DSpace/Manakin Repository

Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEIRELES, V. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2115948183267948 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FERREIRA, Celda Rejane.
dc.contributor.advisor-co1ID FERREIRA, C. R. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6130040846603371 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Maglandyo da Silva.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo sugerir uma apropriação didática da música Preto demais, de Hugo Ojuara para que se reflita criticamente sobre seu conteúdo em sala de aula, orientando-se na denúncia dos reflexos sociais do racismo, com foco no exercício docente do profissional de Língua Portuguesa na contribuição de uma Educação Antirracista. Para tais, asseguramos nossas discussões na legislação que alicerça o sistema educacional brasileiro, a citar a Lei 10.639/03, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Fundamentamo-nos nas contribuições teóricas de Ribeiro (1995), Carneiro (2005), Almeida (2019), Bento (2022) e outros autores no que tange às evidenciações da dinâmica do racismo brasileiro; e em Sekeff (2007) na teorização das possibilidades metodológicas da música como recurso didático e suas colaborações no desenvolvimento cognitivo de estudantes da Educação Básica. Evidencia-se a necessidade de formações continuadas específicas da área de Educação para as Relações Étnico-Raciais para professores no Brasil, juntamente com o desenvolvimento da noção de Letramento Racial. As discussões visam também uma quebra de paradigmas no que se refere à aplicação do currículo escolar e o exercício do antirracismo em todos os campos de conhecimento, em especial às áreas que competem Língua Portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-08
dc.description.abstract This work aims to suggest a didactic appropriation of the song Preto demais, by Hugo Ojuara, so that we can critically reflect on its content in the classroom, focusing on denouncing the social impacts of racism, with a focus on the teaching practice of Portuguese Language professionals in contributing to an Anti-Racist Education. To this end, we ensure our discussions in the legislation that underpins the Brazilian educational system, namely Law 10.639/03, the National Common Curricular Base (BNCC) and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture. We base ourselves on the theoretical contributions of Ribeiro (1995), Carneiro (2005), Almeida (2019), Bento (2022) and other authors regarding the evidence of the dynamics of Brazilian racism; and in Sekeff (2007) in theorizing the methodological possibilities of music as a teaching resource and its collaborations in the cognitive development of students in Basic Education. The need for specific continuing education in the area of Education for Ethnic-Racial Relations for teachers in Brazil is evident, together with the development of the notion of Racial Literacy. The discussions also aim to break paradigms regarding the application of the school curriculum and the exercise of anti-racism in all fields of knowledge, especially in areas that compete with the Portuguese Language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40939
dc.date.accessioned 2025-03-11T13:03:16Z
dc.date.available 2025-03-11
dc.date.available 2025-03-11T13:03:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação antirracista pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - Professor pt_BR
dc.subject Docência antirracista pt_BR
dc.subject Educação – relações étnico - racial pt_BR
dc.subject Letramento racial pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - educação antirracista pt_BR
dc.subject Anti-racist education pt_BR
dc.subject Portuguese language - Teacher pt_BR
dc.subject Anti-racist teaching pt_BR
dc.subject Education – ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Racial literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language - anti-racist education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEIRELES, Vanessa de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Anti-racist education in Portuguese language teaching: ways to discuss racism in the classroom through the song Preto Demais, by Hugo Ojuara. pt_BR
dc.identifier.citation MEIRELES, Vanessa de Oliveira. Educação antirracista na docência de língua portuguesa: caminhos para se discutir racismo em sala de aula através da música Preto Demais, de Hugo Ojuara. 2024. 48f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta