dc.creator.ID |
MONTEIRO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Erivan. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: “Como potencializar a mediação
de leitura em voz com apoio de múltiplos estímulos sensoriais com uma turma de PRE
I? Pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos”, em que há uma relação
interativa entre a leitura e a manipulação de brinquedos. Trabalhar o cordel A Bagunça
dos Brinquedos (2014) de Mariane Bígio na educação infantil é uma oportunidade
valiosa e poderosa para promover a organização, responsabilidade e valorização
cultural. A mediação de leitura em voz alta deste cordel infantil pode se tornar uma
ferramenta multifacetada de aprendizado, combinando diversão, cultura e educação
prática. O trabalho, portanto, apresenta um relato da experiência de mediação de
leitura do cordel juntamente com a sistematização da experiência por meio de uma
sequência didática, com intuito de servir de recurso didático de apoio para outros
professores da educação infantil. O objetivo geral foi estimular a imaginação mediante
a leitura em voz alta associada a estímulos visuais e físicos através de brinquedos, a
fim de proporcionar aos alunos uma experiência lúdica e brincante com a leitura. Foi
escolhida a turma do Pré I da Escola E.M.E.I José Henrique Neto, situada no município
de Zabelê-PB, para realização dessa atividade de intervenção. O uso do cordel A
Bagunça dos Brinquedos na educação infantil se mostrou uma ferramenta eficaz para
o ensinar brincando. O impacto positivo do cordel se estendeu além da sala de aula,
envolvendo toda a comunidade escolar. A participação dos pais nas atividades e o
reforço das lições de organização em casa criaram um ambiente de aprendizagem
mais integrado e colaborativo. O trabalho tomou como referência autores como
Huizinga (1980), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2024) e Parreiras (2012). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O aprender brincando pela mediação do cordel “A bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-28 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T21:25:15Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T21:25:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeira e educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Play and early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Creative reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MONTEIRO, Rejane Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning through play through the mediation of the cordel “A bagunça dos brinquedos” with students from Pre-I in a municipal school in Zabelê-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MONTEIRO, Rejane Souza. O aprender brincando pela mediação do cordel “A
bagunça dos brinquedos” com estudantes do Pré I em escola municipal de Zabelê-PB. 2024. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40533 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo se basa en la siguiente pregunta de investigación: “¿Cómo potenciar la
mediación de la lectura en voz con el apoyo de múltiples estímulos sensoriales con
una clase PRE I? A través de la mediación del cordel “El lío de los juguetes”, en el que
existe una relación interactiva entre la lectura y la manipulación de los juguetes.
Trabajar con el cordel A Bagunça dos Brinquedos (2014) de Mariane Bígio en
educación infantil es una oportunidad valiosa y poderosa para promover la
organización, la responsabilidad y la apreciación cultural. Leer en voz alta este cordel
infantil puede convertirse en una herramienta de aprendizaje multifacética,
combinando diversión, cultura y educación práctica. El trabajo, por tanto, presenta un
relato sobre la experiencia de mediación de la lectura del cordel junto con la
sistematización de la experiencia a través de una secuencia didáctica, con el objetivo
de servir como recurso didáctico de apoyo para otros docentes de educación infantil.
El objetivo general fue estimular la imaginación a través de la lectura en voz alta
asociada a estímulos visuales y físicos a través de juguetes, con el fin de brindar a los
estudiantes una experiencia lúdica y lúdica con la lectura. La clase Pre I de la Escola
E.M.E.I José Henrique Neto, ubicada en el municipio de Zabelê-PB, fue elegida para
realizar esta actividad de intervención. El uso del hilo de A Bagunça dos Brinquedos
en la educación infantil demostró ser una herramienta eficaz para la enseñanza a
través del juego. El impacto positivo del cordel se extendió más allá del aula,
involucrando a toda la comunidad escolar. La participación de los padres en las
actividades y el refuerzo de las lecciones de organización en el hogar crearon un
ambiente de aprendizaje más integrado y colaborativo. El trabajo tomó como
referencia autores como Huizinga (1980), Dolz, Noverraz y Schneuwly (2024) y
Parreiras (2012). |
pt_BR |