dc.creator.ID |
ARAUJO, E. C. J. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1700515804071885 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Wilkerson de Lucena. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, W. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3697205933296303 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAUJO, Joseane Macedo Fechine Régis. |
|
dc.contributor.referee3 |
AGUIAR, Yuska Paola Costa. |
|
dc.contributor.referee4 |
MATOS, Ecivaldo de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo é uma Pesquisa em Design Educacional que visa favorecer a inclusão de estudantes
neurodiversos no ensino de programação, disponibilizando meios para isso. Diante
do exposto, foi fornecido aos professores de programação um artefato educacional inclusivo
para o público neurodiverso. Para atingir esse objetivo, esta tese de doutorado centra-se nas
seguintes questões de pesquisa (QP): QP1 - Quais os possíveis impactos que as deficiências
cognitivas podem ter nas habilidades envolvidas no ensino de programação?, QP2 - Quais as
percepções das dificuldades enfrentadas por estudantes neurodiversos e professores no contexto
da Programação introdutória? e, QP3 - Como tornar o ensino de programação inclusivo
para pessoas neurodivergentes? Para isso realizamos estudos identificando os impactos
que as deficiências cognitivas podem gerar nas habilidades necessárias para programar, investigando
também as percepções de professores e estudantes neurodiversos em aulas de
programação introdutória. Por fim, realizamos uma pesquisa para elaboração do artefato. O
artefato proposto foi construído na forma de um guia para que professores de programação
introdutória possam tornar suas aulas inclusivas ao público neurodiverso. O guia possui
orientações para adaptação de aulas teóricas, exercícios e avaliações. Além disso, apresenta
modelos para criação de planos e roteiros de aula pensados para esse público alvo. O método
Delphi foi utilizado para validação deste artefato por meio da avaliação por treze juízes especialistas,
sendo nove professores de programação e quatro profissionais de pedagogia. Além
disso, conduzimos um estudo com aluno neurodiverso para aplicação dos artefatos, tendo
o ponto de vista do aluno. Diante do exposto, a tese ora descrita, possui como principal
contribuição, a proposta de um artefato educacional, para construção de aulas de programação
introdutória, inclusivo à estudantes com deficiência cognitiva ou neurodiversos. Este
artefato surge como uma solução prática para que professores possam tornar suas aulas mais
inclusivas, para favorecer a aprendizagem desses estudantes. A fim de gerar um artefato que
fosse de fato viável para uso do professor, foi feita uma validação atenciosa, inserindo professores
de programação no processo, além de profissionais de Pedagogia que dão suporte a
estudantes com deficiência. Diante disso, esta pesquisa almejou proporcionar aos estudantes
neurodiversos, igualdade de oportunidades para aprender programação, principalmente se
tratando de programação introdutória, disciplina tão importante para que eles avancem em
i
um curso de Computação, seja como técnico de nível médio ou graduado, e que possam
obter êxito no curso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Uma abordagem para criação de instrumentos pedagógicos no contexto do ensino de programação para pessoas neurodivergentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-02 |
|
dc.description.abstract |
This study is an Educational Design Research that aims to promote the inclusion of neurodiverse
students in programming education, providing means for the inclusion of these students
in introductory programming classes. To this end, programming teachers were provided with
an educational artifact that is inclusive of neurodiverse students. To achieve this goal, this
doctoral thesis focuses on the following research questions (RQ): RQ1 - What possible impacts
can cognitive disabilities have on the skills involved in teaching programming? RQ2
- What perception of difficulties do neurodiverse students and teachers face in the context
of introductory programming? and, RQ3 - How can programming education be made inclusive
for neurodivergent people? To this end, we conducted studies to identify the impacts that
cognitive disabilities can have on the skills needed to program and investigate the perceptions
of neurodiverse teachers and students in introductory programming classes. Finally, we conducted
research to develop the artifact. The proposed artifact was built in the form of a guide
so that introductory programming teachers can make their classes inclusive to neurodiverse
audiences. The guide contains guidelines for adapting theoretical courses, exercises, and assessments.
In addition, it presents models for creating lesson plans and scripts designed for
this target audience. The Delphi method was used to validate this artifact through evaluation
by expert judges. In addition, we conducted a study with neurodiverse students to validate
the artifacts, taking the student’s point of view. In view of the above, the thesis described
here has as its main contribution the proposal of an educational artifact for the construction
of introductory programming classes inclusive to students with cognitive disabilities or neurodiverse
individuals. This artifact emerges as a practical solution so that teachers can make
their classes more inclusive to favor these students’ learning. To generate an artifact that was
actually viable for teacher use, a careful validation was carried out, including programming
teachers in the process, in addition to Pedagogy professionals who support students with
disabilities. In view of this, this research aimed to provide neurodiverse students with equal
opportunities to learn to program, especially when it comes to introductory programming, a
subject that is so important for them to advance in a Computer Science course, whether as a
mid-level technician or graduate and to be successful in the course. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40797 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-27T18:36:27Z |
|
dc.date.available |
2025-02-27 |
|
dc.date.available |
2025-02-27T18:36:27Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Neurodiversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Programação |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia e Técnicas da Computação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Computação |
pt_BR |
dc.subject |
Computer Education |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology and Techniques of Computing |
pt_BR |
dc.subject |
Programming Education |
pt_BR |
dc.subject |
Neurodiversity |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos pedagógicos - criação |
|
dc.subject |
Design educacional |
|
dc.subject |
Pessoas neurodivergentes - educação |
|
dc.subject |
Educação inclusiva |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Elaine Cristina Juvino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An approach to the creation of pedagogical tools in the Context of teaching programming to neurodivergent people. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Elaine Cristina Juvino de. Uma abordagem para criação de instrumentos pedagógicos no contexto do ensino de programação para pessoas neurodivergentes. 2024. 183 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |