dc.creator.ID |
ARAUJO, T. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2407977639673215 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VILLOTA, J. M. J. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso Van. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Luciano da. |
|
dc.description.resumo |
A inserção da Sociologia, nos currículos brasileiros, iniciou-se no final do século
XIX e consolidou-se, no ensino básico, durante o século XX. Com a
redemocratização e a Constituição de 1988, seu retorno ao ensino médio foi
reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996.
A obrigatoriedade da disciplina foi estabelecida pela Lei 11.684/2008, que
exigiu a inclusão de Sociologia nos currículos do ensino médio, destacando a
importância de aulas adequadas e professores qualificados. Neste sentido, esta
pesquisa propõe a criação da "Primeira Semana de Humanidades", um projeto
de intervenção pedagógica que visa dinamizar o ensino de Sociologia e
promover a formação contínua de docentes. Além disso, o projeto pretende
ampliar as perspectivas dos estudantes, explorando questões sociais e
políticas relevantes, como gênero e cultura brasileira. A elaboração desse
projeto de intervenção pedagógica parte da necessidade de metodologias
didáticas mais dinâmicas e interdisciplinaridade no ensino de Sociologia, de
acordo com as diretrizes das OCN’s, que determinam as formas de
dinamização da prática pedagógica na escola. Embora haja um crescimento no
número de estudos sobre o ensino de Sociologia, ainda há carência de
pesquisas focadas na formação docente e na intervenção pedagógica como
recurso de formação social e cultural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.title |
Semana de humanidades: uma experiência de intervenção pedagógica na Escola ECI Professor Itan Pereira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-25 |
|
dc.description.abstract |
He inclusion of Sociology in Brazilian curriculum began at the end of the 19th
century and was consolidated in basic education during the 20th century. With
redemocratization and the Constitution of 1988, his return to secondary education
was reinforced by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) of
1996. The mandatory nature of the subject was established by Law 11,684/2008,
which required the inclusion of Sociology in high school curricula, highlighting the
importance of appropriate classes and qualified teachers. This research proposes
the creation of the "First Week of Humanities", a pedagogical intervention project
that aims to boost the teaching of Sociology and promote the continuous training of
teachers. Furthermore, the project aims to broaden students' perspectives,
exploring relevant social and political issues, such as gender and Brazilian culture.
The development of this pedagogical intervention project is based on the need for
more dynamic teaching methodologies and interdisciplinarity in the teaching of
Sociology, as the OCN's guidelines emphasize as ways of boosting pedagogical
practice at school. Although there is an increase in the number of studies on
Sociology teaching, there is still a lack of research focused on teacher training and
pedagogical intervention as a resource for social and cultural training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40620 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T12:13:31Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T12:13:31Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology of education |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Tiago Rodrigues. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Humanities week: an experience of pedagogical intervention at the ECI Professor Itan Pereira School. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Tiago Rodrigues. Semana de humanidades: uma experiência de intervenção pedagógica na Escola ECI Professor Itan Pereira. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |