dc.description.resumo |
O presente artigo tem como proposta fazer um estudo sobre o ensino de história em uma
escola de educação profissional, tendo como base a EEEP Professor Moreira de Souza,
situada na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará. Apoiando-se nas observações participativas
realizadas pelos bolsistas do projeto PIBID URCA-história, no período entre 10 de abril e 25
de julho de 2014, assim como nos textos discutidos nos nossos encontro semanais, fazendo
assim uma abordagem sobre como é visto o ensino da disciplina em relação às aulas, os
planejamentos e a interação com os alunos. Colocaremos em foco o processo de inclusão e
exclusão como duas faces do método educacional em uma escola profissionalizante, no
sentido de mesmo incluso no mercado de trabalho o individuo pode estar excluso das relações
voltadas à cidadania e à vivência social, refletindo sobre a escola formadora de profissionais e
o seu papel de promover a cidadania, levando em conta que ambos os modelos são
importantes, mas a cidadania possibilita que o sujeito tenha uma atuação adequada enquanto
profissional, sujeito histórico e atores sociais. Traremos com referencial teórico autores como
Carmen Sylvia v. Morais, Valdete Jane Cordeiro, Patrícia Nassif da Cruz, que nos auxiliaram
através de seus trabalhos sobre a educação profissional, na obtenção de informações para
elaboração do artigo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-21T23:40:37Z |
|
dc.date.available |
2025-02-21 |
|
dc.date.available |
2025-02-21T23:40:37Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Professor Moreira de Souza - Juazeiro do Norte - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto PIBID - URCA |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Professional education |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Professor Moreira de Souza State School - Juazeiro do Norte - CE |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID Project - URCA |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ana Julia Gomes de. |
|
dc.creator |
FARIAS, Juliana do Nascimento. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Iarê Lucas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The challenges of teaching history and citizenship training in a professional education school: EEEP Professor Moreira de Souza. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ana Julia Gomes de; FARIAS, Juliana do Nascimento; ANDRADE, Iarê Lucas. Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza. In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 06: Discursos e práticas educacionais. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666 |
pt_BR |