dc.creator.ID |
MENEZES, L. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3846718551726762 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Vinícius Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, V. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4920981137040981 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NOGUEIRA, Rosicreide Soares. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NOGUEIRA, R. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho "Relatos e memórias discentes na Especialização em Educação Contextualizada
para a convivência com o Semiárido do CDSA/UFCG" explora a formação continuada de uma
cursista nesta especialização, que é focada na convivência com o semiárido brasileiro. Os
principais objetivos incluem, objetivo geral: Analisar como a especialização contribuiu para a
formação profissional da educadora, destacando a importância de uma educação alinhada com
a realidade do semiárido. Quanto aos objetivos específicos: (1) relatar experiências pedagógicas
presentes em cada módulo da especialização; (2) descrever as metodologias e práticas utilizadas
em cada módulo da especialização, pois essas experiências são fundamentais para entender
como a educação contextualizada se materializa no cotidiano escolar. (3) destacar as
contribuições da educação contextualizada, visto que a educação contextualizada tem um
impacto significativo nos saberes e fazeres dos docentes; (4) destacar teóricos da educação
contextualizada, a fim de analisar contribuições de teóricos como Paulo Freire, Miguel Arroyo
e Vera Candau que enfatizam a importância de uma educação ligada ao contexto vivido pelos
alunos. O estudo destaca vários teóricos que fundamentam a educação contextualizada,
comentando suas contribuições e contextualizando-as na prática educacional. As referências
teóricas são essenciais para mostrar a importância de integrar conhecimentos locais e práticas
pedagógicas na formação de educadores. O texto apresenta uma análise detalhada e
fundamentada sobre a relevância da educação contextualizada na formação continuada de
educadores. Ao utilizar as experiências pedagógicas da cursista como base para a discussão, o
estudo oferece uma perspectiva prática e concreta da aplicação dos conceitos teóricos na
realidade do semiárido. A metodologia está pautada na análise das ementas e das atividades
propostas, é robusta e permite uma compreensão profunda das práticas educativas. A inclusão
de teóricos como Freire, Arroyo e Candau adiciona um valor significativo ao texto, pois eles
fornecem uma base teórica sólida que reforça a importância de contextualizar a educação. Em
síntese, o texto contribui de forma significativa para a discussão sobre a formação continuada
contextualizada, destacando sua importância e impacto positivo na educação do semiárido. Ao
promover uma educação que dialoga com a realidade local, o estudo aponta caminhos para a
construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, relevantes e eficazes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Relatos e memórias discentes na Especialização em Educação Contextualzada para a Convivência com o Semiárido do CDSA/UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-20 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40822 |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-27T22:07:21Z |
|
dc.date.available |
2025-02-25 |
|
dc.date.available |
2025-02-27T22:07:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias discentes |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Especialização em Educação contextualizada – CDSA/UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetória formativa |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectiva discente |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo – curso de especialização |
pt_BR |
dc.subject |
Student memories |
pt_BR |
dc.subject |
Training trajectory |
pt_BR |
dc.subject |
Student perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum – specialization course |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENEZES, Laís Cordeiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reports and memories of students in the Specialization in Contextualized Education for Coexistence with the Semi-Arid Region of CDSA/UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENEZES, Laís Cordeiro de. Relatos e memórias discentes na Especialização em
Educação Contextualizada para a Convivência com o
Semiárido do CDSA/UFCG. 2024. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40822 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo "Relatos y memorias de estudiantes de la Especialización en Educación
Contextualizada para la convivencia con el Semiárido del CDSA/UFCG" explora la formación
continua de un estudiante de esta especialización, que tiene como foco la convivencia con el
Semiárido brasileño. . Los principales objetivos incluyen, objetivo general: Analizar cómo la
especialización contribuyó a la formación profesional del educador, resaltando la importancia
de una educación alineada con la realidad de la región semiárida. Respecto a los objetivos
específicos: (1) reportar experiencias pedagógicas presentes en cada módulo de especialización;
(2) describir las metodologías y prácticas utilizadas en cada módulo de especialización, ya que
estas experiencias son fundamentales para comprender cómo la educación contextualizada se
materializa en la vida escolar cotidiana. (3) resaltar las contribuciones de la educación
contextualizada, ya que la educación contextualizada tiene un impacto significativo en el
conocimiento y las prácticas de los docentes; (4) resaltar a los teóricos de la educación
contextualizada, para analizar aportes de teóricos como Paulo Freire, Miguel Arroyo y Vera
Candau que enfatizan la importancia de una educación vinculada al contexto vivido por los
estudiantes. El estudio destaca varios teóricos que apoyan la educación contextualizada,
comentando sus aportes y contextualizándolos en la práctica educativa. Los referentes teóricos
son fundamentales para mostrar la importancia de integrar conocimientos y prácticas
pedagógicas locales en la formación de educadores. El texto presenta un análisis detallado y
fundamentado de la relevancia de la educación contextualizada en la formación continua de los
educadores. Utilizando las experiencias pedagógicas de los participantes del curso como base
de discusión, el estudio ofrece una perspectiva práctica y concreta sobre la aplicación de
conceptos teóricos en la realidad de la región semiárida. La metodología, basada en el análisis
de los programas de estudio y las actividades propuestas, es robusta y permite una comprensión
profunda de las prácticas educativas. La inclusión de teóricos como Freire, Arroyo y Candau
agrega un valor significativo al texto, ya que brindan una base teórica sólida que refuerza la
importancia de contextualizar la educación. En resumen, el texto contribuye significativamente
a la discusión sobre la educación continua contextualizada, destacando su importancia e
impacto positivo en la educación en la región semiárida. Al promover una educación que
dialoga con la realidad local, el estudio señala formas de construir prácticas pedagógicas más
inclusivas, relevantes y efectivas. |
pt_BR |