dc.description.resumo |
O trabalho objetiva apresentar uma proposta de pesquisa a se desenvolver como T.C.C.
(Trabalho de Conclusão de Curso). Pretende-se, na pesquisa em andamento, refletir sobre os
procedimentos didático-metodológicos utilizados, pelos professores, nas aulas de História do ensino
fundamental. Atualmente, o ensino de História tem atravessado transformações nas práticas
pedagógicas, perpassando diferentes, novos e diversos procedimentos didático-metodológicos no
processo de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar e pressupõe-se que essa mudança seja
influenciada pelas correntes paradigmáticas da História, as quais influenciam nas práticas pedagógicas
e didático-metodológicas do professor de história. Aspira-se, também, estender um olhar atento sobre
o passado, pensar o ensino de história em sua historicidade, ou seja, conhecer os períodos históricos
relevantes na discussão sobre ensino de História no Brasil, os quais contribuíram para a sua
constituição como disciplina escolar. Deseja-se efetivar este trabalho utilizando instrumentalmente a
História Oral, propondo entrevistas e questionários a professores e alunos, a própria observação das
aulas de História, além de fontes documentais.
PALAVRAS CHAVE: Ensino de História. Procedimentos didático-metodológicos. Metodologia de
ensino. Paradigmas historiográficos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-25T14:38:41Z |
|
dc.date.available |
2025-02-25 |
|
dc.date.available |
2025-02-25T14:38:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Educação fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigmas historiográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Procedimentos didáticos metodológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Historiographic Paradigms |
pt_BR |
dc.subject |
Methodological Teaching Procedures |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching history: didactic-methodological procedures in elementary education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. In: II CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO E III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA - NORDESTES E NORDESTINIDADES: HISTÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E RELIGIOSIDADES. 3., 2011, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2011. GT 06: História da educação: sabores e saberes, multiplicidade temporal e histórica do cotidiano escolar no Nordeste/Semiárido. ISSN 2237-0676. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 |
pt_BR |