dc.creator.ID |
MEIRELES, V. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2115948183267948 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA JUNIOR, Nelson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FERREIRA, Celda Rejane. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
FERREIRA, C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6130040846603371 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Maglandyo da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo sugerir uma apropriação didática da música Preto
demais, de Hugo Ojuara para que se reflita criticamente sobre seu conteúdo em sala
de aula, orientando-se na denúncia dos reflexos sociais do racismo, com foco no
exercício docente do profissional de Língua Portuguesa na contribuição de uma
Educação Antirracista. Para tais, asseguramos nossas discussões na legislação que
alicerça o sistema educacional brasileiro, a citar a Lei 10.639/03, a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e
Africana. Fundamentamo-nos nas contribuições teóricas de Ribeiro (1995), Carneiro
(2005), Almeida (2019), Bento (2022) e outros autores no que tange às
evidenciações da dinâmica do racismo brasileiro; e em Sekeff (2007) na teorização
das possibilidades metodológicas da música como recurso didático e suas
colaborações no desenvolvimento cognitivo de estudantes da Educação Básica.
Evidencia-se a necessidade de formações continuadas específicas da área de
Educação para as Relações Étnico-Raciais para professores no Brasil, juntamente
com o desenvolvimento da noção de Letramento Racial. As discussões visam
também uma quebra de paradigmas no que se refere à aplicação do currículo
escolar e o exercício do antirracismo em todos os campos de conhecimento, em
especial às áreas que competem Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-08 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to suggest a didactic appropriation of the song Preto demais, by
Hugo Ojuara, so that we can critically reflect on its content in the classroom, focusing
on denouncing the social impacts of racism, with a focus on the teaching practice of
Portuguese Language professionals in contributing to an Anti-Racist Education. To
this end, we ensure our discussions in the legislation that underpins the Brazilian
educational system, namely Law 10.639/03, the National Common Curricular Base
(BNCC) and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial
Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. We
base ourselves on the theoretical contributions of Ribeiro (1995), Carneiro (2005),
Almeida (2019), Bento (2022) and other authors regarding the evidence of the
dynamics of Brazilian racism; and in Sekeff (2007) in theorizing the methodological
possibilities of music as a teaching resource and its collaborations in the cognitive
development of students in Basic Education. The need for specific continuing
education in the area of Education for Ethnic-Racial Relations for teachers in Brazil is
evident, together with the development of the notion of Racial Literacy. The
discussions also aim to break paradigms regarding the application of the school
curriculum and the exercise of anti-racism in all fields of knowledge, especially in
areas that compete with the Portuguese Language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40939 |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-11T13:03:16Z |
|
dc.date.available |
2025-03-11 |
|
dc.date.available |
2025-03-11T13:03:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Docência antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Educação – relações étnico - racial |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento racial |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist education |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - Teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Education – ethnic-racial relations |
pt_BR |
dc.subject |
Racial literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - anti-racist education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEIRELES, Vanessa de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Anti-racist education in Portuguese language teaching: ways to discuss racism in the classroom through the song Preto Demais, by Hugo Ojuara. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEIRELES, Vanessa de Oliveira. Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |