DSpace/Manakin Repository

Educação integral no município de Parari: representações familiares e estudantis.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA. R. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9598748512288563 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee2 ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
dc.contributor.referee2ID ESTRELA, K. A. D. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho Intitulado Educação Integral no Município de Parari-PB: Representações Familiares e Estudantis trata das percepções de estudantes e famílias sobre a implementação do ensino integral no município de Parari -PB, considerando os desafios e impactos desse modelo educacional. Baseando-se na legislação educacional e em referenciais teóricos, o estudo aponta que a ampliação da jornada escolar tem gerado mudanças significativas na rotina dos alunos e suas famílias, com impactos tanto positivos quanto negativos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou questionários aplicados a estudantes do Ensino Médio e a seus responsáveis. Os resultados indicam que a maioria dos alunos considera o modelo cansativo, destacando dificuldades como carga horária excessiva, falta de tempo para estudo e para a convivência familiar, além de deficiências estruturais na escola. Além disso, há uma percepção de que a ênfase em disciplinas diversificadas reduziu a carga horária das matérias tradicionais, enxugando ainda mais o que já havia sido minimizado com a implementação da BNCC, comprometendo a aprendizagem. As famílias também demonstram preocupação com a redução do tempo de convívio com os filhos e a dificuldade de participação ativa na escola. A pesquisa conclui que, embora o ensino integral possa trazer benefícios, sua implementação exige adaptações que considerem o contexto local, a estrutura escolar e o envolvimento da comunidade para que os estudantes realmente se beneficiem desse modelo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação integral no município de Parari: representações familiares e estudantis. pt_BR
dc.date.issued 2024-12-12
dc.description.abstract The paper titled Integral Education in the Municipality of Parari-PB: Family and Student Representations adresses the perceptions of students and families regarding the implementation of full-time education in the municipalista of Parari-PB, considering the challenges and impacts of this educational model. Based on educational legislation and theoretical references, the study indicates that the extension of the school day has led to significant changes in the routine of students and their families, with both positive and negative impacts. The research, which adopts both qualitative and quantitative approaches, used questionnaires administered to high school students and their guardians. The results show that most students find the model exhausting, highlighting difficulties such as excessive workload, lack of time for studying and family interactions, as well as structural deficiencies in the school. Additionally, there is a perception that the emphasis on diverse subjects has reduced the hours dedicated to traditional subjects, further diminishing what had already been minimized with the implementation of the BNCC, thereby compromising learning. Families also express concerns about the reduced time spent with their children and the difficulty of actively participating in the school environment. The study concludes that, while full-time education can offer benefits, its implementation requires adaptations that take into account the local context, school infrastructure, and Community involvement to ensure that students truly benefit from this model. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40917
dc.date.accessioned 2025-03-07T15:18:20Z
dc.date.available 2025-03-07
dc.date.available 2025-03-07T15:18:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Integral pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral Jairo Aires Caluête Parari PB pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Parari PB ensino médio integral pt_BR
dc.subject Comprehensive Education pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject Integral Citizen School Jairo Aires Caluête Parari PB pt_BR
dc.subject Study of perception pt_BR
dc.subject Parari PB full-time high school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rubenildo Campos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comprehensive education in the municipality of Parari: family and student representations. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rubenildo Campos da. Educação integral no município de Parari: representações familiares e estudantis. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024.Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40917 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta