Dépôt DSpace/Manakin

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de inclusão social: a experiência no município de Congo- PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DINIZ, Paulo César Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID DINIZ, P. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7819000664910614 pt_BR
dc.contributor.referee1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.referee1ID Adriana de F. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o Ensino Fundamental e Médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Incluir esses jovens e adultos no sistema educacional, prover condições de ensino, é uma necessidade e garantir que o acesso à escola por essas pessoas, que por um motivo ou outro no transcorrer de suas vidas foram privados desse direito, é obrigação e prevista por Leis que regulam os direitos humanos e Educação como um todo. A presente pesquisa traz reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de Jovens e Adultos no município do Congo/PB e sua relação com a inclusão social. O Trabalho apresenta como objetivos: despertar e compreender nas pessoas a importância da EJA para o resgate da dignidade humana e inclusão social, privadas por uma sociedade injusta e preconceituosa para com os menos favorecidos. A relevância do estudo evidencia-se quando na função de Coordenador Pedagógico na Instituição pesquisadora. Pôde-se observar a importância desta modalidade de ensino na vida das pessoas. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e de observação, além da aplicação de questionários juntos aos alunos do ensino público de EJA. A pesquisa teve resultados satisfatórios, pois pudemos observar o quão importante é a visão que o aluno da EJA tem da escola e da volta à escolarização, tornando-se fator principal da permanência dos mesmos na escola, bem como foram apontados as reais dificuldades encontradas ao retornar a escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de inclusão social: a experiência no município de Congo- PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Youth and Adult Education (EJA) is a form of public school education in Brazil, with the objective of developing elementary and high school with quality for people who do not have school age and opportunity. To include these young people and adultsin the educational system, to provide teaching conditions, is a necessity and to guarantee that access to the school by those persons, who for one reason or another in the course of their lives have been deprived of this right, which regulate human rights and Education as a whole. The present research has the purpose of reflecting on the teaching process of young people and adults in the municipality of Congo / PB and its relation with social inclusion. The objective of the work is to: • Awaken and understand the importance of the EJA for the rescue of human dignity and social inclusion, deprived of an unjust and prejudiced society to the less privileged; The relevance of the study is evidenced when in the role of pedagogical coordinator in the research institution, it was possible to observe the importance of this type of teaching in people's lives. The methodology used was exploratory and participant observation, as well as the application of questionnaires together with the students of the public education of EJA. The research had satisfactory results because we could observe how important is the vision that the student of the EJA has of the school and the Return to schooling, becoming the main factor of their stay in school, as well as pointed out the real difficulties encountered when returning to school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40775
dc.date.accessioned 2025-02-26T19:02:20Z
dc.date.available 2025-02-26
dc.date.available 2025-02-26T19:02:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Educação e inclusão social pt_BR
dc.subject Congo – PB – Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Education and social inclusion pt_BR
dc.subject Congo – PB – Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Marinaldo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth and Adult Education (EJA) in the process of social inclusion: the experience in the municipality of Congo-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Marinaldo da Silva. 2017. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de inclusão social: a experiência no município de Congo-PB. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40775 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte