Dépôt DSpace/Manakin

A produção e aplicação do mapa quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão do semiárido na Escola Pio X – Sumé-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, C. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6585751132289327 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, Rosicreide Soares.
dc.contributor.referee1ID NOGUEIRA, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.description.resumo Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada na área do ensino de Geografia e sua relação com a Educação Contextualizada que foi desenvolvida no âmbito das ações do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo - LEGECAMPO, através das atividades do projeto de extensão “A Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo’’. No planejamento das atividades de extensão discutimos a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia, especificamente sobre o território do Semiárido Brasileiro. Essa falta de recursos didáticos fez com que surgissem inquietações para a necessidade de construir recursos didáticos com ênfase no território do Semiárido Brasileiro. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo construir um recurso didático “ mapa quebra cabeça do território do Semiárido Brasileiro” e relatar a experiência de sua aplicação na Escola U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade (Escola PIO X), localizada no município de Sumé-PB. Para chegar no nosso propósito, utilizamos no processo metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa, para ser mais exato a pesquisa participativa. Ao final, verificamos que a aplicação do recurso didático na sala de aula ajudou no desenvolvimento de habilidades do cognitivo como raciocínio lógico, concentração, percepção visual e até a coordenação motora, além de ser uma forma divertida tanto para ensinar quanto para a compreensão dos alunos, elevando a potencialização do ensino e aprendizagem, promovendo um trabalho em equipe trazendo um melhor desempenho e engajamento da turma em relação ao ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A produção e aplicação do mapa quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão do semiárido na Escola Pio X – Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-19
dc.description.abstract This monographic report presents research carried out in the area of Geography teaching and its relationship with Contextualized Education, which was developed within the scope of the actions of the Geography and Rural Education Teaching Laboratory-LEGECAMPO through the activities of the extension project “A Produção of Teaching Resources in Teaching Geography for Rural Schools''. When planning extension activities, we discussed the lack of teaching resources in Geography teaching, specifically on the Brazilian Semiarid territory. This lack of teaching resources gave rise to concerns regarding the need to build teaching resources with an emphasis on the Brazilian Semiarid region. In this way, our research aimed to build a teaching resource “puzzle map of the Brazilian Semiarid territory” and report the experience of its application at the U.M.E.I.E.F School. Jose Bonifácio Barbosa de Andrade (Escola PIO X), located in the municipality of Sumé-PB. To achieve our purpose, we used the qualitative research approach in the methodological process, participatory research to be more precise. In the end, we found that the application of the teaching resource in the classroom helped in the development of cognitive skills such as logical reasoning, concentration, visual perception and even motor coordination, in addition to being a fun way to both teach and understand students. , increasing the potential of teaching and learning, promoting teamwork, bringing better performance and engagement of the class in relation to Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40858
dc.date.accessioned 2025-02-28T21:41:38Z
dc.date.available 2025-02-28
dc.date.available 2025-02-28T21:41:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recurso didático - produção pt_BR
dc.subject Quebra-cabeça – recurso didático pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade – Pio X – Sumé-PB pt_BR
dc.subject Teaching resource - production pt_BR
dc.subject Puzzle - teaching resource pt_BR
dc.subject Semi-arid region pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School - Pio X - Sumé-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cicero Alisson Mota da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production and application of the puzzle map as a teaching resource to facilitate the understanding of the semi-arid region at Escola Pio X – Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cicero Alisson Mota da. A produção e aplicação do mapa quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão do semiárido na Escola Pio X – Sumé-PB. 2024. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40858 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte