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Uma abordagem para criação de instrumentos pedagógicos no contexto do ensino de programação para pessoas neurodivergentes.

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dc.creator.ID ARAUJO, E. C. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1700515804071885 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Wilkerson de Lucena.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, W. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3697205933296303 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
dc.contributor.referee2 ARAUJO, Joseane Macedo Fechine Régis.
dc.contributor.referee3 AGUIAR, Yuska Paola Costa.
dc.contributor.referee4 MATOS, Ecivaldo de Sousa.
dc.description.resumo Este estudo é uma Pesquisa em Design Educacional que visa favorecer a inclusão de estudantes neurodiversos no ensino de programação, disponibilizando meios para isso. Diante do exposto, foi fornecido aos professores de programação um artefato educacional inclusivo para o público neurodiverso. Para atingir esse objetivo, esta tese de doutorado centra-se nas seguintes questões de pesquisa (QP): QP1 - Quais os possíveis impactos que as deficiências cognitivas podem ter nas habilidades envolvidas no ensino de programação?, QP2 - Quais as percepções das dificuldades enfrentadas por estudantes neurodiversos e professores no contexto da Programação introdutória? e, QP3 - Como tornar o ensino de programação inclusivo para pessoas neurodivergentes? Para isso realizamos estudos identificando os impactos que as deficiências cognitivas podem gerar nas habilidades necessárias para programar, investigando também as percepções de professores e estudantes neurodiversos em aulas de programação introdutória. Por fim, realizamos uma pesquisa para elaboração do artefato. O artefato proposto foi construído na forma de um guia para que professores de programação introdutória possam tornar suas aulas inclusivas ao público neurodiverso. O guia possui orientações para adaptação de aulas teóricas, exercícios e avaliações. Além disso, apresenta modelos para criação de planos e roteiros de aula pensados para esse público alvo. O método Delphi foi utilizado para validação deste artefato por meio da avaliação por treze juízes especialistas, sendo nove professores de programação e quatro profissionais de pedagogia. Além disso, conduzimos um estudo com aluno neurodiverso para aplicação dos artefatos, tendo o ponto de vista do aluno. Diante do exposto, a tese ora descrita, possui como principal contribuição, a proposta de um artefato educacional, para construção de aulas de programação introdutória, inclusivo à estudantes com deficiência cognitiva ou neurodiversos. Este artefato surge como uma solução prática para que professores possam tornar suas aulas mais inclusivas, para favorecer a aprendizagem desses estudantes. A fim de gerar um artefato que fosse de fato viável para uso do professor, foi feita uma validação atenciosa, inserindo professores de programação no processo, além de profissionais de Pedagogia que dão suporte a estudantes com deficiência. Diante disso, esta pesquisa almejou proporcionar aos estudantes neurodiversos, igualdade de oportunidades para aprender programação, principalmente se tratando de programação introdutória, disciplina tão importante para que eles avancem em i um curso de Computação, seja como técnico de nível médio ou graduado, e que possam obter êxito no curso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Uma abordagem para criação de instrumentos pedagógicos no contexto do ensino de programação para pessoas neurodivergentes. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-02
dc.description.abstract This study is an Educational Design Research that aims to promote the inclusion of neurodiverse students in programming education, providing means for the inclusion of these students in introductory programming classes. To this end, programming teachers were provided with an educational artifact that is inclusive of neurodiverse students. To achieve this goal, this doctoral thesis focuses on the following research questions (RQ): RQ1 - What possible impacts can cognitive disabilities have on the skills involved in teaching programming? RQ2 - What perception of difficulties do neurodiverse students and teachers face in the context of introductory programming? and, RQ3 - How can programming education be made inclusive for neurodivergent people? To this end, we conducted studies to identify the impacts that cognitive disabilities can have on the skills needed to program and investigate the perceptions of neurodiverse teachers and students in introductory programming classes. Finally, we conducted research to develop the artifact. The proposed artifact was built in the form of a guide so that introductory programming teachers can make their classes inclusive to neurodiverse audiences. The guide contains guidelines for adapting theoretical courses, exercises, and assessments. In addition, it presents models for creating lesson plans and scripts designed for this target audience. The Delphi method was used to validate this artifact through evaluation by expert judges. In addition, we conducted a study with neurodiverse students to validate the artifacts, taking the student’s point of view. In view of the above, the thesis described here has as its main contribution the proposal of an educational artifact for the construction of introductory programming classes inclusive to students with cognitive disabilities or neurodiverse individuals. This artifact emerges as a practical solution so that teachers can make their classes more inclusive to favor these students’ learning. To generate an artifact that was actually viable for teacher use, a careful validation was carried out, including programming teachers in the process, in addition to Pedagogy professionals who support students with disabilities. In view of this, this research aimed to provide neurodiverse students with equal opportunities to learn to program, especially when it comes to introductory programming, a subject that is so important for them to advance in a Computer Science course, whether as a mid-level technician or graduate and to be successful in the course. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40797
dc.date.accessioned 2025-02-27T18:36:27Z
dc.date.available 2025-02-27
dc.date.available 2025-02-27T18:36:27Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Neurodiversidade pt_BR
dc.subject Ensino de Programação pt_BR
dc.subject Metodologia e Técnicas da Computação pt_BR
dc.subject Educação em Computação pt_BR
dc.subject Computer Education pt_BR
dc.subject Methodology and Techniques of Computing pt_BR
dc.subject Programming Education pt_BR
dc.subject Neurodiversity pt_BR
dc.subject Instrumentos pedagógicos - criação
dc.subject Design educacional
dc.subject Pessoas neurodivergentes - educação
dc.subject Educação inclusiva
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Elaine Cristina Juvino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An approach to the creation of pedagogical tools in the Context of teaching programming to neurodivergent people. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Elaine Cristina Juvino de. Uma abordagem para criação de instrumentos pedagógicos no contexto do ensino de programação para pessoas neurodivergentes. 2024. 183 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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