DSpace/Manakin Repository

O grotesco na Sátira Medieval Portuguesa: um estudo sobre as representações femininas nas cantigas de Escárnio e Maldizer.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA NETO, Manoel. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5188255225462344 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, Lígia Regina Calado de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7520547082815507 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.referee2 Garcia , Gerlândia Gouveia.
dc.description.resumo O lugar social da mulher, na Idade Média, pode ser compreendido de diversas maneiras, com interpretações fortemente influenciadas pelo peso da religião e da aristocracia dominantes na época; esse cenário medieval moldou profundamente os discursos da Igreja e dos pensadores cristãos sobre as funções de cada sexo e a construção dos gêneros, principalmente no quesito conjugal. As produções líricas do período literário conhecido como Trovadorismo foram preservadas nos Cancioneiros e selecionadas como sendo de amigo, de amor e de escárnio e maldizer. Esse estudo interessa-se pela parte cômica dessa compilação, pois acredita que haja alguns aspectos ainda não explorados o bastante em sua totalidade: as formas grotescas nas representações do corpo feminino das cantigas satíricas. Partindo da leitura do corpus investigado, têm-se, portanto, dois objetivos principais: analisar os traços do grotesco bakhtiniano nas representações do corpo feminino presentes nas canções medievais da Península Ibérica, na concepção dos estudos de gênero, e, também, identificar como esses traços dão forma a um discurso misógino. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem bibliográfica, fundamentada nos estudos de Bakhtin (1993, 1999, 2011); Bourdieu (2014, 2002); Macedo (2000, 2002); Moisés (2012, 2022) e Vieira (1987). A análise indicou que essas representações grotescas reforçam um discurso misógino, no qual o ser feminino é ressignificado como uma figura caricatural, desprovida de valor e dignidade, considerando o cenário medieval. Dessa forma, ao vincular essas cantigas ao conceito de grotesco carnavalesco, evidencia-se como os trovadores empregavam a linguagem cômica para validar a inferioridade feminina e consolidar preconceitos de gênero. As canções refletem e, simultaneamente, contribuem para a manutenção da dominação masculina, ao mesmo tempo que expõem as dinâmicas de poder que permeiam o cenário cultural e social daquele período. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O grotesco na Sátira Medieval Portuguesa: um estudo sobre as representações femininas nas cantigas de Escárnio e Maldizer. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-13
dc.description.abstract The social place of women in the Middle Ages can be understood in various ways, with interpretations heavily influenced by the weight of the dominant religion and aristocracy of the time. This medieval scenario profoundly shaped the discourses of the Christian Church regarding the roles of each sex and the construction of genders, particularly in the marital aspect. The lyrical productions of the literary period known by the troubadours´s art was preserved in the Songbooks (Cancioneiro de Ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional, and Cancioneiro of the Vatican Library) and selected as being of amigo (masculine voice), amor (feminine voice), and escárnio e maldizer (satirical songs). This study is interested in the comedic aspect of this compilation, as it is believed that there are still some aspects not fully explored: the grotesque forms in the representations of the female body in satirical songs. Starting from the reading of the investigated corpus, there are, therefore, two main objectives: to analyze the traits of Bakhtinian grotesque in the representations of the female body present in medieval Iberian Peninsula’s songs, within the framework of gender studies, and also to identify how these traits shape a misogynistic discourse. In methodological terms, this is a research study with a bibliographic approach, based on the assumptions of Bakhtin (1993, 1999, 2011); Bourdieu (2014, 2002); Macedo (2000, 2002); Moisés (2012, 2022) and Vieira (1987). . The analysis indicated that these grotesque representations reinforce a misogynistic discourse, in which the feminine being is redefined as a caricatured figure, devoid of value and dignity, considering the medieval setting. Therefore, by linking these songs to the concept of carnivalesque grotesque, it becomes evident how the troubadours employed comedic language to validate female inferiority and consolidate gender prejudices. The songs reflect and simultaneously contribute to the maintenance of male domination, while also exposing the power dynamics that permeate the cultural and social landscape of that period. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40933
dc.date.accessioned 2025-03-10T13:24:47Z
dc.date.available 2025-03-10
dc.date.available 2025-03-10T13:24:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sátira pt_BR
dc.subject Mulher medieval pt_BR
dc.subject Representação feminina medieval pt_BR
dc.subject Misoginia medieval pt_BR
dc.subject Corpo grotesco pt_BR
dc.subject Carnavalização pt_BR
dc.subject Cantigas de Escárnio e Maldizer pt_BR
dc.subject Satire pt_BR
dc.subject Medieval woman pt_BR
dc.subject Medieval female representation pt_BR
dc.subject Medieval female representation pt_BR
dc.subject Medieval misogyny pt_BR
dc.subject grotesque body pt_BR
dc.subject Carnivalization pt_BR
dc.subject Songs of Mockery and Cursing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA NETO, Manoel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The grotesque in Portuguese Medieval Satire: a study on female representations in the cantigas of Escárnio and Maldizer. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA NETO, Manoel. O grotesco na Sátira Medieval Portuguesa: um estudo sobre as representações femininas nas cantigas de Escárnio e Maldizer. 2024. 70f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta