dc.creator.ID |
SOUSA, L. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4595410244928632 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, L. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LIMA, Angélica Mara de. |
|
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Ranyere Silva. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Jeane Medeiros. |
|
dc.description.resumo |
A integração da tecnologia de Realidade Aumentada (AR) no Ensino de Geografia por meio
de atividades práticas é uma estratégia alternativa para o engajamento de estudantes e
professores no estudo ativo das Temáticas físico-naturais do espaço geográfico. Como
tradição na disciplina, promover a conexão sensorial e interativa entre os alunos e o conteúdo
a ser ministrado é fazer da escola um espaço propício para a produção científica de
conhecimentos. É sob esta perspectiva que o trabalho aqui desenvolvido propõe a adaptação e
o uso deste tipo de tecnologia para a criação de um produto didático alinhado ao currículo
oficial de Geografia. O principal objetivo, portanto, é construir uma Caixa de Areia 3.0 com
Realidade Aumentada para a promoção do Ensino de Geografia por meio de atividades
práticas. A metodologia envolveu a construção e o uso da caixa de areia em aulas de
Geografia com estudantes do Ensino Fundamental, Anos Finais da Escola Municipal José
Mesquita, localizada na zona rural do município de Macaíba-RN. Dialogando com a
supracitada tradição, o produto desta construção consiste no aprimoramento do “Tabuleiro
Geológico” (popularizado por Raja Gabaglia na década de 1920) pela associação à versão
atual, ano de 2024, da caixa de areia de Realidade Aumentada (AR Sandbox). Ambos os
projetos são a base para uma nova versão denominada de Caixa de Areia 3.0 com Realidade
Aumentada, por ser uma conjunção aprimorada e, nesta feita, capaz de simular uma gama
ainda maior dos já conhecidos fenômenos litosféricos e hidrosféricos dos modelos anteriores,
mas trazendo, como inovação, nessa atualização, a simulação conjunta dos fenômenos
atmosféricos, proporcionando a apresentação de uma perspectiva holística acerca das
temáticas físico-naturais do espaço geográfico. Os resultados indicam que esta integração da
Realidade Aumentada ao Ensino de Geografia tem o potencial de transformar atividades
pedagógicas essencialmente tradicionais em aulas práticas de fato, as quais exigem dos alunos
e professores não apenas uma constante reinvenção, mas a rebeldia objetivamente contrária à
precarização do ensino público no Brasil. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Caixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturais |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-08-15 |
|
dc.description.abstract |
Practical didactic activities can incorporate the integration of Augmented Reality (AR)
technology into Geography Education, serving as an alternative strategy for engaging both
students and teachers in the active study of physical-natural themes related to geographic
space. As is traditional in the discipline, promoting a sensory and interactive connection
between students and the content to be taught helps build a favorable structure within schools
for the scientific production and learning of knowledge. From this perspective, this research
proposed adapting and utilizing this type of technology to create a didactic tool aligned with
the Geography Education curriculum. Therefore, the main objective was to develop a "3.0
Augmented Reality Sandbox" to promote Geography Education. The methodology referenced
the construction and use of the sandbox in Geography lessons with middle school students
(Final Years) at José Mesquita Municipal School, located in the rural area of Macaíba (State
of Rio Grande do Norte, Brazil). In dialogue with the tradition, the product of this project
enhanced the "Geological Board" (popularized by Raja Gabaglia in the 1920s) by associating
it with the current (2024) version of the Augmented Reality Sandbox (AR Sandbox). Both
projects serve as the foundation for a new version called the "3.0 Augmented Reality
Sandbox," as it is an improved combination capable of simulating a broader range of known
lithospheric and hydrospheric phenomena from previous models. This update brings
innovation by simultaneously simulating atmospheric phenomena, providing a holistic
perspective on the physical-natural themes of geographic space. The results indicate that this
integration of Augmented Reality into Geography Education has the potential to transform
essentially traditional pedagogical activities into genuinely practical lessons, requiring both
students and teachers to engage in constant reinvention, as well as a rebellion that objectively
opposes the deterioration of public education in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40916 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-07T13:44:21Z |
|
dc.date.available |
2025-03-07 |
|
dc.date.available |
2025-03-07T13:44:21Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Temáticas físico-naturais do Espaço Geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade Aumentada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia por meio de práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Physical-natural themes of Geographic Space |
pt_BR |
dc.subject |
Augmented Reality |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Education through practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Luydh Marthnelly de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sandbox 3.0 with augmented reality for teaching by Geography practices of physical-natural themes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Luydh Marthnelly de. Caixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturais. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |