DSpace/Manakin Repository

O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O trabalho objetiva apresentar uma proposta de pesquisa a se desenvolver como T.C.C. (Trabalho de Conclusão de Curso). Pretende-se, na pesquisa em andamento, refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos utilizados, pelos professores, nas aulas de História do ensino fundamental. Atualmente, o ensino de História tem atravessado transformações nas práticas pedagógicas, perpassando diferentes, novos e diversos procedimentos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar e pressupõe-se que essa mudança seja influenciada pelas correntes paradigmáticas da História, as quais influenciam nas práticas pedagógicas e didático-metodológicas do professor de história. Aspira-se, também, estender um olhar atento sobre o passado, pensar o ensino de história em sua historicidade, ou seja, conhecer os períodos históricos relevantes na discussão sobre ensino de História no Brasil, os quais contribuíram para a sua constituição como disciplina escolar. Deseja-se efetivar este trabalho utilizando instrumentalmente a História Oral, propondo entrevistas e questionários a professores e alunos, a própria observação das aulas de História, além de fontes documentais. PALAVRAS CHAVE: Ensino de História. Procedimentos didático-metodológicos. Metodologia de ensino. Paradigmas historiográficos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725
dc.date.accessioned 2025-02-25T14:38:41Z
dc.date.available 2025-02-25
dc.date.available 2025-02-25T14:38:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Educação fundamental pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Paradigmas historiográficos pt_BR
dc.subject Procedimentos didáticos metodológicos pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Elementary Education pt_BR
dc.subject Teaching Methodology pt_BR
dc.subject Historiographic Paradigms pt_BR
dc.subject Methodological Teaching Procedures pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching history: didactic-methodological procedures in elementary education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. In: II CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO E III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA - NORDESTES E NORDESTINIDADES: HISTÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E RELIGIOSIDADES. 3., 2011, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2011. GT 06: História da educação: sabores e saberes, multiplicidade temporal e histórica do cotidiano escolar no Nordeste/Semiárido. ISSN 2237-0676. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta