DSpace/Manakin Repository

A dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0423813552194717 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes
dc.contributor.referee2 ALVES, Francisco Francimar.
dc.description.resumo Esse trabalho investiga a implementação de práticas pedagógicas multiculturais e decoloniais no ensino de língua inglesa, dentro do contexto do Programa de Residência Pedagógica no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). A pesquisa adota uma metodologia qualitativa exploratória, baseada em revisão bibliográfica sobre multiculturalismo, decolonialidade e ensino de línguas, para avaliar como essas abordagens teóricas podem ser integradas na prática pedagógica e contribuir para a formação docente. O estudo destaca a importância da Linguística Aplicada na capacitação de professores para lidar com a diversidade cultural e linguística em salas de aula multiculturais, enfocando a necessidade de práticas educativas que não apenas ensinam o inglês como língua estrangeira, mas também promovam uma compreensão mais ampla e crítica das diferentes culturas. Como base teórica para esta pesquisa foram consideradas as contribuições de autores como Quijano (2005), Hall (1997), Canen (2000), Rajagopalan (2014), Magalhães (2012) entre outros. É fundamental que profissionais da educação contemporânea tenham acesso desde cedo a programas que contribuam em sua trajetória tanto na questão prática quanto no seu pensamento reflexivo para que possam, assim, compreender a dimensão e o impacto que o conteúdo que é ensinado em sala de aula tem nos alunos e do que pode ser feito para que este seja significativo, transformador e emancipador, como é posto por Paulo Freire (1996) quando diz que "A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática, e, como tal, implica uma compreensão do homem e do mundo. Implica um saber crítico e libertador.". O ensino de inglês, ao uso de abordagens e conteúdos com temas multicultural e decolonial auxiliam na valorização das culturas dos próprios discentes, e de povos que foram marginalizados e subalternizados durante o período de colonização territorial e psicológica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title A dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-11
dc.description.abstract This study investigates the implementation of multicultural and decolonial pedagogical practices in English language teaching within the context of the Pedagogical Residency Program at the Teacher Training Center of the Federal University of Campina Grande (CFP/UFCG). The research adopts a qualitative exploratory methodology, based on a literature review on multiculturalism, decoloniality, and language teaching, to evaluate how these theoretical approaches can be integrated into pedagogical practice and contribute to teacher training. The study emphasizes the importance of Applied Linguistics in equipping teachers to address cultural and linguistic diversity in multicultural classrooms, highlighting the need for educational practices that not only teach English as a foreign language but also promote a broader and more critical understanding of different cultures. The theoretical foundation for this research includes contributions from authors such as Quijano (2005), Hall (1997), Canen (2000), Rajagopalan (2014), Magalhães (2012), among others. It is essential for contemporary education professionals to have early access to programs that contribute to both their practical skills and reflective thinking, enabling them to comprehend the scope and impact of the content taught in the classroom, and to ensure that it is meaningful, transformative, and emancipatory. This aligns with Paulo Freire's (1996) assertion that "Education, whatever it may be, is always a theory of knowledge put into practice, and as such, implies an understanding of humanity and the world. It implies critical and liberating knowledge." In the context of English teaching, the use of multicultural and decolonial approaches and content helps to value the cultures of the students themselves, as well as those of peoples who were marginalized and subjugated during territorial and psychological colonization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40622
dc.date.accessioned 2025-02-21T12:49:11Z
dc.date.available 2024-02-21
dc.date.available 2025-02-21T12:49:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa- ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Inglês - prática pedagógica pt_BR
dc.subject Multiculturalismo pt_BR
dc.subject Decolonialidade pt_BR
dc.subject Lingüística - capacitação de professores pt_BR
dc.subject Letras- Língua Inglesa - Centro de Formação de Professores – Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino Superior- Cajazeiras-Município -Paraíba pt_BR
dc.subject English language - teaching and learning pt_BR
dc.subject English - pedagogical practice pt_BR
dc.subject Decoloniality pt_BR
dc.subject Linguistics - teacher training pt_BR
dc.subject Letters - English Language - Teacher Training Center - Federal University of Campina Grande pt_BR
dc.subject Pedagogical residency pt_BR
dc.subject Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA , Ângela Maria de Sousa
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The multicultural dimension in teaching English from a decolonial perspective: experiences from the Pedagogical Residency in Basic Education. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ângela Maria de Sousa. A dimensão multicultural no ensino de Inglês em uma perspectiva decolonial: experiências da Residência Pedagógica no Ensino no Básico. 2024. 74f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta