dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0423813552194717 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elinaldo Menezes |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Francisco Francimar. |
|
dc.description.resumo |
Esse trabalho investiga a implementação de práticas pedagógicas multiculturais e
decoloniais no ensino de língua inglesa, dentro do contexto do Programa de
Residência Pedagógica no Centro de Formação de Professores da Universidade
Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). A pesquisa adota uma metodologia
qualitativa exploratória, baseada em revisão bibliográfica sobre multiculturalismo,
decolonialidade e ensino de línguas, para avaliar como essas abordagens teóricas
podem ser integradas na prática pedagógica e contribuir para a formação docente.
O estudo destaca a importância da Linguística Aplicada na capacitação de
professores para lidar com a diversidade cultural e linguística em salas de aula
multiculturais, enfocando a necessidade de práticas educativas que não apenas
ensinam o inglês como língua estrangeira, mas também promovam uma
compreensão mais ampla e crítica das diferentes culturas. Como base teórica para
esta pesquisa foram consideradas as contribuições de autores como Quijano (2005),
Hall (1997), Canen (2000), Rajagopalan (2014), Magalhães (2012) entre outros. É
fundamental que profissionais da educação contemporânea tenham acesso desde
cedo a programas que contribuam em sua trajetória tanto na questão prática quanto
no seu pensamento reflexivo para que possam, assim, compreender a dimensão e o
impacto que o conteúdo que é ensinado em sala de aula tem nos alunos e do que
pode ser feito para que este seja significativo, transformador e emancipador, como é
posto por Paulo Freire (1996) quando diz que "A educação, qualquer que seja ela, é
sempre uma teoria do conhecimento posta em prática, e, como tal, implica uma
compreensão do homem e do mundo. Implica um saber crítico e libertador.". O
ensino de inglês, ao uso de abordagens e conteúdos com temas multicultural e
decolonial auxiliam na valorização das culturas dos próprios discentes, e de povos
que foram marginalizados e subalternizados durante o período de colonização
territorial e psicológica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
A dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-11 |
|
dc.description.abstract |
This study investigates the implementation of multicultural and decolonial
pedagogical practices in English language teaching within the context of the
Pedagogical Residency Program at the Teacher Training Center of the Federal
University of Campina Grande (CFP/UFCG). The research adopts a qualitative
exploratory methodology, based on a literature review on multiculturalism,
decoloniality, and language teaching, to evaluate how these theoretical approaches
can be integrated into pedagogical practice and contribute to teacher training. The
study emphasizes the importance of Applied Linguistics in equipping teachers to
address cultural and linguistic diversity in multicultural classrooms, highlighting the
need for educational practices that not only teach English as a foreign language but
also promote a broader and more critical understanding of different cultures. The
theoretical foundation for this research includes contributions from authors such as
Quijano (2005), Hall (1997), Canen (2000), Rajagopalan (2014), Magalhães (2012),
among others. It is essential for contemporary education professionals to have early
access to programs that contribute to both their practical skills and reflective thinking,
enabling them to comprehend the scope and impact of the content taught in the
classroom, and to ensure that it is meaningful, transformative, and emancipatory.
This aligns with Paulo Freire's (1996) assertion that "Education, whatever it may be,
is always a theory of knowledge put into practice, and as such, implies an
understanding of humanity and the world. It implies critical and liberating knowledge."
In the context of English teaching, the use of multicultural and decolonial approaches
and content helps to value the cultures of the students themselves, as well as those
of peoples who were marginalized and subjugated during territorial and psychological
colonization. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40622 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T12:49:11Z |
|
dc.date.available |
2024-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T12:49:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa- ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Inglês - prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.subject |
Lingüística - capacitação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Letras- Língua Inglesa - Centro de Formação de Professores – Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior- Cajazeiras-Município -Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
English language - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
English - pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Decoloniality |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Letters - English Language - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA , Ângela Maria de Sousa |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The multicultural dimension in teaching English from a decolonial perspective: experiences from the Pedagogical Residency in Basic Education. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ângela Maria de Sousa. A dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico. 2024. 74f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024. |
pt_BR |