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Atendimento educacional especializado no município de Sumé-PB: olhares, desafios e possibilidades pedagógicas.

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dc.creator.ID PAULINO, A. K. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0911935971223448 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.advisor1ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-8242-1818 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 MARINHO, Manoel Messias da Silva.
dc.description.resumo A inclusão de crianças autistas na educação básica é um desafio e uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, tornando-as mais inclusivas e equitativas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha um papel vital nesse processo didático-pedagógico, oferecendo suporte individualizado e recursos educacionais adaptados para atender às necessidades específicas de cada estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este resumo tem como objetivo destacar a importância do olhar dos profissionais do AEE na educação Sumeense e na inclusão dessas crianças nas salas de aula regular da educação básica. Os profissionais do AEE atuam como facilitadores da inclusão e mediadores do processo educacional promovendo estratégias que possibilitam a participação ativa e significativa das crianças autistas em todas as atividades escolares. Eles utilizam práticas pedagógicas diversificadas, ajustando o currículo e os métodos de ensino-aprendizagem para garantir que todos os alunos possam acessar o conteúdo de maneira adequada às suas capacidades. A formação inicial e continuada desses profissionais é crucial para o sucesso da inclusão, pois lhes permite estar atualizados com as melhores práticas e tecnologias assistivas. Além disso, o AEE promove um ambiente de acolhimento e respeito à diversidade, onde as diferenças são valorizadas como aspectos enriquecedores da convivência escolar. Para nos embasar teoricamente, trazemos as análises de Silva (2009), e sua análise sobre as práticas da educação inclusiva, Gaiarsa (2004) e as suas contribuições referentes às abordagens da psicopedagogia na escola e Mendes (2009) trazendo contribuições sobre os princípios da educação inclusiva. No tocante a metodologia, elaboramos uma entrevista e encaminhamos via Google Forms para os colaboradores deste estudo, que são os profissionais das salas do AEE da rede municipal de educação de Sumé PB. Ao analisar as respostas evidenciados, a importância dos referidos profissionais, seus desafios enfrentados cotidianamente, bem como as potencialidades das ações desenvolvidas nas salas do AEE, enfatizando a importância dos profissionais no processo de inclusão escolar de crianças autistas, destacando o papel crucial dos trabalhadores na adaptação pedagógica e na promoção de um ambiente educacional inclusivo e acolhedor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Atendimento educacional especializado no município de Sumé-PB: olhares, desafios e possibilidades pedagógicas. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40868
dc.date.accessioned 2025-03-05T21:50:31Z
dc.date.available 2025-03-05
dc.date.available 2025-03-05T21:50:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Acolhimento na educação pt_BR
dc.subject Sumé-PB – educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação Contextualizada pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Specialized educational services pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Reception in education pt_BR
dc.subject Sumé-PB – inclusive education pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAULINO, Ana Karoliny Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Specialized educational services in the municipality of Sumé-PB: perspectives, challenges and pedagogical possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation PAULINO, Ana Karoliny Barros. Atendimento educacional especializado no município de Sumé-PB: olhares, desafios e possibilidades pedagógicas. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40868 pt_BR
dc.description.resumen La inclusión de niños autistas en la educación básica es un reto y una oportunidad para transformar las prácticas pedagógicas, haciéndolas más inclusivas y equitativas. La Asistencia Educativa Especializada (AEE) desempeña un papel fundamental en este proceso didáctico-pedagógico, ofreciendo apoyo individualizado y recursos educativos adaptados para atender a las necesidades específicas de cada alumno con Trastorno del Espectro Autista (TEA). El objetivo de este resumen es resaltar la importancia de los profesionales de las AEE en la educación de estos niños y su inclusión en las aulas ordinarias. Los profesionales de las AEE actúan como facilitadores de la inclusión y mediadores del proceso educativo, promoviendo estrategias que permitan a los niños autistas participar activa y significativamente en todas las actividades escolares. Utilizan prácticas pedagógicas diversificadas, ajustando el currículo y los métodos de enseñanza-aprendizaje para garantizar que todos los alumnos puedan acceder a los contenidos de forma adaptada a sus capacidades. La formación inicial y continua de estos profesionales es crucial para el éxito de la inclusión, ya que les permite mantenerse al día de las mejores prácticas y tecnologías de apoyo. Además, la ESA promueve un entorno que acoge y respeta la diversidad, en el que las diferencias se valoran como aspectos enriquecedores de la vida escolar. Para proporcionarnos una base teórica, utilizamos los análisis de Silva (2009), y su análisis de las prácticas de educación inclusiva, Gaiarsa (2004) y sus contribuciones sobre los enfoques de la psicopedagogía en las escuelas y Mendes (2009), que proporciona contribuciones sobre los principios de la educación inclusiva. En cuanto a la metodología, preparamos una entrevista y la enviamos a través de Google Forms a los colaboradores de este estudio, que son los profesionales de las aulas de ESA de la red municipal de educación de Sumé PB. El análisis de las respuestas reveló la importancia de estos profesionales, los desafíos que enfrentan en el día a día, así como el potencial de las acciones desarrolladas en las aulas de ESA, haciendo hincapié en la importancia de los profesionales en el proceso de inclusión escolar de los niños autistas, destacando el papel crucial de los trabajadores en la adaptación pedagógica y en la promoción de un ambiente educativo inclusivo y acogedor. pt_BR


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