dc.description.resumo |
Este trabalho se dirige a pensar metodologias que possam beneficiar o ensino de história a partir das músicas Afro-brasileiras. A partir dos seguintes questionamentos: Como realizar um ensino reflexivo a partir da utilização de músicas? E como incentivar o interesse pela cultura Afro-Brasileira a partir das músicas? E ainda, como as leis que asseguram o ensino da cultura Afro podem se dar através destes meios? Para isto, uma figura que se apresentou no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, chamou-nos a atenção; Wilson Simonal. Utilizamos de sua figura, influente nestas décadas, inclusive fora do Brasil, para lançar reflexões sobre como utilizar a sua música “Tributo a Martin Luther King” para o estudo da Cultura Afro-Brasileira. No entanto, deve-se atentar para a multiplicidade de temas que o seu trabalho suscita, nos cabendo focar apenas na sua contribuição para a cultura Afro-Brasileira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-20T22:07:17Z |
|
dc.date.available |
2025-02-20 |
|
dc.date.available |
2025-02-20T22:07:17Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História e música afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Música afro-brasileira e História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Música afro-brasileira como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias com música - ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian history and music |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian music and history |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian music as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Methodologies with music - History teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos. |
|
dc.creator |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Afro-Brazilian history and music: reflections on music as an instrument for teaching history. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Rafael Dalyson dos Santos; LÔBO, Isamarc Gonçalves. História e música afro-brasileira: reflexões sobre a música como instrumento para o ensino de história. In: VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS. 8., 2016, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. SC 05: Ensino, produção do saber e epistemologia. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40608 |
pt_BR |