DSpace/Manakin Repository

História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho se dirige a pensar metodologias que possam beneficiar o ensino de história a partir das músicas Afro-brasileiras. A partir dos seguintes questionamentos: Como realizar um ensino reflexivo a partir da utilização de músicas? E como incentivar o interesse pela cultura Afro-Brasileira a partir das músicas? E ainda, como as leis que asseguram o ensino da cultura Afro podem se dar através destes meios? Para isto, uma figura que se apresentou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, chamou-nos a atenção; Wilson Simonal. Utilizamos de sua figura, influente nestas décadas, inclusive fora do Brasil, para lançar reflexões sobre como utilizar a sua música “Tributo a Martin Luther King” para o estudo da Cultura Afro-Brasileira. No entanto, deve-se atentar para a multiplicidade de temas que o seu trabalho suscita, nos cabendo focar apenas na sua contribuição para a cultura Afro-Brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608
dc.date.accessioned 2025-02-20T22:07:17Z
dc.date.available 2025-02-20
dc.date.available 2025-02-20T22:07:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História e música afro-brasileira pt_BR
dc.subject Música afro-brasileira e História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Música afro-brasileira como recurso didático pt_BR
dc.subject Metodologias com música - ensino de História pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian history and music pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian music and history pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian music as a teaching resource pt_BR
dc.subject Methodologies with music - History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos.
dc.creator LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Afro-Brazilian history and music: reflections on music as an instrument for teaching history. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos; LÔBO, Isamarc Gonçalves. História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. In: VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS. 8., 2016, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. SC 05: Ensino, produção do saber e epistemologia. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta