dc.creator.ID |
SOUSA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DINIZ, Paulo César Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DINIZ, P. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
Adriana de F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com
o objetivo de desenvolver o Ensino Fundamental e Médio com qualidade, para as pessoas que
não possuem idade escolar e oportunidade. Incluir esses jovens e adultos no sistema
educacional, prover condições de ensino, é uma necessidade e garantir que o acesso à escola
por essas pessoas, que por um motivo ou outro no transcorrer de suas vidas foram privados
desse direito, é obrigação e prevista por Leis que regulam os direitos humanos e Educação
como um todo. A presente pesquisa traz reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem
de Jovens e Adultos no município do Congo/PB e sua relação com a inclusão social. O Trabalho
apresenta como objetivos: despertar e compreender nas pessoas a importância da EJA para o
resgate da dignidade humana e inclusão social, privadas por uma sociedade injusta e
preconceituosa para com os menos favorecidos. A relevância do estudo evidencia-se quando na
função de Coordenador Pedagógico na Instituição pesquisadora. Pôde-se observar a
importância desta modalidade de ensino na vida das pessoas. A metodologia utilizada foi do
tipo exploratória e de observação, além da aplicação de questionários juntos aos alunos do
ensino público de EJA. A pesquisa teve resultados satisfatórios, pois pudemos observar o quão
importante é a visão que o aluno da EJA tem da escola e da volta à escolarização, tornando-se
fator principal da permanência dos mesmos na escola, bem como foram apontados as reais
dificuldades encontradas ao retornar a escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de inclusão social: a experiência no município de Congo- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
Youth and Adult Education (EJA) is a form of public school education in Brazil, with the
objective of developing elementary and high school with quality for people who do not have
school age and opportunity. To include these young people and adultsin the educational system,
to provide teaching conditions, is a necessity and to guarantee that access to the school by those
persons, who for one reason or another in the course of their lives have been deprived of this
right, which regulate human rights and Education as a whole. The present research has the
purpose of reflecting on the teaching process of young people and adults in the municipality of
Congo / PB and its relation with social inclusion. The objective of the work is to: • Awaken and
understand the importance of the EJA for the rescue of human dignity and social inclusion,
deprived of an unjust and prejudiced society to the less privileged; The relevance of the study
is evidenced when in the role of pedagogical coordinator in the research institution, it was
possible to observe the importance of this type of teaching in people's lives. The methodology
used was exploratory and participant observation, as well as the application of questionnaires
together with the students of the public education of EJA. The research had satisfactory results
because we could observe how important is the vision that the student of the EJA has of the
school and the Return to schooling, becoming the main factor of their stay in school, as well as
pointed out the real difficulties encountered when returning to school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40775 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-26T19:02:20Z |
|
dc.date.available |
2025-02-26 |
|
dc.date.available |
2025-02-26T19:02:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Congo – PB – Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Education and social inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Congo – PB – Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Marinaldo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth and Adult Education (EJA) in the process of social inclusion: the experience in the municipality of Congo-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Marinaldo da Silva. 2017. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de
inclusão social: a experiência no município de Congo-PB. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40775 |
pt_BR |