dc.creator.ID |
SILVA, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2008900444425116 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TAVARES, M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. |
|
dc.description.resumo |
Refletir sobre a desigualdade social a partir da Literatura Infantil e Juvenil (LIJ) é trazer
para a linguagem literária abordagens que diminuam as barreiras sociais, cultivando, ao
menos no campo simbólico, um mundo mais igualitário. Partindo dessa premissa, a
literatura tem investido em diversidade estética e temática, acionando os elementos da
narrativa e da linguagem poética para atender ao modelo de criança brasileira, eliminando
os padrões eurocêntricos. A partir desse pressuposto, elegemos como corpus três obras,
sendo elas: Qual penteado eu vou? (2021), escrita por Kiusam de Oliveira e ilustrada por
Rodrigo Andrade; Cadernos de rima do João (2016) de autoria de Lázaro Ramos e
ilustrada por Maurício Negro e Amoras (2018), escrita por Emicida e ilustrada por Aldo
Fabrini. Como questão de pesquisa, perguntamo-nos: Na literatura infantil
contemporânea, quais as marcas da representação da criança negra, no livro ilustrado,
apresentam potencial estético para uma educação antirracista? Sendo assim, traçamos
como objetivo geral investigar como a representação da criança negra no livro ilustrado
pode apresentar potencial estético para a uma educação leitora antirracista. Considerando
as especificidades de reflexão sobre o tema, são lançados os seguintes objetivos
específicos: (I) - Relacionar a literatura infantil atual como desencadeadora de uma
consciência racial, situadas em seus contextos sociais; (II) 3Destacar as contribuições do
Movimento Negro para a LIJ atual e (III) 3 Identificar as abordagens conceituais sobre o
livro-ilustrado para uma formação antirracista. Em relação aos procedimentos teóricos e
metodológicos, contamos com as contribuições de Almeida (2021); Mbembe (2018) e
Silva. S, (2022). Sobre a identidade e educação antirracista, Munanga (2020); Cavalleiro
(2001); Cuti (2010); Hall (2015) e Ribeiro (2019). Em se tratando do personagem negro
na literatura, adotamos as discussões de Lajolo; Zilbermam (2007); Debus (2017); Jovino
(2006); Oliveira (2010) e Duarte (2013). Por fim, sobre o objeto livro ilustrado, Camargo
(1995); Silva. T. (2017); Nikolajeva e Scott (2011) e Linden (2011). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Entre Joões e Amoras : o livro ilustrado para uma educação literária antirracista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-03-01 |
|
dc.description.abstract |
To reflect on social inequality from the point of view of Children's and Young People's
Literature (CYL) is to bring to literary language approaches that reduce social barriers,
cultivating, at least in the symbolic field, a more egalitarian world. Based on this premise,
literature has invested in aesthetic and thematic diversity, activating the elements of
narrative and poetic language to meet the model of the Brazilian child, eliminating
Eurocentric standards. Based on this assumption, we chose three works as a corpus,
namely: Which hairstyle will I go? (2021), written by Kiusam de Oliveira and illustrated
by Rodrigo Andrade; João's Rhyme Notebooks (2016) authored by Lázaro Ramos and
illustrated by Maurício Negro and Amoras (2018), written by Emicida and illustrated by
Aldo Fabrini. As a research question, we ask ourselves: In contemporary children's
literature, what are the marks of the representation of the black child in the illustrated
book that have aesthetic potential for an anti-racist education? Thus, we set as a general
objective to investigate how the representation of the black child in the illustrated book
can present aesthetic potential for an anti-racist reading education. Considering the
specificities of reflection on the theme, the following specific objectives are launched: (I)
- To relate current children's literature as a trigger of racial consciousness, situated in its
social contexts; (II) 3 Highlight the contributions of the Black Movement to the current
CYL and (III) 3 Identify the conceptual approaches to the illustrated book for an antiracist
education. Regarding theoretical and methodological procedures, we rely on the
contributions of Almeida (2021); Mbembe (2018) and Silva. S, (2022). On anti-racist
identity and education, Munanga (2020); Knight (2001); Cuti (2010); Hall (2015) and
Ribeiro (2019). When it comes to the black character in literature, we adopted Lajolo's
discussions; Zilberman (2007); Debus (2017); Jovino (2006); Oliveira (2010) and Duarte
(2013). Finally, on the object of the illustrated book, Camargo (1995); Silva. T. (2017);
Nikolajeva and Scott (2011) and Linden (2011). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40936 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-10T18:23:57Z |
|
dc.date.available |
2025-03-10 |
|
dc.date.available |
2025-03-10T18:23:57Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Livro ilustrado |
pt_BR |
dc.subject |
Pautas raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist education |
pt_BR |
dc.subject |
Illustrated book |
pt_BR |
dc.subject |
Racial agendas |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Maria Albenize da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between Johns and Blackberries: the illustrated book for an anti-racist literary education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Maria Albenize da Silva. Entre Joões e Amoras : o livro ilustrado para uma educação literária antirracista. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |