DSpace/Manakin Repository

“Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, O. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3200758350178434 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.advisor1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo promover a reflexão da importância em se trabalhar a inclusão educacional voltada para as festividades que acontecem na sociedade e se refletem no ambiente escolar, em especial, as comemorações juninas. Essa abordagem tem como embasamento principal a vivência da sala de aula e as diversas dificuldades que são encontradas nesse universo na tentativa de promover um ambiente acolhedor para todos. Parte-se do pressuposto de que a inclusão educacional faz parte de um processo árduo, que demanda uma mudança de pensamentos por todas as partes envolvidas. A escola é um espaço convidativo para a edificação de pessoas empáticas e acolhedoras que consigam olhar para o outro com respeito e desejo de praticar a inclusão. Este estudo descreve uma experiência vivenciada em uma instituição de ensino e busca salientar uma análise das várias concepções acerca da inclusão educacional, visualizada, sobretudo, a partir do olhar dos próprios alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title “Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575
dc.date.accessioned 2025-02-20T15:13:28Z
dc.date.available 2025-02-20
dc.date.available 2025-02-20T15:13:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Festejos juninos - escolas pt_BR
dc.subject São João nas escolas – Sumé-PB pt_BR
dc.subject Festa junina pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject June festivities - schools pt_BR
dc.subject ão João in schools - Sumé-PB pt_BR
dc.subject June festival pt_BR
dc.subject People with disabilities pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Otaciany Estendio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Long live São João!”: reflections on inclusion in June festivities with elementary school children, initial years, in a school in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Otaciany Estendio. “Viva São João!”: reflexões sobre a inclusão nas festividades juninas com crianças do ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola do município de Sumé-PB. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40575 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tiene como objetivo promover la reflexión sobre la importancia de trabajar la inclusión educativa enfocada en las festividades que se celebran en la sociedad y que se reflejan en el ambiente escolar, especialmente en las celebraciones juninas. Este enfoque se basa principalmente en la experiencia del aula y las diversas dificultades que se encuentran en este entorno al intentar promover un ambiente acogedor para todos. Se parte del supuesto de que la inclusión educativa es un proceso arduo que requiere un cambio de mentalidad por parte de todos los involucrados. La escuela es un espacio propicio para la formación de personas empáticas y acogedoras que puedan mirar al otro con respeto y el deseo de practicar la inclusión. Este estudio describe una experiencia vivida en una institución educativa y busca resaltar un análisis de las diversas concepciones sobre la inclusión educativa, vistas, sobre todo, desde la perspectiva de los propios estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta