dc.description.resumo |
A escola é o lugar ideal para discutir o modus operandi da sociedade contemporânea,
tendo em vista que aquela é a representação em menor escala do que ocorre nesta ainda
que o aluno ou a aluna não tenha essa como sendo uma possibilidade atitudinal. É nesse
contexto que a disciplina de história surge como uma possibilidade a despertar a
consciência crítica e reflexiva de alunos e alunas. Assim, este breve trabalho se faz
importante por apontar a história como uma das ciências capazes de trazer à tona as
muitas reflexões sobre o tempo presente e as muitas crises instaladas e também faz uma
abordagem da uma experiência vivenciada em um grupo de estudos de história
(FARUS) da EEEFM Francisco Augusto Campos de Nazarezinho - PB. Logo, seu
objetivo principal é refletir sobre o ensino de história em tempos de crise. A
metodologia utilizada é qualitativa e apoia-se na prática docente e na literatura
disponível a exemplo de Ecco (2008) e Magalhães (2006) para fundamentar as reflexões
desenvolvidas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
10 |
pt_BR |
dc.title |
Refletindo sobre o ensino de história em tempos de crise. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40568 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T23:57:13Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19 |
|
dc.date.available |
2025-02-19T23:57:13Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Tempos de crise e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Crise e História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Francisco Augusto Campos - Nazarezinho - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Times of crisis and teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Crisis and History - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Francisco Augusto Campos State School - Nazarezinho - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Cleberson Vieira de. |
|
dc.creator |
SANTOS, Juvandi de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflecting on teaching history in times of crisis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Cleberson Vieira de; SANTOS, Juvandi de Souza. Refletindo sobre o ensino de história em tempos de crise. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 05 e 06: Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40568 |
pt_BR |