Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Vivenciamos um período de intenso desenvolvimento de mídias no âmbito geral. Com isso,
tornou-se cada vez mais complexa a comunicação do professor para com seus alunos em sala
de aula mediante a linguagem sob a qual os discentes estão em contato desde cedo. Contudo,
os professores tem a árdua missão de se adaptarem a esses requisitos que refletem
consideravelmente em sua prática docente. É seu papel despertar nos alunos habilidades para
que ocorra um bom êxito no processo educacional. Consideremos o ensino de história e as
possibilidades de se trabalhar em sala de aula com distintos recursos didáticos, priorizando a
interdisciplinaridade como o uso de imagens, vídeos que proporcionam aos discentes um
aprendizado dinâmico e atraente. Frente a essas questões, é necessário pensar na contribuição
do cinema em sala de aula, considerando que o diálogo entre história e cinema remontam já a
bastante tempo. Contudo, foi a partir da proposta da Nova História que a historiografia voltou
seu olhar para as contribuições de vídeos e filmes no processo educativo dos alunos. Este
artigo versa compreender como a proposta de história e cinema pode ser produtivas em sala
de aula considerando a análise do documentário “Quinze filhos” (1996). Nossa intenção é
discutir o papel das testemunhas na narrativa da história recente do país e compreender como
esses depoimentos podem servir como importantes ferramentas ao ensino de história. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T18:13:21Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T18:13:21Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História e cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Documentário Quinze Filhos - 1996 |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History and Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Media |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Documentary Quinze Filhos - 1996 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Amannda Dativa de Melo |
|
dc.creator |
MENESES, Sônia. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history and cinema: interdisciplinarity in the classroom based on the analysis of the documentary “Quinze Filhos” (1996). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Amannda Dativa de Melo; MENESES, Sônia. Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 05: Ensino de História. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée