dc.description.resumo |
No presente artigo analisamos alguns dos reclames (disseminados no periódico O Lidador que
circulou em Jacobina - BA entre 1933-1943) de medicamentos indicados especificamente ao
público feminino, interrogando que composição corporal feminina é sugerida por esses
anúncios. Discutimos que o corpo é uma emergência histórica, ainda abordamos a relação
entre os avanços técnicos na produção e circulação de publicidades e sua ligação com o corpo
feminino. Entendemos que as práticas corporais não são apenas pessoais, mas são sociais e
políticas. Acontecem numa tensa relação de forças, pensamos que para o período da pesquisa
os discursos e práticas médicos, farmacêuticos e publicitários ganham relevância e formam
um dispositivo nas assimétricas relações de forças, que delineiam corpos, enquanto corpos
femininos circunscritos na heteronormatividade e na maternidade que demandam o consumo
medicamentoso. Ao marcar-lo socialmente com a função da maternidade, o corpo feminino
(no período contemplado pela pesquisa) é concebido como peça fundamental num projeto de
nação pautado no desenvolvimento industrial e de urbanização. A mãe geraria e educaria
homens capazes de contribuir com o progresso da nação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
“No vidro é remédio, mas no corpo é saúde”: imagens do corpo feminino nos reclames medicamentosos n’o lidador (1933-1943). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40641 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T17:44:54Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T17:44:54Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Reclames medicamentosos |
pt_BR |
dc.subject |
Periódico O Lidador - Jacobina - BA - 1933-1943 |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade - medicamentos femininos |
pt_BR |
dc.subject |
Female body |
pt_BR |
dc.subject |
Medicine advertisements |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising - female medicines |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Keila Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“In the bottle it’s medicine, but in the body it’s health”: images of the female body in medicinal advertisements in O Lidar (1933-1943). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Keila Nascimento. “No vidro é remédio, mas no corpo é saúde”: imagens do corpo feminino nos reclames medicamentosos n’o lidador (1933-1943). In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 01: História Oral e Identidades. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40641 |
pt_BR |