Dépôt DSpace/Manakin

Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996).

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo Vivenciamos um período de intenso desenvolvimento de mídias no âmbito geral. Com isso, tornou-se cada vez mais complexa a comunicação do professor para com seus alunos em sala de aula mediante a linguagem sob a qual os discentes estão em contato desde cedo. Contudo, os professores tem a árdua missão de se adaptarem a esses requisitos que refletem consideravelmente em sua prática docente. É seu papel despertar nos alunos habilidades para que ocorra um bom êxito no processo educacional. Consideremos o ensino de história e as possibilidades de se trabalhar em sala de aula com distintos recursos didáticos, priorizando a interdisciplinaridade como o uso de imagens, vídeos que proporcionam aos discentes um aprendizado dinâmico e atraente. Frente a essas questões, é necessário pensar na contribuição do cinema em sala de aula, considerando que o diálogo entre história e cinema remontam já a bastante tempo. Contudo, foi a partir da proposta da Nova História que a historiografia voltou seu olhar para as contribuições de vídeos e filmes no processo educativo dos alunos. Este artigo versa compreender como a proposta de história e cinema pode ser produtivas em sala de aula considerando a análise do documentário “Quinze filhos” (1996). Nossa intenção é discutir o papel das testemunhas na narrativa da história recente do país e compreender como esses depoimentos podem servir como importantes ferramentas ao ensino de história. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650
dc.date.accessioned 2025-02-21T18:13:21Z
dc.date.available 2025-02-21
dc.date.available 2025-02-21T18:13:21Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cinema e ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História e cinema pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Documentário Quinze Filhos - 1996 pt_BR
dc.subject Cinema and History Teaching pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject History and Cinema pt_BR
dc.subject Media pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Documentary Quinze Filhos - 1996 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Amannda Dativa de Melo
dc.creator MENESES, Sônia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history and cinema: interdisciplinarity in the classroom based on the analysis of the documentary “Quinze Filhos” (1996). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Amannda Dativa de Melo; MENESES, Sônia. Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 05: Ensino de História. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte