DSpace/Manakin Repository

Abram as portas da escola! Anarquismos para a relação ensino-aprendizagem de História através de disciplinas eletivas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as práticas experiência das na disciplina “História e Artes”, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Wilson Gonçalves (Crato-CE). A disciplina surge dentro da proposta de disciplinas eletivas elaboradas para o novo currículo de ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Assim, refletiremos como a proposta de disciplinas eletivas pode ir de encontro às ideias anarquistas contemporâneas sobre educação (WOODCOCK, 1981), (AUGUSTO e PASSETI, 2008). Com isso, o elemento que liga as disciplinas eletivas aos anarquismos é a capacidade da relação ensino-aprendizagem ser realizada fora das salas de aula e também da escola, causando assim um desvio geográfico do ensino, como também uma abolição dos métodos avaliativos que, nessas disciplinas, se efetuam de forma diferente das disciplinas comuns do currículo escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 10 pt_BR
dc.title Abram as portas da escola! Anarquismos para a relação ensino-aprendizagem de História através de disciplinas eletivas. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40535
dc.date.accessioned 2025-02-19T21:48:03Z
dc.date.available 2025-02-19
dc.date.available 2025-02-19T21:48:03Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Anarquismos pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Disciplinas eletivas pt_BR
dc.subject Disciplina História das Artes pt_BR
dc.subject Escola Wilson Gonçalves - Crato-CE pt_BR
dc.subject Anarchisms pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Elective Courses pt_BR
dc.subject History of Arts Subject pt_BR
dc.subject Wilson Gonçalves School - Crato-CE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cicero Weverton Nascimento da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Open the school doors! Anarchisms for the teaching-learning relationship of History through elective subjects. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cicero Weverton Nascimento da. Abram as portas da escola! Anarquismos para a relação ensino-aprendizagem de História através de disciplinas eletivas. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 05 e 06: Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40535 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta