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Otimização da comunicação institucional na UFCG através da implementação de chatbots: uma estratégia inovadora para melhoria do atendimento ao discente.

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dc.creator.ID ALMEIDA, E. J. C.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8434950928017798
dc.contributor.advisor1 MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID MOTTA, V. M. O.
dc.description.resumo Este relatório aborda temas relacionados ao progresso e à disseminação das tecnologias de informação e comunicação, bem como, às transformações tecnológicas do século XXI e às mudanças nas interações sociais decorrentes da pandemia da COVID-19. Essas mudanças abriram novas oportunidades para a atuação nas Universidades Públicas brasileiras. O objetivo principal da pesquisa foi analisar se a inclusão do Chatbot como um canal de comunicação adicional na Universidade Federal de Campina Grande poderia ser uma escolha estratégica para atender às necessidades de seus estudantes. Com base na teoria estudada, nos resultados dos questionários aplicados e nas experiências de outras entidades públicas brasileiras que adotaram o Chatbot, especialmente as Instituições Federais de Ensino Superior, foi possível sugerir a implementação de um Chatbot como uma solução eficaz e inovadora para aprimorar a comunicação institucional da UFCG. O objetivo é otimizar o atendimento, fornecer informações precisas e relevantes aos usuários, e aprimorar a interação e o envolvimento com a comunidade acadêmica.
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pública pt_BR
dc.audience.educationlevel Mestrado pt_BR
dc.title Otimização da comunicação institucional na UFCG através da implementação de chatbots: uma estratégia inovadora para melhoria do atendimento ao discente. pt_BR
dc.advisor1 MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.
dc.date.issued 2024-04-04
dc.description.abstract This report addresses topics related to the progress and dissemination of information and communication technologies, as well as technological transformations in the 21st century and changes in social interactions resulting from the COVID-19 pandemic. These changes opened up new opportunities for work in Brazilian Public Universities. The main objective of the research was to analyze whether the inclusion of Chatbot as an additional communication channel at the Federal University of Campina Grande could be a strategic choice to meet the needs of its students. Based on the theory studied, the results of the questionnaires applied and the experiences of other Brazilian public entities that adopted the Chatbot, especially Federal Higher Education Institutions, it was possible to suggest the implementation of a Chatbot as an effective and innovative solution to improve UFCG's institutional communication. The objective is to optimize service, provide accurate and relevant information to users, and improve interaction and engagement with the academic community.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40864
dc.date.accessioned 2025-03-05T16:15:31Z
dc.date.available 2025-03-05
dc.date.available 2025-03-05T16:15:31Z
dc.type Outro pt_BR
dc.subject Tecnologia de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Otimização da comunicação pt_BR
dc.subject Implementação de Chatbot pt_BR
dc.subject Assistente virtual pt_BR
dc.subject Atendimento ao discente pt_BR
dc.subject Integração da inteligência artificia pt_BR
dc.subject Information and communication technology pt_BR
dc.subject Communication optimization pt_BR
dc.subject Chatbot Implementation pt_BR
dc.subject Virtual assistant pt_BR
dc.subject Student service pt_BR
dc.subject Integration of artificial intelligence pt_BR
dc.subject Chatbot
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Eraldo José Costa
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Optimization of institutional communication at UFCG through the implementation of chatbots: an innovative strategy to improve student service. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Eraldo José Costa. Otimização da comunicação institucional na UFCG através da implementação de chatbots: uma estratégia inovadora para melhoria do atendimento ao discente. 2024. 31f. Relatório Técnico (Mestrado em Administração Pública - PROFIAP) - Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa - PB - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40864 pt_BR


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