dc.creator.ID |
ALVES, W. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4667211247039914 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, N. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee3 |
RODRIGUES, Lílian de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee4 |
LIMA, Stélio Torquato. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa estuda a formação de leitores a partir da mediação, em sala de aula, de obras da
literatura nordestina escritas no século XX, por três autores paraibanos: João Martins Athayde,
com o cordel Romance de Romeu e Julieta; Ariano Vilar Suassuna, com a peça A história de
Amor de Romeu e Julieta; e José Camelo de Melo Resende, com o cordel Grandes aventuras
de Armando e Rosa conhecidos por “Coco Verde” e “Melancia”. Essas obras dialogam
interdiscursivamente a partir da temática do amor contrariado, compondo uma tradição cuja
trama remonta às mais antigas manifestações literárias ocidentais. A pesquisa parte da
convicção de que os discentes do ensino médio se interessam pelo tema do amor e de que
conhecem diversos enredos de amor contrariado, na literatura, no cinema ou na tradição oral,
aspecto que pode contribuir para a formação do leitor. As obras desses autores se constituem
como um profícuo campo de pesquisas da literatura e da cultura regional, ao tempo em que
tematizam as experiências humanas em diálogo com a realidade sociocultural. Assim sendo, a
pesquisa objetivou investigar, na turma da 1ª série do curso Técnico em Edificações Integrado
ao Ensino Médio, do IFPB – Campus Campina Grande, a recepção desses textos literários
nordestinos com a temática do amor contrariado, numa perspectiva de mediação para a
formação leitora. Na fundamentação teórica, consideramos as contribuições de diversos
autores, entre os quais destacamos: Lajolo (1985; 1993), Candido (1996; 2000; 2004), Machado
(2002) e Rouxel (2013), para tratar da importância do ensino de literatura na escola para a
formação do leitor; para discutir a literatura popular e os folhetos nordestinos, contamos com
Xidieh (1976), Cascudo (1999; 2012), Wanderley (2014), Diégues Jr (1973), Abreu (1999;
2004), Lima (2024), Luyten (1988), Ribeiro (1987), Tavares (2007), Santini (2005), entre
outros, e, sobre a necessidade da presença dessa literatura na escola, Pinheiro (2008), Alves
(2013), Marinho e Pinheiro (2012), Lima (2013) e Haurélio (2013); Ingarden (1965), Jauss
(1994), Iser (1999; 2002) e Zilberman (1989) ajudam-nos com a teoria da estética da recepção,
bem como Bordini e Aguiar (1988), que nos apresentam o método recepcional, e Cosson
(2006), o letramento literário; Petit (2009; 2019) nos esclarece sobre a mediação na formação
do jovem leitor; devido à relação entre esses textos, a teoria da intertextualidade é estudada a
partir de Kristeva (2005) e Samoyault (2008), com contribuições de Fiorin (2006) sobre a
interdiscursividade, Genette (2006), sobre a literatura de segunda mão, e Hutcheon (2011),
sobre a teoria da adaptação; discutimos a temática do amor a partir das ideias de Sócrates, em
O Banquete, de Platão (1991), Rougemont (1988), Konder (2007), Lewis (2017), entre outros;
para avaliar a performance dos alunos na leitura e dramatização da peça, seguimos Zumthor
(2007) e Oliviera (2018). Como resultado da pesquisa, foi possível perceber as contribuições
da literatura nordestina na formação destes jovens leitores por meio do método recepcional
adaptado à sequência didática expandida. Consideramos que a experiência promoveu a
ampliação dos horizontes de expectativas dos participantes, assim como o seu interesse pelo
enredo do amor contrariado, mesmo que alguns tenham antecipadamente repudiado esse tipo
de leitura. Os resultados do trabalho são ratificados a partir da análise dos seguintes
instrumentos de coleta dados: duplo questionário, sendo um aplicado no início e outro no final
do experimento; diário de leitura; produção textual de novo desfecho para o folheto de Athayde;
e conversas em grupo de WhatsApp. Analisando esses dados, acreditamos que essa experiência
com os folhetos e com a peça, ambos voltados para a temática do amor contrariado, através do
método recepcional, proporcionou contribuições para a formação desses jovens leitores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem e Ensino. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A temática do amor contrariado na literatura de Athayde, Suassuna e Resende: leituras e recepções em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-18 |
|
dc.description.abstract |
This research studies the formation of readers based on classroom mediation of works from
Brazilian Northeast's literature written in the 20th century by three authors from Paraíba: João
Martins Athayde, with the cordel Romance de Romeu e Julieta; Ariano Vilar Suassuna, with
the theatrical play A história de Amor de Romeu e Julieta; and José Camelo de Melo Resende,
with the cordel Grandes aventuras de Armando e Rosa, conhecidos por “Coco Verde” e
“Melancia”. These works engage interdiscursively with the theme of thwarted love, composing
a tradition whose plot dates back to the oldest Western literary manifestations. The research is
based on the conviction that high school students are interested in the theme of love and that
they know several plots of thwarted love, in literature, in cinema or in oral tradition, an aspect
that can contribute to the formation of the reader. The literary works of these popular authors
constitute a fruitful field of research within the regional literature and culture, while addressing
human experiences in dialogue with sociocultural reality. The research aimed to investigate, in
the freshmen year of the technical course integrated into high school, at IFPB – Campus
Campina Grande, the reception of these popular texts from the Northeast of Brazil regarding
the theme of thwarted love, from a perspective of mediation for reader formation. The
theoretical basis of the research considered the contributions of several authors, among which
we highlight: Lajolo (1985; 1993), Candido (1996; 2000; 2004), Machado (2002) and Rouxel
(2013), to address the importance of teaching literature in schools for reader formation; to
discuss Popular Literature, we have Xidieh (1976), Cascudo (1999; 2012), Wanderley (2014),
Diégues Jr (1973), Abreu (1999; 2004), Luyten (1988), Ribeiro (1987), Tavares (2007), Santini
(2005), among others, and, regarding the need for its presence in school, Pinheiro (2008), Alves
(2013), Marinho and Pinheiro (2012), and Haurélio (2013); Ingarden (1965), Jauss (1994), Iser
(1999; 2002) and Zilberman (1989) help us with the theory of reception aesthetics, as well as
Bordini and Aguiar (1988) who present the reception method and Cosson (2006) with literary
literacy; Petit (2009; 2019) helps us understand mediation in the formation of young readers;
due to the relationship between these texts, the theory of intertextuality will be developed based
on Kristeva (2005) and Samoyault (2008), with contributions from Fiorin (2006) on
interdiscursivity, Genette (2006), on second-hand literature, and Hutcheon (2011), on the theory
of adaptation; we classify the northeastern leaflets of thwarted love, according to Abreu (2004)
and discuss the theme of love based on the ideas of Socrates, in O Banquete, by Platão (1991),
Rougemont (1988), Konder (2007), Lewis (2017) among others; to evaluate the students'
performance in reading and dramatizing the play, we follow Zumthor (2007) and Oliviera
(2018). As a result of the experiment, we gathered conclusive data confirming the contributions
of popular literature in the formation of these young readers through the reception method,
which also speaks about the expansion of the horizons of expectations of these readers, as well
as their interest in the plot of thwarted love, even though some had previously denied their
interest in this type of reading. We argue that this experience with the reception method adapted
to the expanded didactic sequence produced the expansion of the horizons of expectations of
the students, as demonstrated by the following data collection instruments that were analyzed:
photographs of the classes; a double questionnaire applied at the beginning and at the end of
the experiment; a reading diary; textual production of a new ending for Athayde's leaflets; and
conversations in a WhatsApp group. Analyzing these data, we believe that this experience with
the cordel booklets and the theatrical play, both focused on the theme of thwarted love, through
the reception method, left contributions to the formation of these young readers involved in the
research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40788 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-27T11:28:29Z |
|
dc.date.available |
2025-02-27 |
|
dc.date.available |
2025-02-27T11:28:29Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Crítica e interpretação literária |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura nordestina – amor contrariado |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitores - sala de aula - método recepcional |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos literários |
pt_BR |
dc.subject |
Athayde, João Martins, 1880-1959 |
pt_BR |
dc.subject |
Suassuna, Ariano Vilar, 1929-2014 |
pt_BR |
dc.subject |
Resende, José Camelo de Melo, 1885-1964 |
pt_BR |
dc.subject |
Literary criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Northeastern literature – contrary love |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training - classroom - reception method |
pt_BR |
dc.subject |
Literary studies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Weber Firmino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The theme of contradicted love in the literature of Athayde, Suassuna and Resende: readings and receptions in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Weber Firmino. A temática do amor contrariado na literatura de Athayde, Suassuna e Resende: leituras e recepções em sala de aula. 2025. 369 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |