Dépôt DSpace/Manakin

“A filha do seu filho": história, memória e esquecimento da professora Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990).

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PEREIRA, R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4190148463722821 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.advisor1ID SALES NETO, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3836760295812952 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS NETA, Olívia Morais de.
dc.description.resumo As pesquisas (auto)biográficas no campo da educação, seja em histórias de vida ou narrativas de formação, buscam compreender aspectos ligados à docência, tais como a formação e a identidade profissional, por meio das memórias dos sujeitos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo central analisar os livros autobiográficos Memórias de uma Professora (2010) e Fragmentos de uma História (2013), de autoria de Crisantina Monteiro Dias, para compreender a trajetória e as vivências dessa professora na cidade de Barro, estado do Ceará. A partir dessas memórias, buscamos investigar seu trabalho como educadora, durante os anos de 1945 a 1990, além de problematizar o silenciamento de sua participação política, como vereadora eleita em 1967, durante o período da ditadura militar. Como fontes da pesquisa, além dos livros, utilizamos a cronologia de sua trajetória, o Livro de Atas da Câmara Municipal de 1966 a 1973, o resultado das eleições de 1966, fotografias da época e, por fim, cartas trocadas pela professora com ex-alunos e amigos. Trabalhamos com a metodologia da pesquisa (auto)biográfica, com as contribuições de Abrahão (2003; 2009) e Moita (1995). A fundamentação teórica se pauta nos estudos de Passeggi; Souza e Vicentini (2011) e Nóvoa (2014), bem como as discussões sobre biografia, autobiografia e escrita de si, a partir de Arfuch (2010), Lejeune (2008), Foucault (2006) e Gomes (2004); nos estudos de gênero e da educação das mulheres com Scott (1995), Perrot (2007), Louro (2020), Rago (1995) e Lerner (2019); e as discussões sobre memória e esquecimento com Albuquerque Júnior (1994), Halbwachs (1990), Catroga (2001), Gomes (1996), Ricoeur (2007) e Pollak (1989). Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a historiografia da região e que, por meio das reflexões, discussões e diálogos promovidos nesta monografia, possam surgir novas perspectivas e visões acerca da vida da professora Crisantina Monteiro Dias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title “A filha do seu filho": história, memória e esquecimento da professora Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990). pt_BR
dc.date.issued 2024-12-04
dc.description.abstract (Auto)biographical research in the field of education, whether in life stories or narratives of training, seeks to understand aspects related to teaching, such as training and professional identity, through the subjects' memories. In view of this, this research has as its main objective to analyze the autobiographical books Memórias de uma Professora (2010) and Fragmentos de uma História (2013), written by Crisantina Monteiro Dias, to understand the trajectory and experiences of this teacher in the city of Barro, state of Ceará. Based on these memories, we seek to investigate her work as an educator, from 1945 to 1990, in addition to problematizing the silencing of her political participation, as a councilwoman elected in 1967, during the period of the military dictatorship. As sources for the research, in addition to the books, we used the chronology of her career, the Book of Minutes of the City Council from 1966 to 1973, the results of the 1966 elections, photographs from the time and, finally, letters exchanged by the teacher with former students and friends. We worked with the methodology of (auto)biographical research, with the contributions of Abrahão (2003; 2009) and Moita (1995). The theoretical foundation is based on the studies of Passeggi; Souza and Vicentini (2011) and Nóvoa (2014), as well as discussions on biography, autobiography and self-writing, based on Arfuch (2010), Lejeune (2008), Foucault (2006) and Gomes (2004); in gender studies and women's education with Scott (1995), Perrot (2007), Louro (2020), Rago (1995) and Lerner (2019); and discussions on memory and forgetting with Albuquerque Júnior (1994), Halbwachs (1990), Catroga (2001), Gomes (1996), Ricoeur (2007) and Pollak (1989). It is hoped that this research can contribute to the historiography of the region and that, through the reflections, discussions and dialogues promoted in this monograph, new perspectives and visions about the life of teacher Crisantina Monteiro Dias may emerge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40573
dc.date.accessioned 2025-02-20T13:33:26Z
dc.date.available 2025-02-20
dc.date.available 2025-02-20T13:33:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Crisantina Monteiro Dias – Educadora -1945 -1990 pt_BR
dc.subject Escrita (auto) biografia pt_BR
dc.subject Memória de professores pt_BR
dc.subject Professor - Barro - Município - Ceará pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.subject Writing (auto) biography pt_BR
dc.subject Teachers' memory pt_BR
dc.subject Teacher - Clay - Municipality - Ceará pt_BR
dc.subject Teaching activity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA , Raurislandia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Your son’s daughter: history, memory and forgetfulness of teacher Crisantina Monteiro Dias (Barro – Ceará, 1945-1990). pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Raurislandia dos Santos.” A filha do seu filho": história, memória e esquecimento da professora Crisantina Monteiro Dias ( Barro – Ceará, 1945-1990). 2024. 150f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte