Dépôt DSpace/Manakin

A ampliação da jornada da educação escolarizada em Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do trabalho pedagógico.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SILVA, M. J. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, F.G.P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Kátia Ramos.
dc.contributor.referee2ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho monográfico intitulado “A ampliação da Jornada da Educação Escolarizada em Parari-PB: Aspectos Infraestruturais e Organização do Trabalho Pedagógico”, exprime como objeto de estudo a ampliação da jornada escolar na Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête no município de Parari-PB no contexto da Educação Integral, discutindo seus desafios infraestruturais, organizacionais e pedagógicos. A pesquisa utiliza abordagem documental e de campo, analisando dados coletados através de um questionário aplicado com professores e gestores da escola. A pesquisa contextualiza historicamente a expansão do tempo escolar no Brasil e sua relação com políticas educacionais como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio. Evidencia a falta de adaptação da infraestrutura escolar para o modelo integral, com problemas como ausência de refeitório, falta de climatização de espaços de lazer e de descanso para alunos. Além disso, aponta dificuldades na organização do trabalho pedagógico, incluindo a sobrecarga dos professores, falta de formação continuada e desmotivação dos alunos. A pesquisa aborda os itinerários formativos e a redução da carga horária das disciplinas tradicionais do currículo, como sendo mudanças pedagógicas que comprometerem a aprendizagem. Conclui-se assim que a implementação da Educação Integral na escola investigada enfrenta problemas estruturais e pedagógicos que impactam de forma limitante no processo ensino aprendizagem, o qual tem se tornado cada vez mais desafiador em meio ao novo modelo de Ensino Integral amplamente implantado no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A ampliação da jornada da educação escolarizada em Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do trabalho pedagógico. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-12
dc.description.abstract The monographic work titled “The Expansion of the Schooling Journey in Parari-PB: Infrastructure Aspects and Organization of Pedagogical Work” presents as its object of study the extension of the school day at Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête in the municipality of Parari-PB within the context of Integral Education, discussing its infrastructural, organizational, and pedagogical challenges. The research employs a documentary and field approach, analyzing data collected through a questionnaire applied to teachers and school administrators. The study historically contextualizes the expansion of school hours in Brazil and its relation to educational policies such as the BNCC (National Common Curricular Base) and the High School Reform. It highlights the lack of adaptation of school infrastructure to the integral model, with issues such as the absence of a cafeteria, lack of air conditioning in leisure spaces, and the absence of resting areas for students. Additionally, it points out difficulties in the organization of pedagogical work, including teacher overload, lack of continuous training, and student demotivation. The research addresses formative itineraries and the reduction of class hours for traditional curriculum subjects as pedagogical changes that compromise learning. It concludes that the implementation of Integral Education in the investigated school faces structural and pedagogical issues that significantly impact the teaching-learning process, making it increasingly challenging within the new Integral Education model widely implemented in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907
dc.date.accessioned 2025-03-06T21:32:43Z
dc.date.available 2025-03-06
dc.date.available 2025-03-06T21:32:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Infraestrutura educacional – escola integral pt_BR
dc.subject Organização do trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral jairo Aires Caluête – Parari-PB pt_BR
dc.subject Parari-PB – educação em tempo integral pt_BR
dc.subject Comprehensive education pt_BR
dc.subject Educational infrastructure – full-time school pt_BR
dc.subject Organization of pedagogical work pt_BR
dc.subject Jairo Aires Integral Citizen School Caluête – Parari-PB pt_BR
dc.subject Parari-PB – full-time education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria José Lima da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The expansion of the school education journey in Parari-PB: infrastructural aspects and organization of pedagogical work. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria José Lima da. A ampliação da jornada da educação escolarizada em Parari-PB: aspectos infraestuturais e organização do trabalho pedagógico.2024. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40907 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte