente de aprendizaje más integrado y colaborativo. El trabajo tomó como referencia autores como Huizinga (1980), Dolz, Noverraz y Schneuwly (2024) y Parreiras (2012). pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account