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Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso.

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dc.creator.ID SILVA, A. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5041749444648431 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Fábio Marques de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Fábio Marques de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor-co1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Juscelino Francisco do.
dc.contributor.referee2 DAROZ, Elaine Pereira.
dc.contributor.referee3 BARBOSA, Lílian.
dc.contributor.referee4 MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes.
dc.description.resumo A pesquisa aqui apresentada surge a partir da nossa experiência com o ensino de língua espanhola, bem como pelo interesse em explorar abordagens pedagógicas inovadoras, além das formas tradicionais de ensino de línguas, pois temos diante de nós um contexto onde as tecnologias digitais estão se expandindo, de modo que é preciso pensar em formas de utilizá las a favor dos processos de ensino e de aprendizagem. O presente estudo investiga o papel da multimodalidade nas interações telecolaborativas para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais, com foco nas relações dialógicas e interculturais estabelecidas entre alunos no contexto do teletandem. A questão de pesquisa central é: Se e de que forma a multimodalidade contribui para o estabelecimento das relações dialógicas e interculturais nas interações telecolaborativas para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais? A hipótese defendida é que a multimodalidade, representada por elementos como gestos, expressões faciais e entonação de voz, desempenha um papel fundamental na co-construção de significados e no bom desenvolvimento do intercâmbio cultural em interações teletandem. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre o caráter dialógico da linguagem e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. Também são consideradas pesquisas anteriores sobre o teletandem, realizadas por autores como Telles (2009), Benedetti (2010), Rammé (2014) e Silva (2018), que destacam a importância da interação digital e não verbal no processo de ensino de línguas. A metodologia adotada é qualitativa, exploratória e se apoia em um estudo de caso, com análise de um corpus composto por vídeos, transcrições e textos multimodais produzidos por participantes de interações telecolaborativas no âmbito do Projeto Intercult. As interações entre uma estudante brasileira e uma estudante argentina foram analisadas para identificar os elementos multimodais que influenciaram o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento intercultural. Os principais resultados indicam que a multimodalidade contribui significativamente para as interações dialógicas e interculturais. Gestos, expressões faciais e outros elementos não verbais desempenharam um papel crucial na comunicação, facilitando a negociação de significados e o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi observado que a linguagem verbal, por si só, não seria suficiente para garantir a compreensão mútua, sendo a multimodalidade um recurso essencial nas interações teletandem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-07
dc.description.abstract La investigación presentada surge a partir de nuestra experiencia con la enseñanza del idioma español, así como por el interés en explorar enfoques pedagógicos innovadores, más allá de las formas tradicionales de enseñanza de idiomas, ya que nos encontramos en un contexto donde las tecnologías digitales están en expansión, lo que nos exige pensar en formas de utilizarlas a favor de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Este estudio investiga el papel de la multimodalidad en las interacciones telecolaborativas para la enseñanza-aprendizaje de lenguas adicionales, enfocándose en las relaciones dialógicas e interculturales que se establecen entre los estudiantes en el contexto del teletándem. La pregunta central de la investigación es: ¿Si y de qué manera la multimodalidad contribuye al establecimiento de relaciones dialógicas e interculturales en las interacciones telecolaborativas para la enseñanza-aprendizaje de lenguas adicionales? La hipótesis defendida es que la multimodalidad, representada por elementos como gestos, expresiones faciales y entonación de voz, desempeña un papel fundamental en la co-construcción de significados y en el buen desarrollo del intercambio cultural en las interacciones de teletándem. El marco teórico se basa en los estudios del Círculo de Bajtín sobre el carácter dialógico del lenguaje y en la Gramática del Diseño Visual, de Kress y Van Leeuwen. También se consideran investigaciones previas sobre teletándem, realizadas por autores como Telles (2009), Benedetti (2010), Rammé (2014) y Silva (2018), quienes destacan la importancia de la interacción digital y no verbal en el proceso de enseñanza de lenguas. La metodología adoptada es cualitativa, exploratoria y se apoya en un estudio de caso, con análisis de un corpus compuesto por videos, transcripciones y textos multimodales producidos por participantes de interacciones telecolaborativa a lo largo del Proyecto Intercult. Se analizaron las interacciones entre una estudiante brasileña y una estudiante argentina para identificar los elementos multimodales que influyeron en el proceso de aprendizaje y en la construcción del conocimiento intercultural. Los principales resultados indican que la multimodalidad contribuye significativamente a las interacciones dialógicas e interculturales. Los gestos, expresiones faciales y otros elementos no verbales jugaron un papel crucial en la comunicación, facilitando la negociación de significados y el éxito en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además, se observó que el lenguaje verbal, por sí solo, no sería suficiente para garantizar la comprensión mutua, siendo la multimodalidad un recurso esencial en las interacciones de teletándem. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40615
dc.date.accessioned 2025-02-21T11:27:14Z
dc.date.available 2025-02-21
dc.date.available 2025-02-21T11:27:14Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Línguas – ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de línguas adicionais pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Relações dialógicas pt_BR
dc.subject Teletandem pt_BR
dc.subject Interação telecolaborativa pt_BR
dc.subject Languages ​​– teaching and learning pt_BR
dc.subject Teaching additional languages pt_BR
dc.subject Multimodality pt_BR
dc.subject Dialogical relationships pt_BR
dc.subject Telecollaborative interaction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ana Caroline Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multimodality in intercultural telecollaborative interactions: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ana Caroline Pereira da. Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso. 2024. 196 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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