dc.creator.ID |
SILVA, A. C. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5041749444648431 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Fábio Marques de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Fábio Marques de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1753039621977042 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
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dc.contributor.advisor-co1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. |
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dc.contributor.referee2 |
DAROZ, Elaine Pereira. |
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dc.contributor.referee3 |
BARBOSA, Lílian. |
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dc.contributor.referee4 |
MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. |
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dc.description.resumo |
A pesquisa aqui apresentada surge a partir da nossa experiência com o ensino de língua
espanhola, bem como pelo interesse em explorar abordagens pedagógicas inovadoras, além das
formas tradicionais de ensino de línguas, pois temos diante de nós um contexto onde as
tecnologias digitais estão se expandindo, de modo que é preciso pensar em formas de utilizá
las a favor dos processos de ensino e de aprendizagem. O presente estudo investiga o papel da
multimodalidade nas interações telecolaborativas para o ensino-aprendizagem de línguas
adicionais, com foco nas relações dialógicas e interculturais estabelecidas entre alunos no
contexto do teletandem. A questão de pesquisa central é: Se e de que forma a multimodalidade
contribui para o estabelecimento das relações dialógicas e interculturais nas interações
telecolaborativas para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais? A hipótese defendida é
que a multimodalidade, representada por elementos como gestos, expressões faciais e
entonação de voz, desempenha um papel fundamental na co-construção de significados e no
bom desenvolvimento do intercâmbio cultural em interações teletandem. A fundamentação
teórica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre o caráter dialógico da linguagem e
na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. Também são consideradas pesquisas
anteriores sobre o teletandem, realizadas por autores como Telles (2009), Benedetti (2010),
Rammé (2014) e Silva (2018), que destacam a importância da interação digital e não verbal no
processo de ensino de línguas. A metodologia adotada é qualitativa, exploratória e se apoia em
um estudo de caso, com análise de um corpus composto por vídeos, transcrições e textos
multimodais produzidos por participantes de interações telecolaborativas no âmbito do Projeto
Intercult. As interações entre uma estudante brasileira e uma estudante argentina foram
analisadas para identificar os elementos multimodais que influenciaram o processo de
aprendizagem e a construção do conhecimento intercultural. Os principais resultados indicam
que a multimodalidade contribui significativamente para as interações dialógicas e
interculturais. Gestos, expressões faciais e outros elementos não verbais desempenharam um
papel crucial na comunicação, facilitando a negociação de significados e o sucesso no processo
de ensino-aprendizagem. Além disso, foi observado que a linguagem verbal, por si só, não seria
suficiente para garantir a compreensão mútua, sendo a multimodalidade um recurso essencial
nas interações teletandem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-07 |
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dc.description.abstract |
La investigación presentada surge a partir de nuestra experiencia con la enseñanza del idioma
español, así como por el interés en explorar enfoques pedagógicos innovadores, más allá de las
formas tradicionales de enseñanza de idiomas, ya que nos encontramos en un contexto donde
las tecnologías digitales están en expansión, lo que nos exige pensar en formas de utilizarlas a
favor de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Este estudio investiga el papel de la
multimodalidad en las interacciones telecolaborativas para la enseñanza-aprendizaje de lenguas
adicionales, enfocándose en las relaciones dialógicas e interculturales que se establecen entre
los estudiantes en el contexto del teletándem. La pregunta central de la investigación es: ¿Si y
de qué manera la multimodalidad contribuye al establecimiento de relaciones dialógicas e
interculturales en las interacciones telecolaborativas para la enseñanza-aprendizaje de lenguas
adicionales? La hipótesis defendida es que la multimodalidad, representada por elementos
como gestos, expresiones faciales y entonación de voz, desempeña un papel fundamental en la
co-construcción de significados y en el buen desarrollo del intercambio cultural en las
interacciones de teletándem. El marco teórico se basa en los estudios del Círculo de Bajtín sobre
el carácter dialógico del lenguaje y en la Gramática del Diseño Visual, de Kress y Van Leeuwen.
También se consideran investigaciones previas sobre teletándem, realizadas por autores como
Telles (2009), Benedetti (2010), Rammé (2014) y Silva (2018), quienes destacan la importancia
de la interacción digital y no verbal en el proceso de enseñanza de lenguas. La metodología
adoptada es cualitativa, exploratoria y se apoya en un estudio de caso, con análisis de un corpus
compuesto por videos, transcripciones y textos multimodales producidos por participantes de
interacciones telecolaborativa a lo largo del Proyecto Intercult. Se analizaron las interacciones
entre una estudiante brasileña y una estudiante argentina para identificar los elementos
multimodales que influyeron en el proceso de aprendizaje y en la construcción del conocimiento
intercultural. Los principales resultados indican que la multimodalidad contribuye
significativamente a las interacciones dialógicas e interculturales. Los gestos, expresiones
faciales y otros elementos no verbales jugaron un papel crucial en la comunicación, facilitando
la negociación de significados y el éxito en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además, se
observó que el lenguaje verbal, por sí solo, no sería suficiente para garantizar la comprensión
mutua, siendo la multimodalidad un recurso esencial en las interacciones de teletándem. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40615 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T11:27:14Z |
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dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T11:27:14Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Línguas – ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de línguas adicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Relações dialógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Teletandem |
pt_BR |
dc.subject |
Interação telecolaborativa |
pt_BR |
dc.subject |
Languages – teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching additional languages |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodality |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogical relationships |
pt_BR |
dc.subject |
Telecollaborative interaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ana Caroline Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multimodality in intercultural telecollaborative interactions: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ana Caroline Pereira da. Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso. 2024. 196 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |