dc.creator.ID |
SILVA, M. J. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BARBOSA, F.G.P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Isaac Alexandre da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Kátia Ramos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho monográfico intitulado “A ampliação da Jornada da Educação Escolarizada em
Parari-PB: Aspectos Infraestruturais e Organização do Trabalho Pedagógico”, exprime como
objeto de estudo a ampliação da jornada escolar na Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête
no município de Parari-PB no contexto da Educação Integral, discutindo seus desafios
infraestruturais, organizacionais e pedagógicos. A pesquisa utiliza abordagem documental e de
campo, analisando dados coletados através de um questionário aplicado com professores e
gestores da escola. A pesquisa contextualiza historicamente a expansão do tempo escolar no
Brasil e sua relação com políticas educacionais como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio.
Evidencia a falta de adaptação da infraestrutura escolar para o modelo integral, com problemas
como ausência de refeitório, falta de climatização de espaços de lazer e de descanso para alunos.
Além disso, aponta dificuldades na organização do trabalho pedagógico, incluindo a sobrecarga
dos professores, falta de formação continuada e desmotivação dos alunos. A pesquisa aborda
os itinerários formativos e a redução da carga horária das disciplinas tradicionais do currículo,
como sendo mudanças pedagógicas que comprometerem a aprendizagem. Conclui-se assim que
a implementação da Educação Integral na escola investigada enfrenta problemas estruturais e
pedagógicos que impactam de forma limitante no processo ensino aprendizagem, o qual tem se
tornado cada vez mais desafiador em meio ao novo modelo de Ensino Integral amplamente
implantado no Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A ampliação da jornada da educação escolarizada em Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do trabalho pedagógico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-12-12 |
|
dc.description.abstract |
The monographic work titled “The Expansion of the Schooling Journey in Parari-PB:
Infrastructure Aspects and Organization of Pedagogical Work” presents as its object of study
the extension of the school day at Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête in the municipality
of Parari-PB within the context of Integral Education, discussing its infrastructural,
organizational, and pedagogical challenges. The research employs a documentary and field
approach, analyzing data collected through a questionnaire applied to teachers and school
administrators. The study historically contextualizes the expansion of school hours in Brazil
and its relation to educational policies such as the BNCC (National Common Curricular Base)
and the High School Reform. It highlights the lack of adaptation of school infrastructure to the
integral model, with issues such as the absence of a cafeteria, lack of air conditioning in leisure
spaces, and the absence of resting areas for students. Additionally, it points out difficulties in
the organization of pedagogical work, including teacher overload, lack of continuous training,
and student demotivation. The research addresses formative itineraries and the reduction of
class hours for traditional curriculum subjects as pedagogical changes that compromise
learning. It concludes that the implementation of Integral Education in the investigated school
faces structural and pedagogical issues that significantly impact the teaching-learning process,
making it increasingly challenging within the new Integral Education model widely
implemented in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-06T21:32:43Z |
|
dc.date.available |
2025-03-06 |
|
dc.date.available |
2025-03-06T21:32:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação integral |
pt_BR |
dc.subject |
Infraestrutura educacional – escola integral |
pt_BR |
dc.subject |
Organização do trabalho pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Cidadã Integral jairo Aires Caluête – Parari-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Parari-PB – educação em tempo integral |
pt_BR |
dc.subject |
Comprehensive education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational infrastructure – full-time school |
pt_BR |
dc.subject |
Organization of pedagogical work |
pt_BR |
dc.subject |
Jairo Aires Integral Citizen School Caluête – Parari-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Parari-PB – full-time education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria José Lima da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The expansion of the school education journey in Parari-PB: infrastructural aspects and organization of pedagogical work. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria José Lima da. A ampliação da jornada da educação escolarizada em
Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do
trabalho pedagógico.2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907 |
pt_BR |