dc.description.resumo | O presente artigo traz algumas considerações em torno da evolução da educação Brasileira entre o período colonial até o período da educação popular, também conhecido como Quarta República. Abordam-se ideias acerca da elitização e democratização da Educação Brasileira. O referido tem como objetivo geral elencar discussões acerca dos marcos históricas ocorridos na educação brasileira entre o período colonial até o período quarta república e tem como objetivo específico compreender os processos evolutivos da educação brasileira entre o período colonial até o período da educação popular. Para isso a metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico, onde foram apresentadas discussões a respeito da educação brasileira nesse período de tempo, já citados acima, a partir da visão de alguns teóricos. Após o estudo realizado concluiu-se que durante o período Colonial, Imperial, Primeira República, Segunda República, Estado Novo e Quarta República, ocorreram muitas mudanças na educação Brasileira. Durante o período colonial e imperial a educação Brasileira era reservada apenas para a elite, com o surgimento de ideias sobre a democratização da educação, que começou na primeira República, a educação passou a ser gratuita obrigatória e para todos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.title | Elitização e democratização da educação no Brasil. | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40654 | |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T18:23:00Z | |
dc.date.available | 2025-02-21 | |
dc.date.available | 2025-02-21T18:23:00Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História da educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Elitização da educação | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil colonial | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação brasileira | pt_BR |
dc.subject | History of education - Brazil | pt_BR |
dc.subject | Elitization of education | pt_BR |
dc.subject | Popular education | pt_BR |
dc.subject | Education - colonial Brazil | pt_BR |
dc.subject | Democratization of Brazilian education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Damaris Nobre. | |
dc.creator | FERNANDES, Dorgival Golçalves. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Elitism and democratization of education in Brazil. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Damaris Nobre; FERNANDES, Dorgival Golçalves. Elitização e democratização da educação no Brasil. In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 04: Formação de Professores. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40654 | pt_BR |