dc.creator.ID |
SILVA, R. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8014492043289600 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAVALCANTE NETO, F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, T. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9816430687565695 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. |
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dc.contributor.referee2ID |
BARBOSA, F. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho monográfico intitulado A questão agrária no município de Amparo-PB e sua relação
com o PIBID Diversidade de Ciências Humanas e Sociais Na Escola Ildefonso Anselmo da
Silva (2011-2014) teve como objetivo geral investigar a questão agrária do município de
Amparo-PB, com o intuito de pensarmos este tema a partir do que propõe o paradigma da
Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, buscando perceber se ele foi
tomado como objeto de preocupação pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID
Diversidade, desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo, da
Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, entre 2011 e 2014, na Escola
Municipal de Ensino Fundamental “Idelfonso Anselmo da Silva”, situada na sede do citado
município. Especificamente, procuramos: apresentar como a questão agrária se apresenta no
município de Amparo-PB; situar os fundamentos teóricos da Educação Contextualizada,
analisando se a mesma trata a questão agrária; e analisar se a questão agrária brasileira, do
Semiárido e, especificamente, e do município de Amparo foi tomado como objeto de
preocupação do PIBID Diversidade, desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Educação do
Campo, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, entre 2011 a 2014, na
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Idelfonso Anselmo da Silva”, situada na sede do
citado município. Nosso referencial teórico-metodológico foi o materialismo histórico-dialético
(Marx, 1983), que explica a história das sociedades humanas através de fatos históricos, com
um foco voltado a partir dos processos e relações econômicas. Para respondermos os nossos
questionamentos, fizemos uso das seguintes fontes: historiografia paraibana, sesmarias,
inventários, Censos Agropecuários, dados do IBGE e do Sistema Nacional de Cadastro Rural
(SNCR), relatórios e artigos do PIBID Diversidade. A presente pesquisa concluiu que, em que
pese a importância dos conteúdos trabalhados pelo PIBID- Diversidade entre 2011 e 2014, na
Escola Idelfonso Anselmo da Silva, existiu a completa ausência da problematização do que se
apresenta como o maior problema do povo pobre camponês do Brasil que é a questão agrária,
cujos reflexos podem ser notados pelo grau de miséria que essa desigual distribuição de terra
causa ao povo brasileiro, paraibano, caririzeiro e amparense. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A questão agrária no município de Amparo-PB e sua relação com o PIBID Diversidade de Ciências Humanas e Sociais na Escola Idelfonso Anselmo da Silva (2011- 2014). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-06 |
|
dc.description.abstract |
The monographic work entitled The agrarian question in the municipality of Amparo-PB and
its relationship with the PIBID Diversity of Human and Social Sciences at the Ildefonso
Anselmo da Silva School (2011-2014) had as its general objective to investigate the agrarian
question of the municipality of Amparo-PB, in order to think about this theme from what the
paradigm of Contextualized Education for Coexistence with the Semi-arid proposes, seeking
to understand if it was taken as an object of concern by the Teaching Initiation Scholarship
Program – PIBID Diversity, developed by the Teaching Degree in Rural Education, at the
Federal University of Campina Grande, Sumé campus, between 2011 and 2014, at the
Municipal School of Elementary Education "Idelfonso Anselmo da Silva", located in the
headquarters of the aforementioned municipality. Specifically, we seek to: present how the
agrarian question is presented in the municipality of Amparo-PB; situate the theoretical
foundations of Contextualized Education, analyzing whether it deals with the issue of agrarian
question; and to analyze whether the Brazilian agrarian issue, of the Semi-arid region and,
specifically, of the municipality of Amparo was taken as an object of concern of the PIBID
Diversity, developed by the Licentiate Degree in Rural Education, at the Federal University of
Campina Grande, Sumé campus, between 2011 and 2014, at the Municipal School of
Elementary Education "Idelfonso Anselmo da Silva", located in the seat of the aforementioned
municipality. Our theoretical-methodological framework was historical-dialectical materialism
(Marx, 1983), which explains the history of human societies through historical facts, with a
focus on economic processes and relations. To answer our questions, we made use of the
following sources: Paraíba historiography, sesmarias, inventories, Agricultural Censuses, data
from the IBGE and the National Rural Registry System (SNCR), reports and articles from
PIBID Diversity. The present research concluded that, despite the importance of the contents
worked by PIBID- Diversity between 2011 and 2014, at the Idelfonso Anselmo da Silva School,
there was a complete absence of problematization of what is presented as the biggest problem
of the poor peasant people of Brazil, which is the agrarian question, whose reflections can be
noted by the degree of misery that this unequal distribution of land causes to the Brazilian
people, Paraíba, caririzeiro and amparense. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40707 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-24T21:22:01Z |
|
dc.date.available |
2025-02-24 |
|
dc.date.available |
2025-02-24T21:22:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Questão agrária |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Amparo-PB – questão agrária |
pt_BR |
dc.subject |
Arte rupestre – Sítio Olho d’Água dos Caboclos – Amparo-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Agrarian issue |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Idelfonso Anselmo da Silva Municipal School – Amparo-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Program of Scholarships for Initiation to Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized Education. 6. Amparo-PB – agrarian issue |
pt_BR |
dc.subject |
Rock art – Olho d’Água dos Caboclos Site – Amparo-PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ranieli Batista da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The agrarian issue in the municipality of Amparo-PB and its relationship with PIBID Diversity of Human and Social Sciences at the Idelfonso Anselmo da Silva School (2011-2014). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ranieli Batista da. A questão agrária no município de Amparo-PB e sua
relação com o PIBID Diversidade de Ciências Humanas e Sociais na Escola Idelfonso Anselmo da Silva (2011-2014). 2024. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40707 |
pt_BR |