dc.description.resumo |
Analisamos o “Ensino sobre a Militar Brasileira e análise dos livros didáticos de
História do Ensino Médio” nas escolas de tempo integral e profissionalizante da cidade
de Aurora (CE) -2018: E. M. I Tabelião José Pinto Quezado e E. M. I. P Leolpina
Gonçalves Quezado. Através da leitura do livro didático de História do terceiro ano, das
falas dos professores responsáveis pelas disciplinas nas referidas escolas e da análise
dos resultados obtidos com as oficinas empreendidas nas supracitadas escolas.
Buscamos além de possibilitar um maior arsenal sobre este tema na historiografia
brasileira, compreender como em tempos em que se fala em projetos como “Escola sem
partido” e pedidos de intervenção militar como a mentalidade dos estudantes de Ensino
Médio compreende este tema e suas consequências na atualidade, e o como este assunto
permeia o extraescolar, isto é, para além dos muros das escolas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Ditadura militar brasileira: análise do ensino de história e os livros didáticos nas escolas de ensino médio tabelião José Pinto Quezado e Leolpina Gonçalves Quezado, Aurora (CE) - (2018). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40537 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T22:02:17Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T22:02:17Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura militar brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil - ditadura |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Tabelião José Pinto Quezado - Aurora - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Leolpina Gonçalves Quezado - Aurora - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian military dictatorship |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History of Brazil - dictatorship |
pt_BR |
dc.subject |
State School Notary José Pinto Quezado - Aurora - CE |
pt_BR |
dc.subject |
State School Leolpina Gonçalves Quezado - Aurora - CE |
pt_BR |
dc.subject |
History textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Bruna Leite. |
|
dc.creator |
SANTOS, Paulo Sérgio da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Brazilian military dictatorship: analysis of history teaching and textbooks in high schools notary José Pinto Quezado and Leolpina Gonçalves Quezado, Aurora (CE) - (2018). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Bruna Leite; SANTOS, Paulo Sérgio da Silva. Ditadura militar brasileira: análise do ensino de história e os livros didáticos nas escolas de ensino médio tabelião José Pinto Quezado e Leolpina Gonçalves Quezado, Aurora (CE) - (2018). In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 05 e 06: Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40537 |
pt_BR |