Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
O estudo em questão apresenta uma análise do ensino de História a partir da troca de
experiências e vivências em sala de aula, em especial no âmbito da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Dom Moisés Coelho, apresentando como resultado o Projeto “Reciclagem
Histórica”, aplicado em turmas de 6º a 8 º anos do Ensino Fundamental II. O projeto em
questão trabalha os conteúdos pré-estabelecidos no currículo de História e nos livros didáticos
de uma forma mais dinâmica, a fim de apurar o censo crítico do alunado e estimular a
produção historiográfica. Isto acontece em dois momentos cruciais e que garantem o resultado
esperado no planejamento das aulas: o primeiro momento é a exposição do conteúdo em sala
de aula, a fim de que o aluno tenha a capacidade, no ato da produção, de discernir
corretamente o assunto trabalhado naquela aula; o segundo momento é o da confecção de
materiais pedagógicos ou produção textual, onde o discente é colocado na posição de expor a
sua opinião e apresentar o que aprendeu e identificar o que ele apresenta ainda de dificuldade.
Aqui, além de esclarecer as metodologias utilizadas no entorno do projeto, apresentaremos
alguns resultados, a fim de provocar uma discussão no tocante ao ensino de História e as
novas dificuldades apresentadas na sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Reciclando história, remodelando metodologias: o ensino de história no âmbito da escola pública Dom Moisés Coelho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40665 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T23:34:53Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T23:34:53Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Reciclagem Histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental II |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Dom Moisés Coelho School - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Historical Recycling Project |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School II |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Recycling history, remodeling methodologies: teaching history in the Dom Moisés Coelho public school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. Reciclando história, remodelando metodologias: o ensino de história no âmbito da escola pública Dom Moisés Coelho. In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 06: Discursos e práticas educacionais. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40665 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée