DSpace/Manakin Repository

Vivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9060067033529545 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Helder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2 LOUREIRO, Maria Dulcinéa da Silva.
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo principal desenvolver um trabalho de educação literária antirracista junto a alunos do 9º ano do ensino fundamental com a poesia da autora indígena Márcia Kambeba. Buscou-se evidenciar a relevância da poesia indígena na resistência dos povos originários em relação à luta contra o racismo. A pesquisa lançou mão de poemas de várias obra de Kambeba, como, Saberes da Floresta e O Lugar do Saber Ancestral, etc. Como recortes teóricos que orientaram nossa investigação, destacamos: No campo das reflexões sobre a literatura indígena: Almeida (2009), Cagnet (2015), Dorrico (2021), Graúna (2013), Munduruku (2010 /2017), Potiguara (2019), Thiel (2012). No campo metodológico lançamos mão do método recepcional amparados por Bordini & Aguiar (1988) e performático em Oliveira (2018), também da concepção de conversas literárias em Bajour (2012), Pinheiro (2018) e Rosemblat (2002) que contribuem com a reflexão relativa a uma abordagem interativa com o texto literário. A experiência de leitura da poesia indígena em sala de aula favoreceu uma mudança na visão dos alunos sobre os povos originários. Houve um reconhecimento de percepções preconceituosas que circulam, bem como um maior interesse pelas diversas manifestações culturais dos indígenas brasileiros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Vivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2024-08-26
dc.description.abstract This dissertation's main objective is to develop anti-racist literary education work with 9th year elementary school students with the poetry of indigenous author Márcia Kambeba. We sought to highlight the relevance of indigenous poetry in the resistance of original peoples in relation to the fight against racism. The research used poems from several works by Kambeba, such as Saberes da Floresta and O Lugar do Saber Ancestral, etc. As theoretical excerpts that guided our investigation, we highlight: In the field of reflections on indigenous literature: Almeida (2009), Cagnet (2015), Dorrico (2021), Graúna (2013), Munduruku (2010 /2017), Potiguara (2019), Thiel (2012). In the methodological field, we make use of the reception method supported by Bordini & Aguiar (1988) and performative in Oliveira (2018), also the conception of literary conversations in Bajour (2012), Pinheiro (2018) and Rosemblat (2002) that contribute to the reflection relating to an interactive approach to the literary text. The experience of reading indigenous poetry in the classroom favored a change in the students' view of indigenous peoples. There was a recognition of prejudiced perceptions that circulate, as well as a greater interest in the diverse cultural manifestations of Brazilian indigenous people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40613
dc.date.accessioned 2025-02-21T11:10:47Z
dc.date.available 2025-02-21
dc.date.available 2025-02-21T11:10:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poesia indígena pt_BR
dc.subject Poesia brasileira pt_BR
dc.subject Literatura antirracista - sala de aula pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Kambeba, Márcia Wayna pt_BR
dc.subject Indigenous poetry pt_BR
dc.subject Brazilian poetry pt_BR
dc.subject Anti-racist literature – classroom pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Catharie Brandão de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiences with Márcia Kambeba’s poetry in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Catharie Brandão de. Vivências com a poesia de Márcia Kambeba na sala de aula. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta