dc.creator.ID |
GONÇALVES, O. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3200758350178434 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ESTRELA, K. A. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rafael Barros de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo promover a reflexão da importância em se trabalhar a inclusão
educacional voltada para as festividades que acontecem na sociedade e se refletem no ambiente
escolar, em especial, as comemorações juninas. Essa abordagem tem como embasamento
principal a vivência da sala de aula e as diversas dificuldades que são encontradas nesse
universo na tentativa de promover um ambiente acolhedor para todos. Parte-se do pressuposto
de que a inclusão educacional faz parte de um processo árduo, que demanda uma mudança de
pensamentos por todas as partes envolvidas. A escola é um espaço convidativo para a edificação
de pessoas empáticas e acolhedoras que consigam olhar para o outro com respeito e desejo de
praticar a inclusão. Este estudo descreve uma experiência vivenciada em uma instituição de
ensino e busca salientar uma análise das várias concepções acerca da inclusão educacional,
visualizada, sobretudo, a partir do olhar dos próprios alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
“Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-20T15:13:28Z |
|
dc.date.available |
2025-02-20 |
|
dc.date.available |
2025-02-20T15:13:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Festejos juninos - escolas |
pt_BR |
dc.subject |
São João nas escolas – Sumé-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Festa junina |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
June festivities - schools |
pt_BR |
dc.subject |
ão João in schools - Sumé-PB |
pt_BR |
dc.subject |
June festival |
pt_BR |
dc.subject |
People with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Otaciany Estendio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Long live São João!”: reflections on inclusion in June festivities with elementary school children, initial years, in a school in the city of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Otaciany Estendio. “Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo promover la reflexión sobre la importancia de trabajar la
inclusión educativa enfocada en las festividades que se celebran en la sociedad y que se reflejan
en el ambiente escolar, especialmente en las celebraciones juninas. Este enfoque se basa
principalmente en la experiencia del aula y las diversas dificultades que se encuentran en este
entorno al intentar promover un ambiente acogedor para todos. Se parte del supuesto de que la
inclusión educativa es un proceso arduo que requiere un cambio de mentalidad por parte de
todos los involucrados. La escuela es un espacio propicio para la formación de personas
empáticas y acogedoras que puedan mirar al otro con respeto y el deseo de practicar la inclusión.
Este estudio describe una experiencia vivida en una institución educativa y busca resaltar un
análisis de las diversas concepciones sobre la inclusión educativa, vistas, sobre todo, desde la
perspectiva de los propios estudiantes. |
pt_BR |