DSpace/Manakin Repository

Os gêneros multimodais letras de músicas e trechos de filmes nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência da Residência Pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LINS, M. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3079259661166506 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/719772809590751 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.description.resumo Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) emergiu como a grande potencial mundial, seus feitos militares durante a guerra fez com ele alcançasse um novo patamar econômico e político e, consequentemente, ter impacto direto na cultura e na sociedade; tornando assim o inglês, a língua franca. Em um mundo globalizado e tecnológico, a língua inglesa tornou-se cada vez mais recorrente no dia a dia, começou-se a realizar empréstimos linguísticos e assim essa língua começou a fazer parte do cotidiano; no mais, a indústria do entretenimento dos EUA continuava a crescer, e com o avanço da internet, músicas e filmes em inglês tornaram-se cada vez mais comuns e populares, principalmente entre os jovens. Sendo assim, este trabalho busca compreender o ensino e aprendizado de Língua Inglesa a partir da multimodalidade, por meio das experiências e vivências como bolsista residente do Programa Residência Pedagógica – Letras Língua Inglesa do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esse estudo se baseia em aulas lúdicas, nas quais foram usados gêneros multimodais, em específico letras de músicas e trechos de filmes. A pesquisa usa a Linguística Aplicada como base, uma vez que essa área de estudo procura investigar e entender a língua conforme seu contexto e uso social, ou seja, em um ambiente real, com pessoas e problemas reais. Foi adotada uma metodologia qualitativa, bibliográfica e exploratória, que buscou mostrar como a multimodalidade pode ser benéfica e contribuir significativamente para uma melhor compreensão, retenção e absorção dos conteúdos ministrados, facilitando o aprendizado e o engajamento dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Os gêneros multimodais letras de músicas e trechos de filmes nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência da Residência Pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-22
dc.description.abstract Multimodal genres song lyrics and film excerpts in English language classes: an experience report from the Pedagogical Residency. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40766
dc.date.accessioned 2025-02-26T13:08:00Z
dc.date.available 2025-02-26
dc.date.available 2025-02-26T13:08:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa – ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Gêneros textuais multimodais pt_BR
dc.subject Programa de Residência Pedagógica - experiências pt_BR
dc.subject Letras- Língua Inglesa - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores. pt_BR
dc.subject Ensino Superior - Cajazeiras - Município – Paraíba pt_BR
dc.subject Recursos pedagógicos - aulas de língua inglesa pt_BR
dc.subject English language – teaching and learning pt_BR
dc.subject Multimodal textual genres pt_BR
dc.subject Pedagogical Residency Program - experience pt_BR
dc.subject Letters - English Language - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center. pt_BR
dc.subject Higher Education - Cajazeiras - Municipality – Paraíba pt_BR
dc.subject Pedagogical resources - English language classes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINS, Mirelly Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multimodal genres song lyrics and film excerpts in English language classes: an experience report from the Pedagogical Residency. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LINS, Mirelly Pereira. Os gêneros multimodais letras de músicas e trechos de filmes nas aulas de língua inglesa: um relato de experiência da Residência Pedagógica. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta