DSpace/Manakin Repository

Desafios enfrentados no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.
dc.description.resumo Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo demonstrar o relato de experiência como Bolsista Residente do Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para um pensar crítico, reflexivo e ético acerca dos desafios enfrentados por docentes de Língua Inglesa em etapa de formação inicial nas escolas públicas de ensino básico. Com uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória, fundamentada na perspectiva da aprendizagem socialmente mediada de Vygotsky (1978), caracteriza-se como um estudo de caso realizado no contexto do PRP. A pesquisa investigou práticas pedagógicas de residentes, com foco em metodologias inovadoras, uso de tecnologias digitais e alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sob o referencial teórico de autores como Freire, Kress e Silva, o estudo analisou os desafios do ambiente escolar, como falta de recursos e demandas socioemocionais dos alunos, destacando o papel do professor como mediador do conhecimento. O resultado evidenciou que o PRP fomenta a integração entre teoria e prática, promove o desenvolvimento de competências pedagógicas e interculturais e incentiva práticas inclusivas e significativas no ensino de inglês pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Desafios enfrentados no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-22
dc.description.abstract This work is situated in the field of Applied Linguistics and aims to demonstrate how the experience as a Resident Scholar in the Programa Residência Pedagógica (PRP) contributes to critical, reflective, and ethical thinking about the challenges faced by English Language teachers in their initial training phase in public basic education schools. Employing a qualitative, bibliographic, and exploratory approach, grounded in Vygotsky's (1978) perspective of socially mediated learning, this study is characterized as a case study conducted within the context of the PRP. The research investigated the pedagogical practices of residents, focusing on innovative methodologies, the use of digital technologies, and alignment with the guidelines of the Brazilian Common National Curriculum Base (BNCC). Based on theoretical references from authors such as Freire, Kress, and Silva, the study analyzed the challenges of the school environment, including the lack of resources and students' socio-emotional demands, highlighting the teacher's role as a knowledge mediator. The results revealed that the PRP fosters the integration of theory and practice, promotes the development of pedagogical and intercultural competencies, and encourages inclusive and meaningful practices in English teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40722
dc.date.accessioned 2025-02-25T13:13:00Z
dc.date.available 2025-02-25
dc.date.available 2025-02-25T13:13:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Inglês pt_BR
dc.subject Relato de experiência - ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Programa Institucional da Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Letras- Língua Inglesa- Centro de Formação de Professores- Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.subject Teaching English pt_BR
dc.subject Experience report - English language teaching pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Institutional Pedagogical Residency Program pt_BR
dc.subject Letters- English Language- Teacher Training Center- Federal University of Campina Grande pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Laryssa Timoteo Vieira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges faced in teaching the English language in public primary schools: an experience report in the pedagogical residency. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Laryssa Timoteo Vieira. Desafio enfrentamento no ensino de língua Inglesa em escolas públicas do ensino básico: um relato de experiência na residência pedagógica. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta