dc.creator.ID |
SOUZA, T. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Isaac Alexandre da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5039-523X |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0393416173314443 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ESTRELA, Karla Alexandra Freitas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ESTRELA, K. A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1519251814604018 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo e a utilização de estratégias didáticas tem sido pautas recorrentes nas
discussões realizadas no campo educacional, dada a sua importância no desenrolar
dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, relata-se neste trabalho
experiências educativas que se inscrevem nesse contexto, tendo como referência
principal a Teoria do Triângulo Pedagógico de Houssaye. Como objetivo geral,
buscou-se compreender a didática e a metodologia aplicada por professores no
processo de ensino-aprendizagem em turmas dos Anos Finais do ensino fundamental
à luz da teoria do triângulo pedagógico de Houssaye. Enquanto objetivos específicos,
pautou-se acompanhar a jornada de aula de dois professores com intuído de
descrever os processos didático-pedagógicos adotados no cotidiano de sala de aula;
fazer uso de instrumentos de pesquisa como caderno de campo e entrevista
semiestruturada para fins de descrição e análise do fazer didático-pedagógico dos
professores e; analisar a relação entre o professor, o saber e o aluno descrito no
triângulo pedagógico a partir da qualidade da didática e da metodologia empreendidas
pelos professores. Esse relato de experiência visou contribuir com a construção de
conhecimentos baseados em teorias de Houssaye (2000), notadamente com relação
à teoria do triângulo pedagógico composto pelo professor, o saber e o aluno. A
experiência de investigação dessa teoria foi realizada a partir da prática de dois
professores das turmas de 7o A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Tiradentes, situada no município de Monteiro-PB. A experiência se deu mediante
observação e entrevista, além do acompanhamento sistemático da jornada dos
professores e alunos, a fim de analisar o processo de ensino-aprendizagem com o
enfoque na didática e na metodologia. O estudo apresenta como resultado que a
didática e a boa relação entre o professor e o aluno interfere de forma ativa na
aprendizagem do aluno, tal como podemos compreender à luz das ideias de Freire
(1996) de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para
a sua própria produção ou a sua construção, razão de darmos importância à relação
entre o educador e o educando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-10T14:50:57Z |
|
dc.date.available |
2025-03-10 |
|
dc.date.available |
2025-03-10T14:50:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Educação contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria do triângulo pedagógico – Houssaye |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Tiradentes – Monteiro-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized education |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of the pedagogical triangle – Houssaye |
pt_BR |
dc.subject |
Tiradentes Municipal School – Monteiro-PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Tamires Beliz de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic strategies and methodological procedures used by teachers in a municipal school in Monteiro-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Tamires Beliz de. Estratégias didáticas e procedimentos metodológicos utilizados por professores em escola municipal de Monteiro-PB. 2024. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia (Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40935 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este relato de experiencia tiene como objetivo contribuir a la suma de conocimientos
basados en las teorías de Houssaye (2000), en particular en relación con la teoría del
triángulo pedagógico compuesto por el profesor, el conocimiento y el alumno. La
experiencia de investigar esta teoría surgió de la práctica de dos docentes de los
grados 7o A y B de la Escuela Primaria Municipal Tiradentes, ubicada en el municipio
de Monteiro-PB. La experiencia se desarrolló a través de observación y entrevistas
siguiendo el recorrido de docentes y estudiantes, con el fin de analizar el proceso de
enseñanza-aprendizaje con un enfoque didáctico y metodológico. El objetivo general
del trabajo fue comprender la didáctica y metodología aplicada por los docentes en el
proceso de enseñanza-aprendizaje en las clases de Último Año de la escuela primaria
a la luz de la teoría pedagógica del triángulo de Houssaye. Como objetivos
específicos: (1) Seguir el recorrido de clase de dos docentes con la intención de
describir los procesos didáctico-pedagógicos adoptados en el día a día del aula. (2)
Hacer uso de instrumentos de investigación como cuadernos de campo y entrevistas
semiestructuradas con el fin de describir y analizar el trabajo didáctico-pedagógico de
los docentes. (3) Analizar la relación entre el docente, el conocimiento y el alumno
descrita en el triángulo pedagógico en función de la calidad de la enseñanza y
metodología llevada a cabo por los docentes. El estudio presenta como resultado que
la didáctica y una buena relación entre el profesor y el estudiante interfieren
activamente en el aprendizaje del estudiante, como podemos entender a la luz de las
ideas de Freire (1996) de que enseñar no es transferir conocimientos, sino crear las
posibilidades para su propia producción o construcción, por lo que damos importancia
a la relación entre el educador y el alumno. |
pt_BR |