Repositorio Dspace/Manakin

Princípios teórico-metodológicos para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Joaquim Pereira Lima em São José de Piranhas – PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Durante os últimos anos o ensino de História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, tem passado por grandes mudanças. Desde sua vinculação e, posteriormente, desvinculação com a Geografia, o ensino de História vem tomando corpo, tornando-se uma disciplina específica, com características próprias. Ainda hoje, início da primeira metade do século XXI, encontramos historiadores que pouco se interessam com as particularidades do ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com Oliveira (2005, p. 263-264), “[...] poucos historiadores interessam-se pelo processo de construção do conhecimento histórico em crianças. Muitos sequer acreditam na possibilidade da criança aprender história nas séries iniciais”. Contudo, ao longo do trabalho, discutiremos algumas novas perspectivas desse ensino. Antes de serem discutidas as particularidades, metodologias e abordagens do ensino de história para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, faremos um aparato maior e enfocaremos um pouco sobre a trajetória do ensino de História na Educação Brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title Princípios teórico-metodológicos para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Joaquim Pereira Lima em São José de Piranhas – PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40603
dc.date.accessioned 2025-02-20T21:58:00Z
dc.date.available 2025-02-20
dc.date.available 2025-02-20T21:58:00Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - ensino de História pt_BR
dc.subject Escola Joaquim Pereira Lima - São José de Piranhas - PB pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Elementary school - teaching history pt_BR
dc.subject Joaquim Pereira Lima School - São José de Piranhas - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CEZARIO, Danilo de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Theoretical-methodological principles for teaching history in the initial years of elementary school at the Joaquim Pereira Lima School in São José de Piranhas – PB. pt_BR
dc.identifier.citation CEZARIO, Danilo de Sousa. Princípios teórico-metodológicos para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Joaquim Pereira Lima em São José de Piranhas – PB. In: VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS. 8., 2016, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. SC 05: Ensino, produção do saber e epistemologia. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40603 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta