dc.creator.ID |
SOUZA, C. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9060067033529545 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Helder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
LOUREIRO, Maria Dulcinéa da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação tem como objetivo principal desenvolver um trabalho de educação literária
antirracista junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental com a poesia da autora indígena
Márcia Kambeba. Buscou-se evidenciar a relevância da poesia indígena na resistência dos
povos originários em relação à luta contra o racismo. A pesquisa lançou mão de poemas de
várias obra de Kambeba, como, Saberes da Floresta e O Lugar do Saber Ancestral, etc. Como
recortes teóricos que orientaram nossa investigação, destacamos: No campo das reflexões sobre
a literatura indígena: Almeida (2009), Cagnet (2015), Dorrico (2021), Graúna (2013),
Munduruku (2010 /2017), Potiguara (2019), Thiel (2012). No campo metodológico lançamos
mão do método recepcional amparados por Bordini & Aguiar (1988) e performático em
Oliveira (2018), também da concepção de conversas literárias em Bajour (2012), Pinheiro
(2018) e Rosemblat (2002) que contribuem com a reflexão relativa a uma abordagem interativa
com o texto literário. A experiência de leitura da poesia indígena em sala de aula favoreceu uma
mudança na visão dos alunos sobre os povos originários. Houve um reconhecimento de
percepções preconceituosas que circulam, bem como um maior interesse pelas diversas
manifestações culturais dos indígenas brasileiros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Vivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-26 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation's main objective is to develop anti-racist literary education work with 9th year
elementary school students with the poetry of indigenous author Márcia Kambeba. We sought
to highlight the relevance of indigenous poetry in the resistance of original peoples in relation
to the fight against racism. The research used poems from several works by Kambeba, such as
Saberes da Floresta and O Lugar do Saber Ancestral, etc. As theoretical excerpts that guided
our investigation, we highlight: In the field of reflections on indigenous literature: Almeida
(2009), Cagnet (2015), Dorrico (2021), Graúna (2013), Munduruku (2010 /2017), Potiguara
(2019), Thiel (2012). In the methodological field, we make use of the reception method
supported by Bordini & Aguiar (1988) and performative in Oliveira (2018), also the conception
of literary conversations in Bajour (2012), Pinheiro (2018) and Rosemblat (2002) that
contribute to the reflection relating to an interactive approach to the literary text. The experience
of reading indigenous poetry in the classroom favored a change in the students' view of
indigenous peoples. There was a recognition of prejudiced perceptions that circulate, as well as
a greater interest in the diverse cultural manifestations of Brazilian indigenous people. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40613 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T11:10:47Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T11:10:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura antirracista - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Kambeba, Márcia Wayna |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist literature – classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Catharie Brandão de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiences with Márcia Kambeba’s poetry in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Catharie Brandão de. Vivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |