Dépôt DSpace/Manakin

Caixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturais

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4595410244928632 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LIMA, Angélica Mara de.
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Ranyere Silva.
dc.contributor.referee3 SILVA, Jeane Medeiros.
dc.description.resumo A integração da tecnologia de Realidade Aumentada (AR) no Ensino de Geografia por meio de atividades práticas é uma estratégia alternativa para o engajamento de estudantes e professores no estudo ativo das Temáticas físico-naturais do espaço geográfico. Como tradição na disciplina, promover a conexão sensorial e interativa entre os alunos e o conteúdo a ser ministrado é fazer da escola um espaço propício para a produção científica de conhecimentos. É sob esta perspectiva que o trabalho aqui desenvolvido propõe a adaptação e o uso deste tipo de tecnologia para a criação de um produto didático alinhado ao currículo oficial de Geografia. O principal objetivo, portanto, é construir uma Caixa de Areia 3.0 com Realidade Aumentada para a promoção do Ensino de Geografia por meio de atividades práticas. A metodologia envolveu a construção e o uso da caixa de areia em aulas de Geografia com estudantes do Ensino Fundamental, Anos Finais da Escola Municipal José Mesquita, localizada na zona rural do município de Macaíba-RN. Dialogando com a supracitada tradição, o produto desta construção consiste no aprimoramento do “Tabuleiro Geológico” (popularizado por Raja Gabaglia na década de 1920) pela associação à versão atual, ano de 2024, da caixa de areia de Realidade Aumentada (AR Sandbox). Ambos os projetos são a base para uma nova versão denominada de Caixa de Areia 3.0 com Realidade Aumentada, por ser uma conjunção aprimorada e, nesta feita, capaz de simular uma gama ainda maior dos já conhecidos fenômenos litosféricos e hidrosféricos dos modelos anteriores, mas trazendo, como inovação, nessa atualização, a simulação conjunta dos fenômenos atmosféricos, proporcionando a apresentação de uma perspectiva holística acerca das temáticas físico-naturais do espaço geográfico. Os resultados indicam que esta integração da Realidade Aumentada ao Ensino de Geografia tem o potencial de transformar atividades pedagógicas essencialmente tradicionais em aulas práticas de fato, as quais exigem dos alunos e professores não apenas uma constante reinvenção, mas a rebeldia objetivamente contrária à precarização do ensino público no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PROFGEO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Caixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturais pt_BR
dc.date.issued 2024-08-15
dc.description.abstract Practical didactic activities can incorporate the integration of Augmented Reality (AR) technology into Geography Education, serving as an alternative strategy for engaging both students and teachers in the active study of physical-natural themes related to geographic space. As is traditional in the discipline, promoting a sensory and interactive connection between students and the content to be taught helps build a favorable structure within schools for the scientific production and learning of knowledge. From this perspective, this research proposed adapting and utilizing this type of technology to create a didactic tool aligned with the Geography Education curriculum. Therefore, the main objective was to develop a "3.0 Augmented Reality Sandbox" to promote Geography Education. The methodology referenced the construction and use of the sandbox in Geography lessons with middle school students (Final Years) at José Mesquita Municipal School, located in the rural area of Macaíba (State of Rio Grande do Norte, Brazil). In dialogue with the tradition, the product of this project enhanced the "Geological Board" (popularized by Raja Gabaglia in the 1920s) by associating it with the current (2024) version of the Augmented Reality Sandbox (AR Sandbox). Both projects serve as the foundation for a new version called the "3.0 Augmented Reality Sandbox," as it is an improved combination capable of simulating a broader range of known lithospheric and hydrospheric phenomena from previous models. This update brings innovation by simultaneously simulating atmospheric phenomena, providing a holistic perspective on the physical-natural themes of geographic space. The results indicate that this integration of Augmented Reality into Geography Education has the potential to transform essentially traditional pedagogical activities into genuinely practical lessons, requiring both students and teachers to engage in constant reinvention, as well as a rebellion that objectively opposes the deterioration of public education in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40916
dc.date.accessioned 2025-03-07T13:44:21Z
dc.date.available 2025-03-07
dc.date.available 2025-03-07T13:44:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Temáticas físico-naturais do Espaço Geográfico pt_BR
dc.subject Realidade Aumentada pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia por meio de práticas pt_BR
dc.subject Physical-natural themes of Geographic Space pt_BR
dc.subject Augmented Reality pt_BR
dc.subject Geography Education through practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Luydh Marthnelly de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sandbox 3.0 with augmented reality for teaching by Geography practices of physical-natural themes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Luydh Marthnelly de. Caixa de areia 3.0 com realidade aumentada para o ensino por práticas de geografia de temáticas físico-naturais. 2024. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte