DSpace/Manakin Repository

Garagem orgânica : uma inovação social agroecológica de Teresina (PI) a partir da perspectiva do design de serviço.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID AIRES, G. C. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9939753450005847 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, P. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1080523046001341 pt_BR
dc.contributor.referee1 CLEMENTINO, Thamyres Oliveira.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Aguinaldo dos.
dc.description.resumo O presente trabalho desenvolveu uma ação de Design para Inovação Social orientada pelo Design Serviço, com uma iniciativa agroecológica da cidade de Teresina-PI, o grupo Garagem Orgânica. O objetivo dessa pesquisa é realizar uma observação detalhada do sistema de serviço dessa iniciativa e, a partir das informações coletadas, cocriar ideias de natureza estratégica para os serviços do grupo pesquisado. Essa pesquisa se justifica através das áreas de Design de Serviço e Design para Inovação Social, visto que a agroecologia vem viabilizando o surgimento de inovações sociais em diversas regiões do Brasil, muitas vezes inseridas em sistemas de oferta de serviços. Por meio da complexidade agroecológica, esses serviços apresentam possibilidades de enfrentamento das contradições e desafios decorrentes da produção agroalimentar industrial que degrada o meio ambiente, perpetua um cenário de desigualdade socioeconômica e de desvalorização das culturas locais. Esta pesquisa se caracteriza como aplicada, com uma abordagem fenomenológica, objetivos exploratórios, lógica abdutiva e enquanto uma pesquisa de campo que utiliza o método Design Science Research. O procedimento metodológico foi dividido em quatro etapas: na primeira ocorreu a análise do contexto de referência do atual sistema de serviço da Garagem Orgânica; na segunda, foi realizado o diagnóstico e a cocriação exploratória de ideias a partir das informações coletadas na etapa anterior; em seguida cocriou-se um conceito de serviço de natureza estratégica e, por fim, desenvolveu-se uma avaliação e a proposição de diretrizes para o Design de Serviço Agroecológico. Dessa forma, utilizando o Design de Serviço como ferramenta para realizar um processo de Design para Inovação Social foi possível caracterizar as ações já desenvolvidas pela Garagem Orgânica; identificar perfil e preferencias dos usuários dos serviços ofertados; analisar o sistema de serviço; desenvolver avaliações sobre as ações já implementadas pela organização; cocriar ideias para o futuro da Garagem Orgânica e propor diretrizes para o Design de Serviço Agroecológico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Garagem orgânica : uma inovação social agroecológica de Teresina (PI) a partir da perspectiva do design de serviço. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-18
dc.description.abstract This work aims at developing an action for production of a Design for Social Innovation guided by Design Service, centered on an agroecological initiative in the city of Teresina (PI), the Garagem Orgânica group. The research’s goal was to carry out a detailed observation of the service system of this initiative and, based on the information collected, co-create ideas of a strategic nature for the operation of the examined group. This project is justified through the areas of Service Design and Design for Social Innovation, since agroecology has been supporting the emergence of social innovations in different regions of Brazil, often inserted in service offering systems. By means of agroecological complexity, these services propose possibilities for confronting contradictions and challenges arising from industrial agri-food production that degrades the environment, maintaining indefinitely a scenario of socioeconomic inequality and devaluation of local cultures. This work presents itself as an applied project, having as its basis, a phenomenological approach, exploratory objectives, abductive logic and, as a field of investigation, the method of Design Science Research. The methodological procedure was divided into four stages: the first stage involved analyzing the reference context of Garagem Orgânica current service system; the second stage focused on diagnosing and co-creating exploratory ideas based on the information collected in the previous stage; next, a strategicallyoriented service concept was co-created, and finally, an evaluation was carried out along with the proposition of guidelines for Agroecological Service Design. Thus, using Service Design as a tool to implement a Design for Social Innovation process made it possible to characterize the actions already developed by Garagem Orgânica; identify the profile and preferences of the users of the offered services; analyze the service system; develop evaluations of the actions already implemented by the organization; co-create ideas for the future of Garagem Orgânica, and propose guidelines for Agroecological Service Design. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40836
dc.date.accessioned 2025-02-28T14:00:00Z
dc.date.available 2025-02-28
dc.date.available 2025-02-28T14:00:00Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Design de serviço pt_BR
dc.subject Design para inovação social pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.subject Agroecology pt_BR
dc.subject Service Design pt_BR
dc.subject Design for social innovation pt_BR
dc.subject Garagem orgânica
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AIRES, Gian Costa Piorsky.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Organic garage: an agroecological social innovation in Teresina (IP) from the perspective of service design. pt_BR
dc.identifier.citation AIRES, Gian Costa Piorsky. Garagem orgânica : uma inovação social agroecológica de Teresina (PI) a partir da perspectiva do design de serviço. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta