DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos autistas do ensino fundamental anos finais: adaptações suleadas pelo itinerário de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. B. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2714106595626899 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.referee2 LEURQUIN, Eulália Vera Lucia Fraga.
dc.contributor.referee3 MEDRADO, Betânia Passos.
dc.contributor.referee4 BARROS , Eliana Merlin Deganutti de.
dc.description.resumo A prática pedagógica do professor precisa considerar e valorizar as diferenças, fundamentando-se nos princípios de individualização do ensino e da aprendizagem como processos inter-relacionados, que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento dos alunos. Com base nesse entendimento, esta pesquisa busca responder os seguintes questionamentos: (1) Quais especificidades linguísticas e discursivas constituem obstáculos ao desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos autistas do Ensino Fundamental Anos Finais, com vistas à sua inclusão escolar? (2) Como adaptações didáticas, realizadas a partir de um itinerário de aprendizagem, podem contribuir para o desenvolvimento dessas capacidades? Nesse contexto, a presente tese tem como objetivo geral investigar, com base em um itinerário de aprendizagem, os efeitos sobre o desenvolvimento das capacidades de linguagem de dois alunos autistas do Ensino Fundamental Anos Finais. Especificamente, objetiva-se: (a) identificar os obstáculos de aprendizagem em leitura e escrita no processo de escolarização dos alunos autistas; (b) implementar dispositivos didáticos para o desenvolvimento das capacidades de linguagem na leitura e escrita do conto maravilhoso e da carta aberta e (c) analisar os efeitos das reflexões geradas pelos dispositivos didáticos implementados sobre o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. A pesquisa ancora-se em três eixos teóricos. O primeiro aborda questões relacionadas à formação de professores de línguas sob as Perspectivas do Sul (Sousa Santos, 2007; Junior, 2022). O segundo eixo trata de definições sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de escolarização dos alunos autistas e as estratégias didático-pedagógicas sob a perspectiva inclusiva (Aporta e Lacerda, 2018; Castro, 2023). O terceiro eixo abrange as reflexões do Interacionismo Sociodiscursivo, fundamentando-se principalmente nos trabalhos de Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Barros (2015), Costa-Hubes e Simioni (2014), e Dolz, Lima e Zani (2020). Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa configura-se como uma pesquisa-ação colaborativa (Thiollent, 2009) e se insere no paradigma científico interpretativo, de cunho qualitativo (Denzin e Lincoln, 2006), exploratório (Moreira e Caleffe, 2008), incorporando os métodos de construção e análise típicos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006). Os instrumentos utilizados para a geração de dados incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; e materiais didáticos produzidos. Os dados são constituídos das entrevistas com a professora-colaboradora e com as mães dos dois alunos autistas, bem como dos dispositivos didáticos implementados nas aulas de Língua Portuguesa sobre os gêneros conto maravilhoso e carta aberta. Os resultados obtidos com as análises das entrevistas mostraram que o contato direto com as famílias é fundamental, especialmente para professores inexperientes, ajudando-os a tomar consciência de seu trabalho e dos resultados obtidos. Em relação às atividades para o reconhecimento do conto maravilhoso, elas permitiram observar as capacidades de linguagem que os alunos autistas já possuíam, além de direcionar nosso olhar para as características que precisavam ser trabalhadas no itinerário de aprendizagem. Por sua vez, o itinerário de aprendizagem sobre a carta aberta possibilitou um envolvimento significativo dos alunos autistas, criando um contexto que facilitou a compreensão dos objetivos das atividades, contribuindo para o desenvolvimento de suas capacidades de linguagem, apesar das limitações impostas pelo TEA. Isso evidencia que é possível utilizar abordagens e dispositivos didáticos que permitam o trabalho com toda a turma, incluindo aqueles com deficiências e transtornos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem e Ensino. pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos autistas do ensino fundamental anos finais: adaptações suleadas pelo itinerário de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-09
dc.description.abstract The teacher's pedagogical practice needs to consider and value differences, based on the principles of individualization of teaching and learning as interrelated processes, which can contribute significantly to the development of students. Based on this understanding, this research seeks to answer the following questions: (1) What linguistic and discursive specificities constitute obstacles to the development of the language capabilities of autistic students in Final Years Elementary School, with a view to their school inclusion? (2) How can didactic adaptations, carried out based on a learning itinerary, contribute to the development of these capabilities? In this context, the general objective of this thesis is to investigate, based on a learning itinerary, the effects on the development of language capabilities of two autistic students in Final Years Elementary School. Specifically, the objective is to: (a) identify learning obstacles in reading and writing in the schooling process of autistic students; (b) implement didactic devices for the development of language skills in reading and writing the wonderful story and the open letter and (c) analyze the effects of the reflections generated by the implemented didactic devices on the development of students' language skills. The research is anchored in three theoretical axes. The first addresses issues related to the training of language teachers from Southern Perspectives (Sousa Santos, 2007; Junior, 2022). The second axis deals with definitions of autism spectrum disorder (ASD), the schooling process of autistic students and didactic-pedagogical strategies from an inclusive perspective (Aporta and Lacerda, 2018; Castro, 2023). The third axis covers reflections on Sociodiscursive Interactionism, based mainly on the works of Bronckart (1999), Schneuwly and Dolz (2004), Barros (2015), Costa-Hubes and Simioni (2014), and Dolz, Lima and Zani (2020). From a methodological point of view, this research is configured as collaborative action research (Thiollent, 2009) and is part of the interpretative scientific paradigm, qualitative (Denzin and Lincoln, 2006), exploratory (Moreira and Caleffe, 2008), incorporating construction and analysis methods typical of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006). The instruments used to generate data included: participant observation; semi-structured interview; and teaching materials produced. The data consists of interviews with the collaborating teacher and the mothers of the two autistic students, as well as the didactic devices implemented in Portuguese language classes on the genres wonderful story and open letter. The results obtained from the analysis of the interviews showed that direct contact with families is essential, especially for inexperienced teachers, helping them to become aware of their work and the results obtained. Regarding the activities to recognize the wonderful tale, they allowed us to observe the language skills that autistic students already possessed, in addition to directing our attention to the characteristics that needed to be worked on in the learning itinerary. In turn, the learning itinerary about the open letter enabled significant involvement of autistic students, creating a context that facilitated understanding of the objectives of the activities, contributing to the development of their language skills, despite the limitations imposed by ASD. This shows that it is possible to use teaching approaches and devices that allow working with the entire class, including those with disabilities and disorders. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40786
dc.date.accessioned 2025-02-27T10:55:37Z
dc.date.available 2025-02-27
dc.date.available 2025-02-27T10:55:37Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Formação do professor - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.subject Teacher training -portuguese language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALES, Alachermam Braddylla Estevam.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of language skills in autistic elementary school students in their final years: adaptations guided by the learning itinerary. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SALES, Alachermam Braddylla Estevam. Desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos autistas do ensino fundamental anos finais: adaptações suleadas pelo itinerário de aprendizagem. 2025. 257 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta