dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
|
dc.contributor.referee2 |
ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo demonstrar o
relato de experiência como Bolsista Residente do Programa Residência Pedagógica (PRP)
contribui para um pensar crítico, reflexivo e ético acerca dos desafios enfrentados por
docentes de Língua Inglesa em etapa de formação inicial nas escolas públicas de ensino
básico. Com uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória, fundamentada na
perspectiva da aprendizagem socialmente mediada de Vygotsky (1978), caracteriza-se como
um estudo de caso realizado no contexto do PRP. A pesquisa investigou práticas pedagógicas
de residentes, com foco em metodologias inovadoras, uso de tecnologias digitais e
alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sob o
referencial teórico de autores como Freire, Kress e Silva, o estudo analisou os desafios do
ambiente escolar, como falta de recursos e demandas socioemocionais dos alunos, destacando
o papel do professor como mediador do conhecimento. O resultado evidenciou que o PRP
fomenta a integração entre teoria e prática, promove o desenvolvimento de competências
pedagógicas e interculturais e incentiva práticas inclusivas e significativas no ensino de inglês |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Desafios enfrentados no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-22 |
|
dc.description.abstract |
This work is situated in the field of Applied Linguistics and aims to demonstrate how the
experience as a Resident Scholar in the Programa Residência Pedagógica (PRP) contributes to
critical, reflective, and ethical thinking about the challenges faced by English Language
teachers in their initial training phase in public basic education schools. Employing a
qualitative, bibliographic, and exploratory approach, grounded in Vygotsky's (1978)
perspective of socially mediated learning, this study is characterized as a case study
conducted within the context of the PRP. The research investigated the pedagogical practices
of residents, focusing on innovative methodologies, the use of digital technologies, and
alignment with the guidelines of the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC).
Based on theoretical references from authors such as Freire, Kress, and Silva, the study
analyzed the challenges of the school environment, including the lack of resources and
students' socio-emotional demands, highlighting the teacher's role as a knowledge mediator.
The results revealed that the PRP fosters the integration of theory and practice, promotes the
development of pedagogical and intercultural competencies, and encourages inclusive and
meaningful practices in English teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40722 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-25T13:13:00Z |
|
dc.date.available |
2025-02-25 |
|
dc.date.available |
2025-02-25T13:13:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência - ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional da Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Letras- Língua Inglesa- Centro de Formação de Professores- Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report - English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Pedagogical Residency Program |
pt_BR |
dc.subject |
Letters- English Language- Teacher Training Center- Federal University of Campina Grande |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Laryssa Timoteo Vieira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Challenges faced in teaching the English language in public primary schools: an experience report in the pedagogical residency. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Laryssa Timoteo Vieira. Desafio enfrentamento no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024. |
pt_BR |