dc.creator.ID |
OLIVEIRA, O. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3507860304987150 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOGUEIRA, R.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No decorrer da História da formação do território brasileiro a experiência de africanos e seus
descendentes vem sendo consolidada através de luta e resistência. Mesmo diante da capacidade
de resistir junto ao processo de colonização que perdura até os dias atuais por meio da
colonialidade. Entendemos que mesmo diante de toda a resistência esses processos ainda não
temos uma viabilização da História e Cultura Afro no Brasil, que mesmo com a Lei 10.639/03
ainda encontramos resistência para adentrarmos o contexto escolar, ou seja, apesar da cultura
brasileira ser imensamente negra, o mesmo não se pode dizer da cidadania. O preconceito racial,
a intolerância à diferença, e até mesmo, a recusa de aceitar as origens étnicas do Brasil são
obstáculos para que os professores possam desenvolver um trabalho eficaz para o combate ao
racismo. Por esse motivo, nosso trabalho faz parte da análise reflexiva tendo por base a Lei
10.639/03, que parte da necessidade de entender como ocorre o ensino de História Afro
Brasileira na Escola Amaral Cavalcante localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri,
município Serra Branca-PB. Para este trabalho abordamos o pressuposto da pesquisa qualitativa
ao entendemos que a pesquisa qualitativa tem sua investigação voltada de forma mais ampla
para vida social suas vivências e práticas do cotidiano que nos levam a uma reflexão
investigativa (Richardson, 2009). O objetivo geral deste trabalho é entender como ocorre o
ensino de História e Cultura – Afro – Brasileira na Escola Amara Cavalcante Wanderlei. Como
objetivo específico: entender como os professores trabalham essa temática em sala de aula. O
ensino de História e cultura Afro Brasileira é determinante no combate ao racismo na escola e
principalmente na sociedade. Abordar a temática é uma forma de ensinar as crianças a respeitar
uns aos outros, e ver que a história da pessoa negra/preta é importante e que a população
escravizada que foi trazida da África para serem escravizados no Brasil, construíram a nação
não só pela força de trabalho, trouxeram cultura, literatura, culinária e toda sua arte, e assim
diante desse conhecimento a criança entenda o valor da pessoa negra/preta enxergando- a não
como ser inferior às demais, mas como sujeito de conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História e cultura afro-brasileira no ensino fundamental da Escola Amara Cavalcante Wanderlei de Santa Luzia do Cariri – Serra Branca - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-02-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40661 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T22:02:41Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T22:02:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afr-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Amara Cavalcante Wanderlei – Serra Branca - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639/2023 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Orrely Messias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching of Afro-Brazilian history and culture in elementary school at the Amara Cavalcante Wanderlei School in Santa Luzia do Cariri – Serra Branca - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Orrely Messias. Ensino de História e cultura afro-brasileira no
ensino fundamental da Escola Amara Cavalcante Wanderlei de Santa Luzia do Cariri – Serra Branca -
PB. 2025. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2025.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40661 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Throughout the history of the formation of the Brazilian territory, the experience of Africans
and their descendants has been consolidated through struggle and resistance. Even in the face
of the capacity to resist the colonization process that continues to this day through coloniality.
We understand that even in the face of all the resistance to these processes, we still do not have
a viable Afro History and Culture in Brazil, and that even with Law 10.639/03, we still
encounter resistance to entering the school context. In other words, despite Brazilian culture
being immensely black, the same cannot be said of citizenship. Racial prejudice, intolerance of
difference, and even the refusal to accept Brazil's ethnic origins are obstacles to teachers being
able to develop effective work to combat racism. For this reason, our work, based on a reflective
analysis based on Law 10.639/03, is based on the need to understand how Afro-Brazilian
History is taught at the Amaral Cavalcante School located in the district of Santa Luzia do
Cariri, municipality of Serra Branca-PB. For this work, we address the premise of qualitative
research by understanding that qualitative research has its investigation focused more broadly
on social life, its experiences and daily practices that lead us to an investigative reflection
(Richardson, 2009). The general objective of this work is to understand how the teaching of
Afro-Brazilian History and Culture occurs at the Amara Cavalcante Wanderlei School. As a
specific objective: to understand how teachers work with this theme in the classroom. The
teaching of Afro-Brazilian History and Culture is crucial in combating racism in schools and
especially in society. Addressing the theme is a way of teaching children to respect each other,
and to see that the history of black people is important and that the enslaved population that
was brought from Africa to be enslaved in Brazil built the nation not only through labor, but
brought culture, literature, cuisine and all their art, and thus, through this knowledge, the child
understands the value of black people, seeing them not as being inferior to others, but as subjects
of knowledge. |
pt_BR |