dc.creator.ID |
PEREIRA NETO, Manoel. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5188255225462344 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Lígia Regina Calado de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, Lígia Regina Calado de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7520547082815507 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.referee2 |
Garcia , Gerlândia Gouveia. |
|
dc.description.resumo |
O lugar social da mulher, na Idade Média, pode ser compreendido de diversas maneiras, com
interpretações fortemente influenciadas pelo peso da religião e da aristocracia dominantes na
época; esse cenário medieval moldou profundamente os discursos da Igreja e dos pensadores
cristãos sobre as funções de cada sexo e a construção dos gêneros, principalmente no quesito
conjugal. As produções líricas do período literário conhecido como Trovadorismo foram
preservadas nos Cancioneiros e selecionadas como sendo de amigo, de amor e de escárnio e
maldizer. Esse estudo interessa-se pela parte cômica dessa compilação, pois acredita que haja
alguns aspectos ainda não explorados o bastante em sua totalidade: as formas grotescas nas
representações do corpo feminino das cantigas satíricas. Partindo da leitura do corpus
investigado, têm-se, portanto, dois objetivos principais: analisar os traços do grotesco
bakhtiniano nas representações do corpo feminino presentes nas canções medievais da
Península Ibérica, na concepção dos estudos de gênero, e, também, identificar como esses traços
dão forma a um discurso misógino. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com
abordagem bibliográfica, fundamentada nos estudos de Bakhtin (1993, 1999, 2011); Bourdieu
(2014, 2002); Macedo (2000, 2002); Moisés (2012, 2022) e Vieira (1987). A análise indicou
que essas representações grotescas reforçam um discurso misógino, no qual o ser feminino é
ressignificado como uma figura caricatural, desprovida de valor e dignidade, considerando o
cenário medieval. Dessa forma, ao vincular essas cantigas ao conceito de grotesco carnavalesco,
evidencia-se como os trovadores empregavam a linguagem cômica para validar a inferioridade
feminina e consolidar preconceitos de gênero. As canções refletem e, simultaneamente,
contribuem para a manutenção da dominação masculina, ao mesmo tempo que expõem as
dinâmicas de poder que permeiam o cenário cultural e social daquele período. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O grotesco na Sátira Medieval Portuguesa: um estudo sobre as representações femininas nas cantigas de Escárnio e Maldizer. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
The social place of women in the Middle Ages can be understood in various ways, with
interpretations heavily influenced by the weight of the dominant religion and aristocracy of the
time. This medieval scenario profoundly shaped the discourses of the Christian Church
regarding the roles of each sex and the construction of genders, particularly in the marital
aspect. The lyrical productions of the literary period known by the troubadours´s art was
preserved in the Songbooks (Cancioneiro de Ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional, and
Cancioneiro of the Vatican Library) and selected as being of amigo (masculine voice), amor
(feminine voice), and escárnio e maldizer (satirical songs). This study is interested in the
comedic aspect of this compilation, as it is believed that there are still some aspects not fully
explored: the grotesque forms in the representations of the female body in satirical songs.
Starting from the reading of the investigated corpus, there are, therefore, two main objectives:
to analyze the traits of Bakhtinian grotesque in the representations of the female body present
in medieval Iberian Peninsula’s songs, within the framework of gender studies, and also to
identify how these traits shape a misogynistic discourse. In methodological terms, this is a
research study with a bibliographic approach, based on the assumptions of Bakhtin (1993, 1999,
2011); Bourdieu (2014, 2002); Macedo (2000, 2002); Moisés (2012, 2022) and Vieira (1987).
. The analysis indicated that these grotesque representations reinforce a misogynistic discourse,
in which the feminine being is redefined as a caricatured figure, devoid of value and dignity,
considering the medieval setting. Therefore, by linking these songs to the concept of
carnivalesque grotesque, it becomes evident how the troubadours employed comedic language
to validate female inferiority and consolidate gender prejudices. The songs reflect and
simultaneously contribute to the maintenance of male domination, while also exposing the
power dynamics that permeate the cultural and social landscape of that period. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40933 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-10T13:24:47Z |
|
dc.date.available |
2025-03-10 |
|
dc.date.available |
2025-03-10T13:24:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sátira |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher medieval |
pt_BR |
dc.subject |
Representação feminina medieval |
pt_BR |
dc.subject |
Misoginia medieval |
pt_BR |
dc.subject |
Corpo grotesco |
pt_BR |
dc.subject |
Carnavalização |
pt_BR |
dc.subject |
Cantigas de Escárnio e Maldizer |
pt_BR |
dc.subject |
Satire |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval woman |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval female representation |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval female representation |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval misogyny |
pt_BR |
dc.subject |
grotesque body |
pt_BR |
dc.subject |
Carnivalization |
pt_BR |
dc.subject |
Songs of Mockery and Cursing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA NETO, Manoel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The grotesque in Portuguese Medieval Satire: a study on female representations in the cantigas of Escárnio and Maldizer. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA NETO, Manoel. O grotesco na Sátira Medieval Portuguesa: um estudo sobre as representações femininas nas cantigas de Escárnio e Maldizer. 2024. 70f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |