DSpace/Manakin Repository

Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo tem como proposta fazer um estudo sobre o ensino de história em uma escola de educação profissional, tendo como base a EEEP Professor Moreira de Souza, situada na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará. Apoiando-se nas observações participativas realizadas pelos bolsistas do projeto PIBID URCA-história, no período entre 10 de abril e 25 de julho de 2014, assim como nos textos discutidos nos nossos encontro semanais, fazendo assim uma abordagem sobre como é visto o ensino da disciplina em relação às aulas, os planejamentos e a interação com os alunos. Colocaremos em foco o processo de inclusão e exclusão como duas faces do método educacional em uma escola profissionalizante, no sentido de mesmo incluso no mercado de trabalho o individuo pode estar excluso das relações voltadas à cidadania e à vivência social, refletindo sobre a escola formadora de profissionais e o seu papel de promover a cidadania, levando em conta que ambos os modelos são importantes, mas a cidadania possibilita que o sujeito tenha uma atuação adequada enquanto profissional, sujeito histórico e atores sociais. Traremos com referencial teórico autores como Carmen Sylvia v. Morais, Valdete Jane Cordeiro, Patrícia Nassif da Cruz, que nos auxiliaram através de seus trabalhos sobre a educação profissional, na obtenção de informações para elaboração do artigo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666
dc.date.accessioned 2025-02-21T23:40:37Z
dc.date.available 2025-02-21
dc.date.available 2025-02-21T23:40:37Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Escola Estadual Professor Moreira de Souza - Juazeiro do Norte - CE pt_BR
dc.subject Projeto PIBID - URCA pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Professional education pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Professor Moreira de Souza State School - Juazeiro do Norte - CE pt_BR
dc.subject PIBID Project - URCA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ana Julia Gomes de.
dc.creator FARIAS, Juliana do Nascimento.
dc.creator ANDRADE, Iarê Lucas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges of teaching history and citizenship training in a professional education school: EEEP Professor Moreira de Souza. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ana Julia Gomes de; FARIAS, Juliana do Nascimento; ANDRADE, Iarê Lucas. Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza. In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 06: Discursos e práticas educacionais. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta