DSpace/Manakin Repository

Semana de humanidades: uma experiência de intervenção pedagógica na Escola ECI Professor Itan Pereira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, T. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2407977639673215 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.advisor1ID VILLOTA, J. M. J. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 pt_BR
dc.contributor.referee1 OOSTERHOUT, Maria da Conceição Mariano Cardoso Van.
dc.contributor.referee2 SILVA, Luciano da.
dc.description.resumo A inserção da Sociologia, nos currículos brasileiros, iniciou-se no final do século XIX e consolidou-se, no ensino básico, durante o século XX. Com a redemocratização e a Constituição de 1988, seu retorno ao ensino médio foi reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. A obrigatoriedade da disciplina foi estabelecida pela Lei 11.684/2008, que exigiu a inclusão de Sociologia nos currículos do ensino médio, destacando a importância de aulas adequadas e professores qualificados. Neste sentido, esta pesquisa propõe a criação da "Primeira Semana de Humanidades", um projeto de intervenção pedagógica que visa dinamizar o ensino de Sociologia e promover a formação contínua de docentes. Além disso, o projeto pretende ampliar as perspectivas dos estudantes, explorando questões sociais e políticas relevantes, como gênero e cultura brasileira. A elaboração desse projeto de intervenção pedagógica parte da necessidade de metodologias didáticas mais dinâmicas e interdisciplinaridade no ensino de Sociologia, de acordo com as diretrizes das OCN’s, que determinam as formas de dinamização da prática pedagógica na escola. Embora haja um crescimento no número de estudos sobre o ensino de Sociologia, ainda há carência de pesquisas focadas na formação docente e na intervenção pedagógica como recurso de formação social e cultural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Semana de humanidades: uma experiência de intervenção pedagógica na Escola ECI Professor Itan Pereira. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-25
dc.description.abstract He inclusion of Sociology in Brazilian curriculum began at the end of the 19th century and was consolidated in basic education during the 20th century. With redemocratization and the Constitution of 1988, his return to secondary education was reinforced by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) of 1996. The mandatory nature of the subject was established by Law 11,684/2008, which required the inclusion of Sociology in high school curricula, highlighting the importance of appropriate classes and qualified teachers. This research proposes the creation of the "First Week of Humanities", a pedagogical intervention project that aims to boost the teaching of Sociology and promote the continuous training of teachers. Furthermore, the project aims to broaden students' perspectives, exploring relevant social and political issues, such as gender and Brazilian culture. The development of this pedagogical intervention project is based on the need for more dynamic teaching methodologies and interdisciplinarity in the teaching of Sociology, as the OCN's guidelines emphasize as ways of boosting pedagogical practice at school. Although there is an increase in the number of studies on Sociology teaching, there is still a lack of research focused on teacher training and pedagogical intervention as a resource for social and cultural training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40620
dc.date.accessioned 2025-02-21T12:13:31Z
dc.date.available 2025-02-21
dc.date.available 2025-02-21T12:13:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia da educação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Sociology of education pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Tiago Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Humanities week: an experience of pedagogical intervention at the ECI Professor Itan Pereira School. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Tiago Rodrigues. Semana de humanidades: uma experiência de intervenção pedagógica na Escola ECI Professor Itan Pereira. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia em Rede PROFSOCIO) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta