dc.creator.ID |
SILVA, A. B. E. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2714106595626899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEURQUIN, Eulália Vera Lucia Fraga. |
|
dc.contributor.referee3 |
MEDRADO, Betânia Passos. |
|
dc.contributor.referee4 |
BARROS , Eliana Merlin Deganutti de. |
|
dc.description.resumo |
A prática pedagógica do professor precisa considerar e valorizar as diferenças,
fundamentando-se nos princípios de individualização do ensino e da aprendizagem como
processos inter-relacionados, que podem contribuir significativamente para o
desenvolvimento dos alunos. Com base nesse entendimento, esta pesquisa busca
responder os seguintes questionamentos: (1) Quais especificidades linguísticas e
discursivas constituem obstáculos ao desenvolvimento das capacidades de linguagem de
alunos autistas do Ensino Fundamental Anos Finais, com vistas à sua inclusão escolar?
(2) Como adaptações didáticas, realizadas a partir de um itinerário de aprendizagem,
podem contribuir para o desenvolvimento dessas capacidades? Nesse contexto, a presente
tese tem como objetivo geral investigar, com base em um itinerário de aprendizagem, os
efeitos sobre o desenvolvimento das capacidades de linguagem de dois alunos autistas do
Ensino Fundamental Anos Finais. Especificamente, objetiva-se: (a) identificar os
obstáculos de aprendizagem em leitura e escrita no processo de escolarização dos alunos
autistas; (b) implementar dispositivos didáticos para o desenvolvimento das capacidades
de linguagem na leitura e escrita do conto maravilhoso e da carta aberta e (c) analisar os
efeitos das reflexões geradas pelos dispositivos didáticos implementados sobre o
desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. A pesquisa ancora-se em três
eixos teóricos. O primeiro aborda questões relacionadas à formação de professores de
línguas sob as Perspectivas do Sul (Sousa Santos, 2007; Junior, 2022). O segundo eixo
trata de definições sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de
escolarização dos alunos autistas e as estratégias didático-pedagógicas sob a perspectiva
inclusiva (Aporta e Lacerda, 2018; Castro, 2023). O terceiro eixo abrange as reflexões do
Interacionismo Sociodiscursivo, fundamentando-se principalmente nos trabalhos de
Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Barros (2015), Costa-Hubes e Simioni
(2014), e Dolz, Lima e Zani (2020). Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa
configura-se como uma pesquisa-ação colaborativa (Thiollent, 2009) e se insere no
paradigma científico interpretativo, de cunho qualitativo (Denzin e Lincoln, 2006),
exploratório (Moreira e Caleffe, 2008), incorporando os métodos de construção e análise
típicos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006). Os instrumentos utilizados para a
geração de dados incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; e
materiais didáticos produzidos. Os dados são constituídos das entrevistas com a
professora-colaboradora e com as mães dos dois alunos autistas, bem como dos
dispositivos didáticos implementados nas aulas de Língua Portuguesa sobre os gêneros
conto maravilhoso e carta aberta. Os resultados obtidos com as análises das entrevistas
mostraram que o contato direto com as famílias é fundamental, especialmente para
professores inexperientes, ajudando-os a tomar consciência de seu trabalho e dos
resultados obtidos. Em relação às atividades para o reconhecimento do conto
maravilhoso, elas permitiram observar as capacidades de linguagem que os alunos
autistas já possuíam, além de direcionar nosso olhar para as características que
precisavam ser trabalhadas no itinerário de aprendizagem. Por sua vez, o itinerário de
aprendizagem sobre a carta aberta possibilitou um envolvimento significativo dos alunos
autistas, criando um contexto que facilitou a compreensão dos objetivos das atividades,
contribuindo para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem, apesar das
limitações impostas pelo TEA. Isso evidencia que é possível utilizar abordagens e
dispositivos didáticos que permitam o trabalho com toda a turma, incluindo aqueles com
deficiências e transtornos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos autistas do ensino fundamental anos finais: adaptações suleadas pelo itinerário de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-09 |
|
dc.description.abstract |
The teacher's pedagogical practice needs to consider and value differences, based on the
principles of individualization of teaching and learning as interrelated processes, which
can contribute significantly to the development of students. Based on this understanding,
this research seeks to answer the following questions: (1) What linguistic and discursive
specificities constitute obstacles to the development of the language capabilities of
autistic students in Final Years Elementary School, with a view to their school inclusion?
(2) How can didactic adaptations, carried out based on a learning itinerary, contribute to
the development of these capabilities? In this context, the general objective of this thesis
is to investigate, based on a learning itinerary, the effects on the development of language
capabilities of two autistic students in Final Years Elementary School. Specifically, the
objective is to: (a) identify learning obstacles in reading and writing in the schooling
process of autistic students; (b) implement didactic devices for the development of
language skills in reading and writing the wonderful story and the open letter and (c)
analyze the effects of the reflections generated by the implemented didactic devices on
the development of students' language skills. The research is anchored in three theoretical
axes. The first addresses issues related to the training of language teachers from Southern
Perspectives (Sousa Santos, 2007; Junior, 2022). The second axis deals with definitions
of autism spectrum disorder (ASD), the schooling process of autistic students and
didactic-pedagogical strategies from an inclusive perspective (Aporta and Lacerda, 2018;
Castro, 2023). The third axis covers reflections on Sociodiscursive Interactionism, based
mainly on the works of Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004), Barros (2015),
Costa-Hubes and Simioni (2014), and Dolz, Lima and Zani (2020). From a
methodological point of view, this research is configured as collaborative action research
(Thiollent, 2009) and is part of the interpretative scientific paradigm, qualitative (Denzin
and Lincoln, 2006), exploratory (Moreira and Caleffe, 2008), incorporating construction
and analysis methods typical of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006). The
instruments used to generate data included: participant observation; semi-structured
interview; and teaching materials produced. The data consists of interviews with the
collaborating teacher and the mothers of the two autistic students, as well as the didactic
devices implemented in Portuguese language classes on the genres wonderful story and
open letter. The results obtained from the analysis of the interviews showed that direct
contact with families is essential, especially for inexperienced teachers, helping them to
become aware of their work and the results obtained. Regarding the activities to recognize
the wonderful tale, they allowed us to observe the language skills that autistic students
already possessed, in addition to directing our attention to the characteristics that needed
to be worked on in the learning itinerary. In turn, the learning itinerary about the open
letter enabled significant involvement of autistic students, creating a context that
facilitated understanding of the objectives of the activities, contributing to the
development of their language skills, despite the limitations imposed by ASD. This shows
that it is possible to use teaching approaches and devices that allow working with the
entire class, including those with disabilities and disorders. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40786 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-27T10:55:37Z |
|
dc.date.available |
2025-02-27 |
|
dc.date.available |
2025-02-27T10:55:37Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do professor - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training -portuguese language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALES, Alachermam Braddylla Estevam. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Development of language skills in autistic elementary school students in their final years: adaptations guided by the learning itinerary. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SALES, Alachermam Braddylla Estevam. Desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos autistas do ensino fundamental anos finais: adaptações suleadas pelo itinerário de aprendizagem. 2025. 257 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |