DSpace/Manakin Repository

Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, T. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0001-5039-523X pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 pt_BR
dc.contributor.referee2 ESTRELA, Karla Alexandra Freitas.
dc.contributor.referee2ID ESTRELA, K. A. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 pt_BR
dc.description.resumo O estudo e a utilização de estratégias didáticas tem sido pautas recorrentes nas discussões realizadas no campo educacional, dada a sua importância no desenrolar dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, relata-se neste trabalho experiências educativas que se inscrevem nesse contexto, tendo como referência principal a Teoria do Triângulo Pedagógico de Houssaye. Como objetivo geral, buscou-se compreender a didática e a metodologia aplicada por professores no processo de ensino-aprendizagem em turmas dos Anos Finais do ensino fundamental à luz da teoria do triângulo pedagógico de Houssaye. Enquanto objetivos específicos, pautou-se acompanhar a jornada de aula de dois professores com intuído de descrever os processos didático-pedagógicos adotados no cotidiano de sala de aula; fazer uso de instrumentos de pesquisa como caderno de campo e entrevista semiestruturada para fins de descrição e análise do fazer didático-pedagógico dos professores e; analisar a relação entre o professor, o saber e o aluno descrito no triângulo pedagógico a partir da qualidade da didática e da metodologia empreendidas pelos professores. Esse relato de experiência visou contribuir com a construção de conhecimentos baseados em teorias de Houssaye (2000), notadamente com relação à teoria do triângulo pedagógico composto pelo professor, o saber e o aluno. A experiência de investigação dessa teoria foi realizada a partir da prática de dois professores das turmas de 7o A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, situada no município de Monteiro-PB. A experiência se deu mediante observação e entrevista, além do acompanhamento sistemático da jornada dos professores e alunos, a fim de analisar o processo de ensino-aprendizagem com o enfoque na didática e na metodologia. O estudo apresenta como resultado que a didática e a boa relação entre o professor e o aluno interfere de forma ativa na aprendizagem do aluno, tal como podemos compreender à luz das ideias de Freire (1996) de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, razão de darmos importância à relação entre o educador e o educando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-06
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935
dc.date.accessioned 2025-03-10T14:50:57Z
dc.date.available 2025-03-10
dc.date.available 2025-03-10T14:50:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Estratégias didáticas pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Teoria do triângulo pedagógico – Houssaye pt_BR
dc.subject Escola Municipal Tiradentes – Monteiro-PB pt_BR
dc.subject Didactics pt_BR
dc.subject Teaching methodology pt_BR
dc.subject Didactic strategies pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Contextualized education pt_BR
dc.subject Theory of the pedagogical triangle – Houssaye pt_BR
dc.subject Tiradentes Municipal School – Monteiro-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Tamires Beliz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic strategies and methodological procedures used by teachers in a municipal school in Monteiro-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Tamires Beliz de. Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935 pt_BR
dc.description.resumen Este relato de experiencia tiene como objetivo contribuir a la suma de conocimientos basados en las teorías de Houssaye (2000), en particular en relación con la teoría del triángulo pedagógico compuesto por el profesor, el conocimiento y el alumno. La experiencia de investigar esta teoría surgió de la práctica de dos docentes de los grados 7o A y B de la Escuela Primaria Municipal Tiradentes, ubicada en el municipio de Monteiro-PB. La experiencia se desarrolló a través de observación y entrevistas siguiendo el recorrido de docentes y estudiantes, con el fin de analizar el proceso de enseñanza-aprendizaje con un enfoque didáctico y metodológico. El objetivo general del trabajo fue comprender la didáctica y metodología aplicada por los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de Último Año de la escuela primaria a la luz de la teoría pedagógica del triángulo de Houssaye. Como objetivos específicos: (1) Seguir el recorrido de clase de dos docentes con la intención de describir los procesos didáctico-pedagógicos adoptados en el día a día del aula. (2) Hacer uso de instrumentos de investigación como cuadernos de campo y entrevistas semiestructuradas con el fin de describir y analizar el trabajo didáctico-pedagógico de los docentes. (3) Analizar la relación entre el docente, el conocimiento y el alumno descrita en el triángulo pedagógico en función de la calidad de la enseñanza y metodología llevada a cabo por los docentes. El estudio presenta como resultado que la didáctica y una buena relación entre el profesor y el estudiante interfieren activamente en el aprendizaje del estudiante, como podemos entender a la luz de las ideas de Freire (1996) de que enseñar no es transferir conocimientos, sino crear las posibilidades para su propia producción o construcción, por lo que damos importancia a la relación entre el educador y el alumno. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta